Mitos sobre domínio com palavra-chave para otimização

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Palavra-chave no domínioO SEO clássico era feito de técnicas de SEO, enquanto o novo, inovador e moderno SEO, respaldado pelas recentes e constantes mudanças do algoritmo do Google, é feito com foco no usuário, na repercussão social e, por isto, em análises profundas de navegação e interesse pelo site, não mais só pelo conteúdo (por isso a importância da Autoridade do Domínio).

Obviamente, o Google sempre carregou a bandeira de que SEO deveria ser focado no usuário, entretanto só nos últimos dois anos vemos as técnicas de SEO antigas tornarem-se cada vez menos eficazes. Ter palavra-chave no domínio é uma delas. Cada vez mais, o SEO está mudando. Sob alguns aspectos, para melhor.

Uma dessas técnicas que num tempo antigo funcionavam, e muito, era comprar um domínio.com com a sua palavra-chave principal da estratégia de SEO. Muitas vezes, bastava colocar o site no ar (se a palavra fosse pouco concorrida) e, como que num passe de mágica, em pouco tempo o domínio subia à primeira página. Mas, ó caros manipuladores, o Google hoje virou macaco velho e isto não funciona mais. Ainda bem.

Esqueça o nome do domínio, foque em sua autoridade

Primeiro, passarei a recomendação e depois irei ao diagnóstico.

A não ser que você considere aquele domínio como uma marca relevante para sua empresa, site ou blog, você não deve comprar um domínio só por causa de sua palavra-chave em termos de SEO. É claro que você poderia comprá-lo para um outro projeto ou para vendê-lo, mas nunca para SEO.

Um parágrafo para que ninguém nunca mais esqueça esta informação: não compre domínio por causa das palavras-chave.

Além de black hat, é burrice. As pessoas não gostam de entrar e acessar um site que não tenha uma marca. Pessoas inteligentes criam uma marca, pois a marca perdura enquanto uma palavra-chave amanhã pode deixar de ser valiosa.

Quando a palavra-chave é importante

Não digo, todavia, que a palavra-chave no domínio seja totalmente irrelevante e seja um fator a se ignorar por completo. Pelo contrário: ela deve ser levado em conta na busca pela marca, mas foi-se o tempo em que o Google entregava tráfego qualificado e concorrido por causa da palavra-chave.

Se você tiver o domínio carpetetransparente.com.br é muito provável que você fique na primeira posição, sem esforço algum, para o termo “carpete transparente” simplesmente porque a concorrência é nula, porque talvez ninguém jamais tenha otimizado essa palavra. Mas também ninguém busca por ela…

Mas se você tiver o domínio carpete.com.br, e menos ainda carpete.info, e iniciar um trabalho de otimização de sites, não é por causa disso que ficará bem posicionado para “carpete”. Mas carpete.com.br pode ser a sua marca e é uma marca legal!

A métrica da Autoridade de Domínio

Sai o fator de palavra-chave no domínio, ganha espaço uma métrica muito mais importante e que deve nortear nossas ações de SEO em relação ao domínio: a autoridade do domínio (DA). Seguindo o exemplo acima, se você tiver um bom DA será útil você conseguir ter o domínio carpete.com.br para ficar bem posicionado. Entretanto, com um outro domínio não seria tão diferente e a recomendação é que nos atenhamos a fatores mais focados no usuário, como arquietura da informação, conteúdo e experiência de navegacão.

Esqueça o domínio e foque no que é mais importante.

Até a próxima!

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