Mudança no Google Imagens reduz tráfego em mais de 80%

Por ,
em

No início desta semana, o Google surpreendeu e lançou uma nova interface para a sua busca de imagens. Nesse novo layout, a mudança mais significativa é que a imagem carrega dentro da própria SERP, sem levar visita ao site que hospeda a imagem. O resultado dessa mudança é que, em muitos sites, a visitação oriunda do tráfego do Google imagens chegou a cair mais de 80%.

A nova interface

Na imagem abaixo, ao pesquisar por uma imagem e clicar sobre ela, em vez de abrir a página de destino, o Google simplesmente carrega a imagem dentro de uma caixa preta. O link para a página do site aparece agora em forma de botão.

Novo Google Imagens

Esta medida, no meu entender, faz parte de um processo em curso de o Google cada vez mais concentrar a navegação dentro de suas próprias páginas, como medida para crescer o grande tempo de permanência que usuários têm mantido em outros sites, principalmente o Facebook.

Aliás, há diversas outras mudanças nesse mesmo sentido, como rich snippets e gráficos de conhecimento (o “knowledge graph”.) Mais uma vez, parece-me uma mudança irreversível.

Impactos em SEO

Queda no Google Imagens - Fonte: Analytics

Observe o relatório acima, do Google Analytics, comparando o dia da implementação, uma segunda-feira (28/01), com as duas semanas anteriores. A queda superou os 80%. Como se pode observar, é um site de e-commerce e a taxa de conversão para a busca de imagens é a mesma do site. Por sorte, no caso acima o tráfego de imagens não era o grande responsável pelas vendas.

Sites que tinham um modelo de negócios baseado em busca de imagens sofrerão grandíssimo impacto.

Dica 1: para medir o tráfego de imagens, adicione este relatório de Google Imagens no Analytics.

Dica 2: não reclame do Google, encontre outras oportunidades pois existem aos montes!

Dica 3: vale a pena investir em AdWords para imagens, pois há muitas oportunidades de conversão.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento