Não se dê mal com estratégias de SEO duplicadas

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Não se dê mal com estratégias de SEO duplicadasHey, pessoal!

Hoje vou falar de um assunto que para muitas pessoas passa imperceptível, mas é de suma importância quando pensamos em Otimização de Sites. Criar estratégias de SEO ou copiar as do concorrente?, eis a questão.

Antes de falar propriamente de SEO, vamos refletir isso um pouco no contexto do marketing (e quem ousa dizer que SEO não é marketing?)

Pois bem, é muito comum que empresas que não são líderes de um segmento costumem copiar todas as estratégias de marketing da número 1. Na Internet não é diferente; com SEO, é menos diferente ainda. Mas isso é uma espécie não só de pequenez, mas até de burrice porque é uma perda tremenda de oportunidades. Vejamos por quê.

No mundo da otimização de sites fala-se muito em conteúdo duplicado, mas muito pouco em estratégia de SEO duplicada. Vamos entender como isso acontece e como podemos criar estratégias de SEO inovadoras e únicas, destacando o que uma empresa pode ter de melhor.

Toda empresa tem um diferencial

Muitas empresas que não são líderes perdem uma grande oportunidade em fazer algo diferente ou até mesmo fazer melhor o que um líder não pode fazer. Por exemplo, uma pequena empresa geralmente consegue ter um nível de atendimento e conhecimento de seu público que uma grande empresa simplesmente não consegue ter.

Quanto maior é a empresa, mais distante ela está de seu cliente final. Alguém aí, afinal, conhece o Larry Page, um dos fundadores do Google, pessoalmente? Mas imagine se você pudesse contratar um programador especialista em buscadores para montar um search engine que, no seu nicho, funcione melhor que o Google.

Podemos, ainda, pensar em um proprietário de um pequeno e bom restaurante e compará-lo com o dono de uma rede de fast foods. Decerto, o pequeno proprietário poderia proporcionalmente atrair muito mais clientes que as maiores rede de fast foods do mundo com um bom atendimento ou até pratos personalizados.

Mas imagine se esse empresário quisesse imitar a estratégia de atendimento dessa grande empresa. Seria desastroso.

Não copie o seu concorrente

Não copie o seu concorrenteCom SEO, tudo isso não é diferente.

Muitas empresas que não são líderes de mercado copiam a estratégia de SEO do líder, e fracassam duplamente com isso:

1. Geralmente quem copia faz pior;
2. Copia a aparência, mas não em profundidade;
3. Arquiteturas da informação idênticas poderiam configurar plágio e gerar punições;
4. Copiando, perde-se a vantagem competitiva de se diferenciar;
5. Copiar o SEO de um site maior faz perder a oportunidade de fazer micro-otimizações e focar em nichos de palavras-chave.

Em poucas palavras, SEO é sobre um site ser único, pois apenas um único site pode estar na primeira posição. Copiando as estratégias de SEO de determinado site, o resultado implicado será estar nas outras noves posições (no melhor dos casos) ou até mesmo sofrer algum tipo de punição, mesmo que nenhum conteúdo seja plagiado. Mas é possível uma pequena empresa, que atenda a um nicho, estar posicionado à frente de grandes players com uma estratégia inovadora.

Verificando-se o plágio estratégico, há ainda o caso de o Google simplesmente ignorar o site. Você não quer isso, não é mesmo?

Estratégias de SEO únicas

Estratégias de SEO únicasTenha orgulho de ser o plagiado. Isso é um reconhecimento do mercado! Trabalhe para ser o plagiado, não o plagiador.

Somente quem for capaz de criar uma estratégia de SEO única estará um passo à frente para criar a nova estratégia de SEO que o mercado imitará. Recentemente escrevi sobre como ser inovador em SEO, e recomendo que você leia esse artigo.

Caso você esteja em mercados competitivos, pense no seguinte:

1. Otimize title de páginas com long tail para estar otimizado para algo que o líder não possa fazer;
2. Tenha Títulos (title) de páginas únicos e com algum diferencial;
3. Planeje sua arquitetura da informação com palavras-chave que seu concorrente não tem;
4. Invista tempo otimizando páginas individuais e meça o retorno que cada alteração traz;
5. Preocupe-se com a otimização de imagens – veja no guia de SEO para imagens;
6. Se seu site está em WordPress, tenha certeza de que esteja otimizando tudo – confira o guia SEO WordPress;
7. Faça link building para produtos e páginas específicas, em maior quantidade e qualidade que o concorrente;
8. Crie conteúdo em profundidade para termos e palavras-chave que o líder do mercado talvez nem saiba que existe, pois ele lida com grande quantidade de informação e você, com pouca.
9. Otimize o tempo de carregamento de suas páginas; é uma boa maneira de ganhar nos detalhes;
10. O Google prioriza quem cuida do mais específico, e esta pode ser uma boa maneira de um dia estar à frente do mercado.

Conclusão

Sites do mesmo nicho de mercado têm de ter estratégias de SEO diferentes.

Títulos de páginas, URL, arquitetura da informação e conteúdo devem ser únicos; se estiver trabalhando com e-commerce, procure priorizar produtos diferentes; dê mais ênfase a um nicho que escolheu para entender. Se não pode ser o melhor e maior no mundo dos eletrônicos, seja o melhor em pen drives.

O que sua empresa tem de melhor que o concorrente não pode ter?

Até o próximo post!

*imagem principal retirada do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick

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