Como melhorar a sua taxa de conversão

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Como melhorar a sua taxa de conversãoJá pontuamos nos posts anteriores a importância de desenvolver projetos que trabalhem com a otimização de sites (SEO) para os mecanismos de busca em conjunto com os anúncios nas páginas de pesquisa do Google e sites associados (Links Patrocinados), relacionando a sua marca ou produto a uma lista de palavras-chave. Falaremos agora sobre técnicas práticas que podem ajudar a cumprir seus objetivos de Marketing Digital com mais facilidade. Elas focarão na otimização do que chamamos de taxa de conversão.

As conversões são na verdade metas importantes que você define para o seu site em relação ao produto ou serviço que oferece. Isto é, se você possui uma plataforma de e-commerce, provavelmente sua taxa de conversão será medida pelo volume de vendas, enquanto quem possui um hotsite promocional pode ter sua taxa de conversões medida pelo número de cadastros. Temos sempre que ter essas metas bem claras, para que a montagem das campanhas e do próprio website seja eficiente e melhor direcionada para nossas finalidades.

Como melhorar o seu E-commerce

Para começar, devemos refletir se o seu site está preparado para receber novos consumidores em potencial através do SEO e de Links Patrocinados. Isso porque, muitas vezes, a geração de um grande tráfego no site não é sinônimo de melhores resultados nas vendas. A primeira dica é analisar o seu site, identificar os problemas e as oportunidade de funcionalidade nos processos de compra, cadastro, consulta, ou seja qual for. Para uma loja online varejista, por exemplo, a homepage pode não ser tão relevante quanto as páginas dos produtos, porque os anúncios de Links Patrocinados podem levar para as páginas dos produtos. Tendo isso em mente, passamos a nos atentar para páginas em específico, e trabalhar para otimizá-las.

O seu cliente pode ter diversas dúvidas durante uma compra online, portanto é essencial que a página do produto ou serviço mostre de maneira simplificada as opções, como formas de pagamento, de entrega, custos extras, garantia e possivelmente até um atendimento online para esclarecimento de outras dúvidas. Ele precisa ser orientado para tomar a sua decisão e, sendo assim, uma loja que apresenta um serviço mais automatizado, com informações precisas, opções de combinações mais baratas ou promocionais acaba se destacando em seu segmento.

O que o consumidor realmente procura

Quanto menor os formulários e menos cliques, menor também será a dispersão. Uma tendência que vem funcionando bem é a do preenchimento verticalizado, onde ao invés de abrir sempre uma nova página para conseguir concluir a compra, o visitante consegue fazer tudo apenas descendo a barra de rolagem. Outra técnica que também está sendo aplicada por muitos e-commerces brasileiros é a de “compre com 1 click”, onde o cliente já cadastrado consegue acessar diretamente a validação da compra fazendo apenas o login.

Para sites institucionais, de conteúdo, ou de vendas de produtos e serviços diferenciados, onde a conversão é medida pelo número de cadastros ou orçamentos, o grande investimento deve ser feito na homepage, diferente do exemplo anterior. Uma rede de hotéis não pode deixar de colocar em destaque o seu telefone e sua seção de “Fale Conosco”, pois são as formas mais rápidas de interagir com seus clientes, assim como um site de uma agência de seguros tem que direcionar o olhar dos visitantes para o seu formulário de orçamento.

Como montar o seu site

Independente de seu negócio, algumas dicas gerais são importantes para conceber a disposição de elementos em suas páginas. Um design clean e minimalista ajuda a destacar as informações mais importantes, que sempre que possível devem vir em negrito ou em uma caixa de texto diferenciada. Menus bem definidos e colocados no topo ou na lateral esquerda, somados ao uso de títulos e subtítulos também auxiliam a leitura e facilitam a escolha do conteúdo ou do próprio produto.

Preste atenção também na imagem que você quer passar de sua marca para o público. Dados informativos, pesquisas e depoimentos são muito levados em consideração pelos consumidores. Em caso de problemas de logística de sua empresa física como cancelamentos, esgotamento de estoque e etc., procure comunicar também em seu site, sempre apresentando uma solução ou ao menos o que você está fazendo para remediar. Isso passa credibilidade e conquista uma parcela maior do share of mind para seu nome.

Conquistada a conversão, como prosseguir?

Manter um relacionamento pós-compra é considerado uma técnica para melhorar as taxas de conversão, pois estar próximo do cliente e fortalecer seu relacionamento com ele acaba incentivando não só a volta do cliente à sua loja virtual, mas também que ele recomende a sua loja para amigos. Isso pode ser feito, por exemplo, através de e-mail marketing e publicações de dicas e novidades no Facebook, que ainda por cima te possibilitam um monitoramento das respostas dos usuários. Essas respostas, por sua vez, devem ser armazenadas em seu banco de dados e analisadas para projetos futuros.

Planeje o seu site para atender novos e antigos consumidores. O segredo do sucesso é encontrar o equilíbrio entre esses fatores citados aplicados ao seu ramo e à sua filosofia, o que varia muito de uma empresa para empresa. O interessante é saber que há diferentes ferramentas para melhorar a sua taxa de conversão, e a Conversion está preparada para te prestar o auxílio necessário.

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