Não use métricas de vaidade, sim de conversões

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Não use métricas de vaidade, sim de conversõesCostumamos ficar empolgados quando observamos que o nosso site teve um pico de acessos; nada como um aumento de 1000% em acessos ao site, não é mesmo? Coisas como essa fazem muito bem ao nosso ego, deixam as pessoas felizes e o departamento de marketing costuma orgulhar-se de seu esforço.

Entretanto, de tudo o que observamos até o momento não podemos dizer que isso gerou mais lucro. Um aumento nas visitas ao site não necessariamente se traduz em aumento de receita, e mais especificamente do lucro. Porque o objetivo de toda a estratégia de marketing deveria ser o de aumentar os lucros da empresa. Isso está no centro de todas as metodologias de marketing modernas, e mais especificamente nas focadas em pequenos negócios ou produtos de nicho ou digitais.

Evitando métricas de vaidade

Métricas como número de acessos ao site são puramente métricas de vaidade. Elas não se traduzem em mais resultados necessariamente. Menos ainda são sinônimos inevitáveis de maior lucro.

Obviamente, um aumento de visitas ao site é um bom valor em si e de uma maneira geral devemos destacar e merecer o seu esforço, principalmente se carregarem valores quantitativos e resultados em si. Entretanto, não raro essas métricas mentem sobre os resultados reais.

De nada adianta, até mesmo, aumentar a receita em 30% se os custos para se chegar a essa receita aumentaram não 20% (o que seria razoável), mas sim em 100%. Portanto, não é impossível conseguir a proeza de aumentar a receita e proporcionar prejuízos para o negócios.

Métricas de lucro

Todas as métricas a serem acompanhadas devem apontar para uma única coisa: o lucro. O importante em marketing é gerar lucros e não valorizar o ego das pessoas, porque para isso há coisas mais baratas que se podem fazer para obter melhores resultados.

Pessoas que trabalham com marketing devem acompanhar os lucros de suas ações, e não medir de maneira abstrata e subjetiva as suas ações. Isso é valido para boa parte das estratégias, menos coisas como branding e posicionamento de marcas que são, obviamente, coisas de longo prazo.

Enquanto puder, mensure o seu LUCRO. Para isso, é fundamental acompanhar métricas que ajudam a alcançar tais objetivos.

Acompanhando as conversões

O acompanhamento de conversões, bem como a otimização de conversões, é o caminho em termos de marketing online para se chegar ao lucro. Conversões são, como sabemos, ações que encaminham uma visita para gerar receita para empresas: por exemplo, um lead, no caso de sites institucionais e empresas que lidam com vendas diretas; ou um pedido gerado num site de e-commerce.

Todavia, podemos ainda trabalhar com funis de conversões para descobrir em que etapa do processo de conversão estamos perdendo mais receita. Bem, mas esse assunto ficará para um outro momento.

Conclusão

Vimos que as métricas de vaidade são muito convincentes à primeira vista, porque elas massageiam o ego. Mas devemos, ao contrário, nos esforçar em trabalhar com métricas objetivas, que sempre devem traduzir o objetivo da estratégia de marketing em questão – gerar maior lucro. Para isso, proponho que sejam analisadas as conversões de seu site, não o número de visitas bruto, porque este não raro traz consigo uma mentira difícil de perceber e encoberta de tal maneira que faz nossos olhos brilharem.

*imagem baseada na montagem de John Shakespeare

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