Palavras-chave de cauda longa e o impacto em SEO

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Palavras-chave de cauda longa e o impacto em SEOVamos abordar no post de hoje o impacto direto da cauda longa em SEO e como as atualizações do Google aumentaram esse impacto.

Cauda longa, tradução do termo long tail cunhado por Chris Anderson em 2004, trata de como a quantidade de buscas/compras por milhares de itens específicos pode ultrapassar a quantidade buscas feitas por itens genéricos e famosos. Na ocasião, Chris Anderson falava que a soma da audiência de milhares de filmes não tão famosos era maior do que a soma da audiência dos filmes mais famosos.

Isso ocorre porque na internet é possível chegar a milhões de pessoas que possuem interesses específicos ao invés de focar nos interesses da maioria das pessoas.

Na aula desta semana do #OpenSEO o Diego Ivo comentou sobre a importância do cauda longa na Economia na Internet, para quem não assistiu ainda vale a pena ver essa profunda explicação sobre como era a economia e as possibilidades de mercado antes e depois da internet.

Erros de SEO por falta de Long Tail

As palavras que tem muita procura, chamadas de Head Tail, são objeto de desejo de qualquer profissional de SEO. Por conta disso há pessoas que só pensam em Head Tail e não empregam horas de trabalho necessárias nas palavras-chave de cauda longa. Vejamos dois erros comuns de SEO:

Erro 1 – Seguindo a ideia de que “conteúdo é rei”, muitas pessoas elaboram conteúdo somente para as palavras Head Tail pensando que assim conseguirão obter as primeiras posições para a página. Porém, o robô do Google analisa todo o conteúdo de um site e é capaz de identificar se o site tem conteúdo sobre as demais palavras relacionadas, as palavras-chave do mesmo campo semântico.

Erro 2 – Outro erro é criar um site com duas ou poucas páginas e investir muito em link building achando que assim conseguirá obter as primeiras posições. Com as atualizações Penguin e Panda, mais e mais rapidamente essa estratégia é identificada e no longo prazo ela se torna ineficaz, podendo levar o site até ser banido do Google.

Erro 3 – Criar doorway pages, páginas para cada palavra-chave de cauda longa sem conteúdo relevante para as pessoas. Em resumo são páginas que as pessoas criam pensando só no robô do buscador. Ao criar conteúdo pense primeiro nas pessoas que vão ler, não no rôbo. Se você escreve textos com imagens e vídeos interessantes para as pessoas, essas páginas também serão reconhecidas como relevante para o Google. Ao escrever um texto você pode eleger uma palavra-chave principal e usar outras relacionadas. Veja o que mudou com as doorway pages a partir do Google Penguin.

Se você tem um site sobre produtos de beleza, não pense só em conteúdo relevante para as pessoas com a palavra “shampoo”, trabalhe com palavras-chave de cauda longa que podem tornar o seu site mais útil para as pessoas do que os dos concorrentes. Abaixo algumas ideias de palavras-chave que podem ser interessantes na hora de produzir conteúdo relevante para os seus usuários:

– shampoo para cabelos oleosos

– cabelos oleosos na raiz

– shampoo loreal cabelos oleosos

– shampoo para cabelos secos

– hidratação para cabelos secos

– como tratar cabelos secos

Palavras-chave de cauda longa reforçam Head Tail

O fato de um site possuir conteúdo com palavras-chave de cauda longa e palavras-chave de head tail ajuda na reputação desse site, que passa a ser reconhecido pelos leitores como um site especialista no assunto.

O robô do Google ao rastrear o conteúdo do site, consegue verificar que ele trata de todas as palavras no campo semântico de um assunto e assim também reconhece o site como um especialista no assunto.

O buscador do Google atualmente leva menos tempo para reconhecer um site como especialista e lhe atribuir as  primeiras posições.

Portanto se um site quer estar bem posicionado para as palavras chave com muitas buscas (Head Tail) é necessário ter conteúdo relevante para as palavras-chave de cauda longa também.

Conclusão prática

Independente de qual área você atua, sempre você terá infinitas possibilidades de criar algo novo e único:

– Entregue aos seus leitores e amigos conteúdo de qualidade

– Escreva sobre todos os pontos relacionados a um tema

– Seja original: fale algo que ninguém falou, de um modo que ninguém falou. Essa originalidade é reconhecida pelos leitores e também pelo Google.

A implementação dessas dicas pode ser o diferencial que capacite o seu site a alcançar as primeiras posições.

 

Mãos à obra e boa diversão!

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