Pesquisando palavras-chave para SEO: ferramentas, concorrência e brainstorm

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SEO e External Keyword Tool do Google AdwordsA escolha correta de palavras-chave é fundamental para que um projeto de SEO traga bons resultados. As primeiras palavras-chave que virão à cabeça são as que nomeiam categorias e em SEO as chamamos de head tail, em oposição as palavras-chave long tail (de cauda longa.) As head tail keywords são importantes, sobretudo para status, mas são long tails as palavras-chave que mais trazem visitas a um site e mais geram conversões. Para long tails, a concorrência provavelmente será menor.

Dividiremos o processo de pesquisa de palavras-chave no seguinte processo:

1. Keyword Tool
2. Concorrência
3. Brainstorm
4. Combinações
5. Google Analytics (após o SEO ter sido iniciado)

Sugestões de External Keyword Tool do Google AdWords

O Google fornece, para seus anunciantes do Google AdWords, sugestões de palavras-chave que de maneira nenhuma podemos ignorar.

Na External Keyword Tool poderemos encontrar, também, o volume de pesquisa estimado para essas palavras.

Por padrão, o Google AdWords exibe palavras-chave em correspondência ampla, mas para um projeto de SEO é importante usar os dados em correspondência exata, porque é o termo exato de pesquisa como o próprio nome sugere.

A ferramenta é bastante simples. Basta colocar uma palavra-chave e esperar aperecer sugestões e ideias de palavra-chave.

Anotemos, pois, essas palavras-chave!

Palavras-chave da Concorrência

Quando vamos iniciar um projeto de SEO, devemos saber que há concorrentes que já estão fazendo SEO e podemos aproveitar seu trabalho. Para identificar as palavras-chave que seu concorrente usa, anote os termos que aparecem ao longo do site.

Procure navegar por todo o site, veja as palavras-chave que estão no título, no conteúdo, nos links e descubra maneiras novas de se referir ao produto.

Anotemos, pois, essas palavras-chave!

Brainstorm de palavras-chave

Mas pera lá, você não pode ficar limitado pelas palavras-chave que já estão sendo trabalhadas. Vale a pena gastar pelo menos uma tarde com sua equipe pensando em mais palavras-chave que poderiam ser usadas para encontrar o seu produto ou serviço.

Coloque-se no lugar de uma pessoa que procura pelo seu produto (isso é mais difícil do que parece), imagine a dúvida que ele poderia ter, imagine como ele poderia se referir ao seu produto.

Recorra, também, às recepcionistas ou telefonistas da empresa, procure entender como ela fala dos produtos e como as pessoas se referem ao produto para ela.

Anotemos, pois, essas palavras-chave!

Combinações de palavras-chave

Em um projeto de SEO, muitas vezes, pode haver diferença de uma palavra-chave no plural; você deve entender que são duas palavras-chave diferentes e mesmo que não consiga usar as duas no título, pode usar a outra palavra-chave ao longo do conteúdo.

Além disso, principalmente para negócios locais, você pode encontrar as combinações mais diversas levando em conta cidade, regiões, bairros e até mesmo ruas para as suas palavras-chave.

Anotemos, pois, essas palavras-chave!

É hora de otimizar cada palavra

Agora você já está pronto para iniciar seu projeto de SEO, precisará otimizar o site para essas palavras-chave e fazer um bom link building.

Sabemos, entretanto, que SEO é um trabalho contínuo e devemos, sempre, acompanhar os resultados para encontrar novas palavras-chave, reforçar o trabalho em algumas que precisam de melhor posicionamento, garantir a posição de outras, etc.

Google Analytics

Com o Google Analytics, você poderá medir as palavras-chave que mais trazem visitas ao seu site, quanto gerou de navegação, qual a qualidade do visitante, bem como as conversões vindas de cada palavra-chave. Deve-se focar em otimizar palavras-chave que convertem bem.
Além disso, você pode identificar muitas informações sobre como os usuários navegam no seu site, as páginas que são visitadas e o percentual de cliques em cada parte do site. Essa análise pode fornecer informações sobre quais palavras-chave você deve usar dentro do seu próprio site para facilitar a navegação.

Atentemo-nos, pois, a essas palavras-chave!

Conclusão

É muito importante conseguir reunir o máximo de palavras-chave que conseguir, mas tome cuidado para não se perder nessa sopa de letrinhas. Descubra quais são as suas principais palavras-chave e dê atenção a elas, só otimizando as outras caso a posição das primeiras já estejam “garantidas”, isto é, sob controle.

O Google Analytics é uma ferramenta fundamental para você se lembrar do que precisa otimizar e para avaliar o retorno que tem sido gerado. Utilize-o diariamente!

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