O que Page Layout muda em SEO

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Page LayoutNo começo de 2012, o Google anunciou uma mudança no algoritmo do buscador baseado no Layout da Página: o Page Layout. Sites que têm quantidade excessiva de anúncios podem receber punições e perder posições na página de resultados do buscador.

Essa alteração pode exigir mudanças no trabalho de SEO feito em muitos sites. O ponto central do lançamento do Page Layout, parte do algoritmo do Google que analisa inclusive a estrutura de visualização de uma página, é que o mecanismo se torna cada vez mais complexo e criterioso. Ao longo deste artigo, vamos entender o que é o PageLayout e quais os impactos dele no trabalho de SEO.

O algoritmo do Page Layout

A publicação no Blog Oficial de Busca do Google em 19 de janeiro informou:

“Nós escutamos reclamações dos usuários que se eles clicam em um resultado e é difícil de achar o conteúdo verdadeiro, eles não ficam felizes. Os usuários querem ver o conteúdo diretamente, ao invés de navegar a página para baixo e passar por uma grande quantidade de anúncios.

Portanto sites que não têm muito conteúdo no início podem ser afetados por essa mudança. Se você clica em um site e a parte do site que você vê primeiro não tem muito conteúdo visível no início ou dedica uma grande porção da tela inicial do site para anúncios, isso não é uma boa experiência para o usuário.

Tais sites podem não ficar bem posicionados daqui em diante.”

Como podemos observar, de uma maneira geral, o PageLayout num primeiro momento busca corrigir uma falha de seu sistema, que é gerar visitas a blogs criados única e exclusivamente para angariar visitas na busca orgânica e gerar receita com cliques, que muitas vezes ocorrem porque o usuário não encontra, de fato, aquilo que ele procura.

Experiência do Usuário

Essa mudança no algoritmo de busca do Google reforça a preocupação da empresa com a experiência do usuário. A grande alteração no algoritmo em 2011 chamada “Panda” tinha o mesmo objetivo de melhorar a experiência usuário, só que focada no que diz respeito ao conteúdo dos sites e a interligação entre eles, identificando mais facilmente com seu algoritmo as técnicas de black hat que visavam a manipulá-lo.

A mudança no algoritmo do PageLayout (ou Layout de Página) será aplicada pelo robô do Google para os diversos tipos de anúncio, como banners e AdSense (Links Patrocinados do Google que donos de sites podem exibir nos seus sites e lucrar com cliques e visualizações).

Não é especificado à quantidade de anúncios no topo da página que pode causar punições no ranqueamento do site, porém um vídeo do AdSense publicado 18 de janeiro pode ilustrar o que o Google considera uma quantidade excessiva de anúncios. Sempre, sempre a regra de ouro é o bom senso e encontrar maneiras de transformar o visitante em leitor assíduo de seu conteúdo.

SEO e Layout

Essa não é a primeira vez que o Google privilegia conteúdo relevante para o usuário no layout das páginas. Há muito tempo, o Google posiciona melhor sites que utilizam a palavra-chave da busca no início do título da página e no início dos parágrafos, porque isso promove uma melhor experiência para o usuário que logo acha conteúdo sobre aquilo que procura.

O trabalho com o layout da página sempre foi uma prioridade para os especialistas em SEO que buscam ter sites bons tanto para o robô dos buscadores quanto para as pessoas que navegam no site, porque não é eficaz trazer pessoas para um site que logo vão embora por não encontrar o que esperavam. Além do mais, como fazemos na Conversion, todo o trabalho de SEO está inserido em uma estratégia de conversões, na qual landing pages e experiência de navegação são fundamentais.

Conclusão

Além do conteúdo relevante, uma interface simples que apresente a informação de forma clara e concisa, destacando o conteúdo mais importante, é útil para SEO e também para melhorar a taxa de conversão.

O algoritmo do Layout de Página provavelmente não trará problemas para quem já fazia um trabalho de SEO pensando nos usuários do site. Porém, quem só pensava no robô dos buscadores terá que rapidamente fazer mudanças para não perder posições. É importante, sempre, pensar em SEO como uma estratégia em longo prazo, para que os resultados sejam duradouros e eficientes.

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