Menor custo em AdWords com um IQ maior

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Muitas pessoas pensam que, para aparecer bem colocado nos Links Patrocinados do Google AdWords, basta pagar mais do que os concorrentes. Trata-se de mito, uma vez que o algoritmo do AdWords privilegia os bons anunciantes e é possível ficar melhor posicionado até mesmo pagando menos que o concorrente.

O Índice de Qualidade (IQ) determina o quão relevante e bom, teoricamente, é aquele link patrocinado do Google AdWords para a pesquisa feita. Essa medição é feita sobre as palavras-chave individuais, assim como o Grupo de Anúncios, recurso que é utilizado para agrupar palavras-chave semelhantes, e determina drasticamente o custo por clique (CPC).

Como funciona o Índice de Qualidade (IQ)

O IQ é uma nota de 0 a 10 que o Google AdWords dá aos anúncios exibidos em determinada pesquisa e, além do anúncio e da palavra-chave em si, é levada em conta a página de destino do anunciante.

Por exemplo, se a página de destino tiver uma abundância de palavras-chave que consta na consulta feita no Google, é provável que o IQ seja maior, porque se trata de um anúncio mais relevante.

Conta, muito, a qualidade do anúncio que é exibido no Google AdWords. Em outras palavras, quanto mais cliques tiver um anúncio menor será o custo por clique – e o anúncio mais clicado, afinal de contas, não é o melhor?

Para medir o custo do clique, o Google AdWords utiliza uma fórmula que se resume a: IQ x Lance, onde lance é o valor máximo que se pagará por um clique.

Qual anúncio ficará melhor posicionado?

Imagine, por exemplo, que o seu concorrente dê o lance de R$3,00 para determinada palavra-chave e sua empresa, pela mesma, dê o lance de R$2,00.

Se o IQ de seu anunciante for 3 e o seu 8, teremos como resultado da fórmula acima 16 para seu anúncio e apenas 9 para o seu concorrente. Logo, você pagará cerca de 30% menos do que ele e ainda por cima ficará melhor posicionado.

Conclusão

Como você pôde ver, o Índice de Qualidade do Google AdWords é uma poderosa e avançadíssima ferramenta que determinará o custo real de um anúncio no Google AdWords.

Como o foco do Google é que seus resultados – pagos ou orgânicos – sejam os melhores, também nos Links Patrocinados serão privilegiados os links mais relevantes. Por isso, é possível ter melhores posições e mais cliques pagando menos do que a concorrência.

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