Payday Loan 2.0 e Panda 4.0, duas novas atualizações do Google

Raphael Simoni
Raphael Simoni
Homem com óculos pesquisando no Google

Após quase um ano sem anunciar grandes novidades em seu algoritmo, o Google recentemente lançou não somente uma, mas duas atualizações de uma só vez: Panda 4.0 e Payday Loan 2.0. As duas atualizações visam a trazer sites de maior qualidade nos resultados e a eliminar conteúdo SPAM.

Poucos dias antes do anúncio oficial, especialistas já notavam diferentes comportamentos nas SERPs, levantando muita especulação em blogs e fóruns de SEO, principalmente nos EUA, sobre um possível upgrade no motor de busca.

No dia 20 de maio, Matt Cutts, chefe da equipe de qualidade de busca do Google, anunciou em seu Twitter as duas atualizações, uma seguida da outra:

citação matt cutts no Twitter

Um porta-voz do Google declarou no mesmo dia ao Search Engine Land que o novo Payday Loan “tem como principal alvo pesquisas com muito spam e não tem nenhuma relação com o Panda ou com o Penguin”.

“Esta é uma atualização de um algoritmo implementado no ano passado para buscas que trazem muito spam”. (SearchEngineLand, 20/05/2014).

O que é o Payday Loan

A primeira versão deste algoritmo foi lançada em 11 de junho de 2013. Na época, Matt Cutts dizia que a nova atualização teria um impacto de aproximadamente 0,3% sobre as buscas realizadas nos EUA, mas sua versão 2.0, segundo o Google, afetará buscas em todo o mundo e de maneira ainda mais substancial do que nos EUA, variando de país para país.

Aqui o vídeo onde Matt Cutts anunciava o Payday Loan pela primeira vez:

Para quem não entende inglês, segue a tradução da parte que mais interessa:

“Tivemos muitos feedbacks de fora do Google. Por exemplo, muitas pessoas reclamando de buscas como ‘payday loans’ no Google.co.uk”. (payday loan é um tipo de empréstimo ou adiantamento de uma parte do salário a fim de quitar uma dívida que venceria antes do dia do pagamento da pessoa que está solicitando).

“Então fizemos duas mudanças para combater esses tipos de busca. Não podemos entrar em detalhes sobre como eles funcionam exatamente, mas estou muito empolgado em saber que essas buscas em geral serão um pouco mais limpas em segmentos que tradicionalmente geram resultados de spam, como por exemplo buscas por pornografia. Algumas dessas mudanças podem ter um pouco mais de impacto nesses segmentos”.

O termo “payday loan”, portanto, foi uma das buscas mais afetadas pela atualização do Google e isso poderá afetar muitas outras áreas para termos de pesquisa que tenham uma relação entre alto volume de busca e resultados muito spameados, principalmente mercados onde práticas de Link Building não natural e táticas de spam são mais frequentes.

Se você faz SEO em sites de áreas onde seja comum ver resultados de buscas de má qualidade, ou seja, resultados que não irão ajudar o usuário, então é bom ficar alerta.

Enquanto isso, o Panda

Tempos atrás, Matt Cutts havia informado que não iria anunciar novas atualizações do Panda, pois elas aconteceriam todos os meses. Mas essa última parece ser muito mais importante e por isso recebeu o nome de Google Panda 4.0, sendo a maior atualização que o algoritmo sofre em um ano.

É sempre bom lembrar que o Panda foi desenvolvido para evitar que sites com conteúdo pobre e de má qualidade apareçam no topo da página de resultados do Google. Então, se você tem ou trabalha em um site que tenha pouco conteúdo ou que tenha conteúdo duplicado, há aí grandes chances de você ser punido pelo Panda 4.0 ou por uma futura atualização. O fato é que mais cedo ou mais tarde seu site ruim será encontrado e destruído 🙂

Faça-se essa pergunta: O meu site está pronto para o Panda 4.0 e o Payday Loan 2.0?

Embora seja difícil tirar conclusões logo após uma nova atualização do Google, sabemos dizer, no entanto, o que pode ser feito e do que devemos nos manter longe para que o seu site não só seja visto com bons olhos pelos motores de busca mas, principalmente, pelo usuário.

As respostas para esse problema são mais óbvias do que parecem: Crie um conteúdo natural, de qualidade. Ele está procurando por algo e o seu site está ali para resolver o problema dele. Ajude-o. Quanto mais pessoas você ajudar, mais relevância você irá ter.

Fique longe de esquemas de link para manipular o Google. Se o seu site por algum motivo esquisito se posicionar nas primeiras posições, o Panda está aí para identificar o que você tem de bom para os seus consumidores. A melhor maneira de chamar a atenção do Google é não escrever para ele, mas para os usuários.

Pense no que você gostaria de ler se estivesse procurando por algo. Tenha um conteúdo claro, que explique tudo sobre o que o usuário está procurando. Desenhe, faça diagramas, screenshots, vídeos, crie um conteúdo que estimule um engajamento entre seus clientes, que responda às suas necessidades. Tenha em mente que o Google visa exclusivamente oferecer os melhores resultados possíveis aos seus usuários. É por isso que seu time de engenheiros são muito bem pagos, cada atualização é um passo à frente nesse sentido.

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.