Meta Description: Otimização e Impactos em SEO

Por ,
em

Meta DescriptionMeta description é uma tag muito importante para a otimização de sites, entretanto é uma tag facultativa e seu uso não é sempre e necessariamente recomendado. Neste artigo explicarei por que há situações em que convém você utilizar a poderosa meta description, mas há casos em que você simplesmente poderia ignorá-la. Para o próprio sucesso de suas estratégias SEO.

A função da meta description é controlar o texto de descrição que irá aparecer nas SERP (páginas de resultados de busca), conforme a ilustração abaixo:

A tag meta description é uma tag de header, ou seja, localiza-se entre a abertura <head> e fechamento da tag </head> e deve ser trabalhada da seguinte forma:

<meta name=”description” content=”Descrição de sua página específica de maneira empolgante e objetiva, sempre atento atento ao número de caracteres. Atraia o máximo de cliques nas SERP!” />

Número de caracteres da description: 156 caracteres.

Description não interfere no ranking

O Google, a fim de manter a qualidade de seus resultados, constrói um algoritmo que é focado na experiência de navegação do usuário. Portanto, evitará ao máximo o uso de elementos invisíveis ou imperceptíveis para o usuário como fator direto de bom posicionamento. Assim como a meta keywords, a meta description não irá interferir nas posições de seu site de uma maneira direta.

Entretanto, ao contrário das meta keywords, que não interferem de maneira alguma no ranking (exceto no Bing, para isso leia artigo supramencionado), a meta description pode sim interferir indiretamente nos rankings na medida em que uma melhor description pode receber mais cliques. Aumentando o CTR (taxa de cliques) nas SERP, um site pode subir no ranking.

O Google não garante que usará sua description

Usar a meta description não é garantia de que ela aparecerá nas SERP. Isso de certa forma é bom para o webmaster, uma vez que o Google precisa mostrar os resultados que pareçam os mais relevantes; por isso, ele pode simplesmente ignorar a sua meta description caso considere que seja capaz de entregar melhores snippets nas SERP.

No final das contas, é o algoritmo do Google quem decide.

Quando usar e quando não usar meta description

Um dos principais fatores de bom CTR nas SERP é um snippet de resultado ter uma quantidade razoável de termos em negrito, sendo que o Google negrita apenas os termos buscados ou muito semelhantes.

Muitas vezes as descriptions criadas manualmente não têm termos que poderiam ser buscados pelo algoritmo de busca e ainda assim a meta description é utilizada. Nestes casos, teria sido melhor deixar que o próprio algoritmo determinasse qual a descrição do snippet.

Só use a meta description se souber muito bem o que está fazendo. Use o Google Webmaster Tools para saber qual a sua CTR.

Em sites novos, pode ser inteligente não usar meta description, deixando que o Google determine. Estude o que o Google gera como descrição e só altere se for capaz de fazer melhor.

Dicas ao usar description

– Meta description tem até 156 caracteres. Se você usar um número maior, o Google poderá usar a descrição informada e coloca três pontos (…), de modo que apareça o máximo do seu texto informado;

– O Google pode inserir automaticamente  a data de publicação da página. Neste caso, sua meta description deveria ter 139 caracteres.

– Nunca deixe sua meta description reduzir a CTR.

– Teste versões de meta description e otimize seu CTR.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento