Mudanças na página de resultados do Google

Por ,
em

O ano de 2011 vai entrar para a história como um dos anos com mais alterações nos produtos da Google, no trabalho de SEO e na internet como um todo. Isso tem um grande impacto nas novas possibilidades de marketing na internet que as empresas podem explorar .

A evolução do buscador

Em 2001 o resultado de buscas apresentava a tela abaixo.

Busca no Google em 2001

De 2001 para 2011 muitas mudanças ocorreram e a Google passou a dominar o mercado de buscas na internet, segmento que gera uma receita para a empresa de mais de 10 bilhões de dólares anualmente.

Em março de 2011 o buscador Google teve uma grande alteração no algoritmo, que passou a dar mais importância para o conteúdo dos sites e Redes Sociais.

Além dessa mudança no algoritmo, as SERPs mudaram drasticamente. A SERP (Search Engine Results Page) é a página que exibe resultados das buscas.

Vários recursos foram acrescentados para facilitar a navegação do usuário e a exibição de resultados que sejam relevantes para a pessoa que faz uma consulta na internet.

Novos resultado de buscas

Todavia os resultados que aparecem hoje são diferentes. Vejamos alguns exemplos.

As buscas passaram a exibir sitelinks – links páginas mais acessadas de um determinado site. Isso permite uma pessoa acessar diretamente o conteúdo desejado.

Google Sitelinks

Buscas Geográficas

Quando você busca por restaurante o Google identifica onde você está automaticamente. Atualmente os resultados das buscas são orientados geograficamente. Se quiser ver resultados para outra cidade clique em  “Alterar local” na barra da esquerda.

Busca resultados Geográficos

Buscas por serviços

Alguns serviços como vôos também tem uma exibição especial que permite a aquisição do produto específico a partir dos resultados da busca orgânica.

Resultados busca de Vôo

No Brasil o Google ainda não exibe o calendário dos jogos, mas se você acessa o Google.com e busca por um esporte ele já mostra os jogos e a símbolo dos times. Com certeza os brasileiros fanáticos por futebol vão gostar desse recurso.

Busca por esportes

Buscas por produtos

Outro resultado que vai ainda ser alterado em breve no Google Brasil é a exibição dos produtos com os comentários e opções de compra.

Marketing de busca por produtos

Essa exibição de produtos está relacionado com a busca de produtos do Google (www.google.com/prdhp) que ainda não tem uma versão em português. Ela também é chamada por alguns de Google Shopping.

Google Shopping Product Search

Todas essas modificações implementadas nos Estados Unidos e em breve no Brasil abrem novos locais de visibilidade para o oferecimento de produtos e serviços na internet.

Se você pensou que o Google já tinha explorado todos os espaços para anunciar produtos, você pode repensar porque isso é apenas o começo, afinal de contas eles fizeram aniversário de 13 anos no dia 27 setembro.

Muitas novidades ainda estão por vir.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento