Marketing de Conteúdo

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Marketing de Conteúdo Há algum tempo o Gustavo Mariano postou no blog da Conversion uma interessante matéria sobre o conteúdo usado como ferramenta de marketing. No texto, ele nos lembrava de que o conteúdo é e sempre será a principal e mais eficaz ferramenta no processo de otimização de sites.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é a utilização das informações para criar um conteúdo relevante para seus clientes e potenciais clientes, motivando-os a adquirir produtos e serviços ou pelo menos estabelecer e fortalecer o relacionamento com essas pessoas.

Você pode pensar: mas isso já era feito anteriormente, mesmo em lojas físicas com o vendedor fazendo com que você compre algo. Ok, é verdade que isso já era feito antes. Porém no mercado de hoje, o que podemos notar em muitos sites, é que está cada vez mais tênue a separação entre o marketing e o conteúdo simplesmente informacional.

O objetivo do marketing de conteúdo é oferecer a informação que as pessoas procuram e implicitamente propor a aquisição de um produto ou serviço.

Por que fazer marketing do meu conteúdo?

Uma pergunta deve estar pulsando em sua cabeça nesse exato momento: isso é realmente necessário para o meu negócio? A resposta é sim e vem acompanhada de uma boa explicação.

Em pouco tempo, para não dizer que já está acontecendo, o marketing voltado para o desenvolvimento de conteúdo vai permear todas as etapas de criação de uma campanha para qualquer tipo de organização. Não quero dizer que ele vai substituir a publicidade, mas sim que o conteúdo marqueteiro tem poder suficiente para transformar a publicidade em algo ainda mais eficiente na questão de aproximação com o cliente, fazendo parte de seu dia-a-dia de consumo de conteúdo.

No SEO funciona basicamente da mesma maneira. Você tem o site e precisa divulgá-lo, mas isso precisa ser feito de maneira extremamente relevante para o Google e ainda mais atrativa para seus potenciais consumidores. Então por que não dar um toque de marketing a seus textos e mostrar a seus visitantes que tudo o que você oferece é o melhor para ele?

Além disso, ao criar um conteúdo relevante que os seus clientes e potenciais clientes gostam de consumir, você provavelmente obterá compartilhamento nas redes sociais, links naturais e algo impagável: o relacionamento e a confiança de pessoas reais que podem se beneficiar do conteúdo que você produz.

Tá bom eu faço, mas como?

Fazer marketing de conteúdo não é apenas criar um texto onde você incorpora a alma de um vendedor que ama seu produto e tenta vendê-lo a alguém. Existem alguns pontos que podem guiar o pensamento na hora de criar esse tipo de conteúdo.

O primeiro passo é conhecer o seu público e estabelecer um relacionamento com ele. Tudo bem que você usa algumas ferramentas de mapeamento e sabe todo o perfil das pessoas que entram e participam do seu site de forma ativa. Então por que não usar essas informações e uni-las a um estudo mais pessoal de seus leitores?

Observe seus comentários, responda prontamente e note o tom da resposta. Essas informações não possuem preço e oferecem a você uma nova visão da verdadeira personalidade dos seus clientes. Algo que realmente saia dos gráficos e represente fatores pessoais que guiam sua escrita e sua forma de interagir através dos textos.

O conteúdo que você cria precisa falar a linguagem do seu público-alvo com alguma abordagem nova, que as pessoas não encontram em nenhum outro lugar, e na qual ao mesmo tempo esteja presente os traços da sua empresa nas informações que a pessoa buscam.

Ao ler alguns parágrafos do texto a pessoa deve pensar: “Putz, era isso que estava procurando. Ah, e nem sabia que tinha um empresa que oferecia esse produto/serviço”. Esse conteúdo original deve realmente ajudar o leitor, pois é isso que faz com que o marketing e o conteúdo formem uma só coisa.

Criado o conteúdo, é preciso divulgá-lo

Outro ponto envolve a divulgação do seu conteúdo. Você já deve saber que o Google da preferência de indexação para textos que sejam compartilhados e divulgados em vários lugares, certo? Então aproveite as redes sociais para chegar no seu público-alvo.

Se você ainda não tem muitos seguidores, vale a pena utilizar o Facebook Ads para entregar conteúdo relevante para as pessoas com o perfil que você deseja. Afinal, comunicação só acontece quando existe alguém para “escutar”.

Conteúdo é importante

Imagens, memes, gráficos ou qualquer outra coisa que remeta a seu texto e que as pessoas gostariam de compartilhar com seus amigos podem estimular a viralização do seu conteúdo.

Envolva os seus consumidores

A última dica é também a mais importante. Você tem que envolver seus consumidores, criando um texto incentivador, demonstrando atenção e sempre escrevendo sobre assuntos interessantes, que chamem a atenção do seu público de maneira natural.

Espero que suas dúvidas sobre o famoso marketing de conteúdo tenham sido respondidas aqui. Para qualquer outras questões, sugestões ou dicas, estou à disposição nos comentários.

Até a próxima.

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