Por que um site fica em primeiro lugar no Google?

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Entre milhares ou milhões de sites e páginas na Internet, há uma que entendemos como “especial”. Essa é a página que encontra-se na primeira posição do Google.

Para se ter idéia da importância dessa página, segundo o IBOPE/Nielsen Online 36% das pessoas acreditam que a empresa em primeiro lugar no Google é líder de seu segmento.

Mas fica, sempre, uma pergunta que não quer calar: por que um site fica em primeiro lugar no Google?

Entendendo o funcionamento do Google

O Google é, afinal de contas, um software de computador ultra-complexo, capaz de em uma única busca percorrer sua base de dados que conta com praticamente todos os sites da Internet e em 0,01 segundos trazer dezenas de resultados.

Para cada pesquisa realizada, estima-se que 100 critérios sejam avaliados simultaneamente. Além disso, há outros critérios que não são avaliados no momento da pesquisa mas podem ser avaliados periodicamente.

Esse conjunto de fatores e critérios de posicionamento forma uma grande algoritmo, chamado PageRank.

Como o Google não revela quais realmente são os critérios do PageRank, cabe aos profissionais de SEO desvendar os segredos do Google. O profissional de SEO é como um detetive que procura descobrir os passos do Google e, compreendendo o que é melhor para o visitante, executa melhorias na otimização do site, que vai ficando melhor posicionado nas buscas.

Desvendando os segredos do Google

O Google foi criado em 1996 por Larry Page e Sergey Brin, até então dois estudantes da Universidade Stanford, na Califórnia, mas só foi ao ar em 1998.

O grande diferencial do Google em relação aos outros buscadores que existiam na época eram basicamente dois: ao contrário do Yahoo!, que fazia buscas levando em conta uma descrição manual sobre determinado site, o Google passou a indexar todo o conteúdo da Web de forma completamente automatizada; além disso, contava com um método que definia a relevância da página entre milhares de resultados possíveis.

Como era acadêmicos, Larry e Sergey inspiraram-se em seu meio: assim como as teses acadêmicas são consideradas mais importante quando são citadas muitas vezes, ou por acadêmicos mais respeitados, uma página na web é mais relevante na medida em que recebe mais links e de outras páginas mais relevantes.

Além desse fator externo, hoje o mecanismo do Google é capaz de traçar características em comum tanto de um bom site como um todo, quanto de uma boa página.

5 Fatores importantes de rankeamento no Google

É possível escrever não só um livro, mas vários, sobre como posicionar um site no Google. Para simplificar, vamos apontar alguns fatores que julgamos relevantes em nosso trabalho de otimização de sites, que é o serviço focado em empresas que desejam posicionar melhor seus websites nos mecanismos de busca e conquistar bons clientes.

1. A página mais relevante Basicamente, o algoritmo do Google quer ter certeza de que a página que ele irá trazer é a mais relevante para a sua busca. Em geral, trata-se da página mais específica para a sua busca.

2. Padrões de Acessibilidade Como o robô do Google é um software de computador, ele entende informações através de uma linguagem em comum. Por isso, deve-se seguir os padrões W3C no HTML, dar títulos às páginas, usar “alt” nas imagens, etc.

3. Autoridade no assunto Demonstre, através de conteúdo de qualidade, que sua página é especialista no assunto que procura abordar. Como dizem em Mountain View, a sede da Google, “conteúdo é rei”.

4. Link Building Conseguir bons links é essencial, tanto ou mais importante que ter um bom conteúdo. É através deles que se dará a relevância de seu website na Internet. Não basta receber muitos links, é preciso que sejam bons links.

5. Palavras-chave O Google é feito de palavras-chave. Num trabalho de Otimização de Site é preciso considerar não cinco ou dez palavras-chave, mas centenas de combinações possíveis de palavras-chave. Afinal de contas, você sabia que apenas 20% das pesquisas é feita em nomes de segmento?

Otimização é um trabalho constante

A Otimização de um Site nunca pára. Uma Estratégia de Otimização, mesmo que muito boa, precisa constantemente atualizar-se para garantir as melhores posições, seja porque novas palavras-chave são descobertas, seja porque a concorrência está agindo.

Como analisamos, ficar na primeira posição do Google para uma única palavra-chave não é o bastante; é preciso estar para centenas de palavras, se não na primeira pelo menos na primeira página, desde que receba visitas qualificadas dela. Além disso, receber a visita não basta: é preciso convertê-la em cliente e essa é a nossa maior especialidade.

Até a próxima,

Equipe da Conversion

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