Por que SEO é um trabalho contínuo?

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SEO é trabalho contínuoMuitas pessoas têm a impressão de que SEO é um trabalho pontual e que, feito, o site automaticamente ficará bem posicionado nos mecanismos de busca. Ainda por cima, no primeiro lugar do Google para todas as palavras-chave desejáveis.

Mas na realidade SEO é um trabalho que, assim como pode trazer excelentes resultados, também exige muita paciência. O Google constantemente “testa” o site para saber se ele é realmente bom, há uma grande variação nas posições dos sites todos os dias para palavras-chave e o primeiro lugar é disputado por dezenas de empresas.

A estratégia do SEO

Um bom trabalho de SEO começa com uma boa estratégia. Nesse momento, definem-se quais as palavras-chave contempladas pela estratégia, a importância de cada uma e o que será preciso para posicioná-las, tanto em termos de conteúdo quanto de links.

Após isso, é preciso em geral reescrever completamente o site, sobretudo se ele nunca foi pensado para SEO. Sites em tabela não são bons, sites com URLs dinâmicas também não; sites em Flash, nem pensar.

Mas não pense que é isso apenas: são cerca de 100 fatores básicos para posicionamento de um site, que se subdividem em diversos outros. Em outras palavras, SEO é uma ciência complexa e não é exata, porque o mecanismo do Google trabalha com dados aleatórios para reproduzir a realidade.

Os primeiros resultados

Após esse primeiro trabalho de reestruturação e publicação do novo site, os resultados começam a aparecer a partir de, em média, 3 meses – mas tudo depende da concorrência e da estratégia definida.

A partir de então é que o trabalho começa para valer: é preciso analisar detalhadamente todas as palavras-chave que trouxeram visitas, identificar as que geraram conversões, e assim ir trabalhando em otimizações constantes.

É preciso saber quais alterações implementar, e sobretudo quando, para o que não há receita de bolo.

As otimizações são contínuas

É da natureza do SEO não ser um trabalho instantâneo, ao contrário dos Links Patrocinados, que ao anunciar o site já começa a aparecer. Vale ressaltar que até mesmo os Links Patrocinados exigem acompanhamento de perto para garantir melhores resultados e aumento de conversões.

Há dois fatores muito simples que fazem que SEO seja um trabalho contínuo: a natureza de concorrência, bem como as melhorias que não podem cessar. Todas as decisões de SEO são pensadas 3, 6 meses lá na frente – nunca num prazo curto, como os links patrocinados.

Uma vez que todos os sites bem posicionados em geral contam com um trabalho contínuo de SEO, para concorrer com eles é preciso ganhar pouco a pouco posições no ranking e desenvolver estratégias específicas, seja para manter ou ganhar novas posições, sempre pensando no futuro.

Lembre-se sempre que para cada site na primeira posição, há pelo menos outros mil lutando pelo seu lugar, desenvolvendo estratégias e usando diversas táticas.

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