Open Site Explorer – Ferramenta de Análise de Links

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Roger Robot - SEOMozAo criar uma estratégia de SEOpara um site uma das primeiras tarefas de SEO off-page é verificar a relevância do site para internet e os backlinks que o site possui bem como os da concorrência. Falarei hoje de uma ferramenta que ajuda nesse trabalho: o Open Site Explorer.

A empresa SEOMoz criou a ferramenta de SEO Open Site Explorer, um robô que indexa os sites e avalia os sites com um algoritmo que simula o algoritmo do buscador Google. Enquanto escrevo este post ele tem indexado 9.2 trilhões de Links, 780 bilhões de URLs e 165 milhões de domínios.

Qual a importânica de Backlinks e Links Internos?

Para entender a importância de uma ferrramenta como OpenSiteExplorer, vale a pena uma breve explicação sobre Backlinks, Links Internos e Inbound Links.

Cada vez mais o Google privilegia o conteúdo original e relevante para os usuários, mas continua existindo valor do links de outros sites apontando para um site X, esses links são chamados de backlinks, também chamado de  links externos ou inbound links.

Fazendo uma analogia, os backlinks são como cartas de indicação que você que recebe de outros sites para os buscadores avaliarem se exibem o seu site em boas posições nos buscadores ou não.

Os backlinks são diferentes dos links internos, por exemplo, os links no rodapé do site apontando para páginas que as pessoas geralmente acessam no site. Os links internos são importantes para sinalizar para os buscadores quais são as principais páginas do site.

Imagina que você é um engenheiro mecânico e vai fazer um entrevista na BMW, você está com um carta de indicação da Ferrari falando que você é um bom engenheiro e o seu concorrente está com uma carta de indicação da oficina do Zeca. Quem tem mais chance de ser contratado? Você tem mais chance de ser contratado pela recomendação que você recebe, de modo similar tem mais chances o site de ficar bem posicionado. Todavia Links não são tudo, do mesmo modo que as recomendações, se na entrevista você não consegue responder as perguntas, comete uma série de erros em inglês e o seu concorrente vai super bem ele é contratado e você não.

Se seu site recebe bons links, mas tem outros problemas de SEO, então você não vai despontar nas primeiras posições. SEO é feito a partir de um conjunto orgânico de fatores, não de fatores isolados.

Open Site Explorer em ação

Voltemos agora aos recursos do Open Site Explorer e o que você pode fazer com ele.

Ao digitar um domínio ou a URL de uma página o OpenSiteExplorer mostra o resultado da avaliação da relevância do site/página para a internet.

Ao fazer uma consulta por “carros” no Google o primeiro resultado que apareceu foi a URL da home do Webmotors. Vejamos os dados sobre o Webmotors que essa ferramenta exibe.

OpenSiteExplorer

No cabeçalho aparece um avaliação geral do site:

1 e 2 – As notas de Autoridade da Página e Autoridade do Domínio formam o MozRank e são como PageRank do Google. A nota de MozRank fornece a provável nota de PageRank.

3 – Link Root Domains é quantidade de domínios diferentes que contém links apontando para o site(r7.com, blogspot.com, twitter.com, etc). No exemplo acima 516 domínios diferentes apontam para o Webmotors.

4 – Total links é o total de links apontando para o site, é possível ter muitos links de um único site.

5 – Compartilhamentos no Facebook transmitem valor social

6 – Curtir no Facebooktambém transmite valor social

7 – Tweets que o site recebe também é outra métrica social

8 – +1 do Google é outra métrica social

 

É possível filtrar por links que são nofollow (não transmitem valor [link juice] para o site), follow (transmitem valor [link juice] para o site), redirect301 (links para páginas que foram redirecionadas).

O segundo filtro permite selecionar somente links externos (vindos de outros sites) ou links internos (links dentro do próprio site).

O terceiro filtro permite selecionar se os links apontam apenas para a página que você digita, para o domínio inteiro ou para um subdomínio.

O quarto filtro permite agrupar os links por domínio, por exemplo,7 links do twitter, 8 links do site x, 12 links do site y, etc.

Análise de links da página

 

Conforme imagem acima a segunda aba do Open Site Explorer exibe uma avaliação das páginas do site, a nota de Autoridade da Página (semelhante ao PageRank da página), os domínios que tem link para o site, a quantidade de links que cada página recebe, o status da página (se ele ela está funcionando corretamente ou está com algum problema) e por fim as métricas sociais de cada página.

Links do domínio

 

A terceira aba exibe os domínios que contém link apontando para o site e também nota de Autoridade do Domínio de cada domínio (semelhante ao PageRank do domínio). A última coluna exibe quantos links recebem o domínio de referência.

Texto âncora do link

 

A quarta aba exibe os textos âncoras dos links. Esse item é muito importante porque não basta receber um link, é importante receber link com o texto âncora que o site quer ficar bem posicionado, por exemplo, um link na palavra “carro” no meio de um texto sobre automóveis.

Comparação de backilinks dos sites

A penúltima é uma aba que permite comparar um site com outros quatro sites, exibindo um conjunto de métricas importantes para SEO.

Essa tabela é valiosa para identificar alguns pontos fortes e fracos de cada site, auxiliando na tomada de decisão sobre quais aspectos devem precisam ser trabalhados. É possível fazer essa comparação em três níveis:

1 – comparando páginas específicas

2 – comparando subdomínios específicos

3 – comparando domínios

Relatório de inbound links

Em todas as abas é possível baixar um arquivo CSV que contém os dados usados para gerar os relatórios. Na última aba, porém é possível baixar arquivos que você configura alguns campos, como especificar palavra do texto âncora, páginas, domínios, notas de Autoridade do Domínio, Autoridade da Página, etc.

 

Como já deu para perceber o OpenSiteExplorer é uma ferramenta de SEO muito útil para avaliar diversos aspectos essenciais para qualquer pessoa que trabalha na área. Há no mercado outras ferramentas com funções parecidas como o Majestic SEO e Ahrefs, cada uma delas procura oferecer um diferencial para profissionais.

Escolha uma das ferramentas ou todas elas e boa diversão!

 

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