O Revolucionário Link Building com a Assessoria de Imprensa Digital

Por ,
em

Link Building é um processo de SEO que consiste em gerar links para um site. Eles são importantes, pois ajudam a aumentar a autoridade do domínio. Caso venham de grandes veículos de imprensa, a autoridade será muito maior.

O serviço de assessoria sempre esteve relacionado em gerar exposição nos veículos de imprensa, sejam os grandes ou os especializados. Hoje, ele é um grande aliado também ao SEO.

A Conversion inovou ao compor seus serviços de SEO com o serviço de assessoria de imprensa digital, oferecendo aos seus clientes o trabalho de construção de relevância, mas também de gestão da autoridade com a assessoria.

Como funciona a Assessoria de Imprensa Digital

Há quase 3 anos, aqui na Conversion, incorporamos uma assessoria de imprensa e hoje contamos com dezenas de jornalistas. Eles trabalham tanto na produção da informação do conteúdo, assim como no contato e relacionamento com as redações.

Os veículos de imprensa, cada vez mais, precisam de informações relevantes que são a base de  matérias, que geram muitos cliques para o portal. Geralmente, uma matéria muito acessada traz uma novidade e também números que endossam o conteúdo.

“Um acontecimento é um fato, um dado é uma notícia”, costumava dizer um de nossos jornalistas.

Por isso, precisamos, antes de pensar na distribuição da informação, ter dados relevantes. O trabalho de Business Intelligence poderá fortemente contribuir na apuração e produção das informações, que devem preferencialmente contar com a supervisão de um jornalista.

linkbuilding

Fonte: Jacqueline Lafloufa

O estudo acima, realizado por Jacqueline Lafloufa, é um bom exemplo de produção de informação relevante e atesta claramente que os jornalistas gostam de dados e histórias originais para produzir uma matéria.

Para entregar informações valiosas para um jornalista é preciso conhecê-lo.

Um jornalista pensa de modo muito diferente de um profissional de SEO ou de marketing. Jornalistas vivem de contar grandes histórias, mas, assim como todas as outras profissões, o trabalho é guiado pelas métricas.

Uma boa história, além de ter um tema atual, atraente e com uma pitada de futurismo, precisa de dados e de “personagens”. Este profissionais são narradores aparentemente imparciais, mas é pela voz de seus entrevistados que eles compõem a sua narrativa.

E para tanto, eles precisam se manter informados. É aí que entram as assessorias de imprensa, que são responsáveis por conectar jornalistas e marcas.

Distribuir a informação e manter forte relacionamento com jornalistas

fontes

Fonte: Jacqueline Lafloufa

Após uma boa história e um bom dados, precisamos fazer com que eles cheguem aos ouvidos dos jornalistas. Mas isso não é fácil.

51% dos jornalistas odeiam receber ligações, segundo Lafloufa, o que só consideram pior do que receber mensagens no WhatsApp (57%). A forma preferida, por outro lado, é o e-mail, segundo 80% deles.

Depois do e-mail, outra fonte preferida por 49% são os canais de sala de imprensa ou blog das empresas.

Isso tudo, entretanto, não quer dizer que sejam os meios mais eficientes. Então, como cada jornalista é um mundo, a assessoria precisa conhecê-lo e fazer a boa história que tem, chegar até eles.

Não basta aparecer, tem de conseguir o link

Para 99,9% das assessorias de imprensa aparecer num grande portal já é motivo de comemoração. Mas para SEO, é preciso conquistar o link, pois é ele que fará a diferença.

Há algumas linhas que afirmam que a menção à marca já será importante em SEO, mas a realidade é que os links continuam como um importante fator de rankeamento.

O desafio que temos aqui é que nem todos os jornalistas gostam de linkar as marcas por considerarem isso publicidade. Muitos jornalistas não irão linkar. Alguns irão.

Por isso, é tão importante acompanhar o jornalista que se interessou por uma história ou um dado até a publicação, até que se conquiste o link também.

É deste modo, portanto, que há uma revolução na forma de fazer link building. Esqueça as velhas formas, dê boas-vindas à assessoria de imprensa digital.

 

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento