Estruturando uma conta do Google AdWords

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Google AdWordsComo todos já sabemos, o Google AdWords é uma das ferramentas de publicidade online que mais geram resultados, mas sempre que alguém se “arrisca” pela primeira vez no Google AdWords surgem as dúvidas: como iniciar? como anunciar? quanto custa? como otimizar o orçamento?

Ao longo deste texto, vamos tirar as dúvidas mais básicas que todos os “iniciantes” em Google AdWords têm no ínico de suas campanhas e explicar a melhor maneira de estruturar uma conta do Google AdWords, para pequenos e médios orçamentos.

Criando a conta

Para começar a anunciar no Google Adwords primeiro deve-se criar uma conta no endereço http://adwords.google.com. Os principais dados, aos quais devemos dar mais atenção são: tipo de moeda, fuso horário e tipo de pagamento (cartão de crédito ou boleto), pois não poderão ser alterados depois da conclusão de criação da conta.

Fique atento às diferenças nas opções de pagamento:

Cartão de crédito – Funciona de uma forma pós-paga, ou seja, você anuncia e define um orçamento por campanha e é cobrado sempre que o limite de crédito máximo, que é definido pelo próprio Google AdWords, for atingido. Após processada, a cobrança aparecerá em sua próxima fatura de cartão de crédito. O limite de crédito máximo é definido pela Google porque não vai ser autorizado R$20.000,00 em anúncio para uma empresa que acabou de ser aberta pagar no cartão de crédito, mas se seu cartão de crédito tiver esse limite não deverá encontrar problema com os anúncios.

Boleto – A forma de pagamento por boleto funciona de maneira pré-paga, você emite um boleto do valor que deseja investir e, após pagá-lo, dentro de 3 dias úteis o valor cai na conta.

O que anunciar?

Quando as pessoas administram uma campanha de Google Adwords por conta própria, em geral não têm tempo de ficar olhando o desempenho de todos os produtos/serviços, por isso a melhor maneira inicialmente é definir quais os produtos/serviços que mais geram retorno para seu negócio, e a partir daí começar a estruturar a campanha de links patrocinados.

Organizando Campanhas e Grupos de Anúncios

Ao iniciar a criação das campanhas devemos aproveitar ao máximo a estrutura das campanhas e grupos de anúncios, organizando as campanhas por categorias de produtos, marcas, entre outras formas, da maneira que achar mais fácil. Por exemplo, se criar uma campanha chamada “Marcas Celular”, vamos criar um grupo de anúncio para cada marca “Celular Motorola”, “Celular Samsung”, assim podemos criar anúncios específicos para cada marca, ou seja, para cada grupo de anúncios. O objetivo é ter a palavra chave do grupo de anúncio no título do anúncio para podermos ter um menor custo com um melhor posicionamento no Google.

É aconselhável pelo próprio Google, que cada grupo de anúncio tenha entre 10 e 35 palavras chaves. Defina bem suas palavras chaves e estruture suas campanhas e grupos de anúncios a partir das palavras-chave.

Regionalizar

Imaginamos as seguintes situações, uma pizzaria delivery que atende apenas na cidade de São Paulo, quando alguém no Rio de Janeiro pesquisar por “pizzarias” seria interessante o anúncios dessa empresa aparecer? Claro que não, pois seria apenas uma forma de desperdiçar orçamento, ou seja, se tal empresa oferece serviço apenas para a cidade de São Paulo os anúncios devem ser definidos para aparecer apenas na cidade de São Paulo, assim temos uma taxa de conversão bem maior.

Essa alteração deve ser feita em cada Campanha na aba “Detalhes”. Depois, em “Locais” clique em “editar”.

Criando bons anúncios

Os anúncios do Google Adwords são limitados a 25 caracteres no título, 35 na primeira linha e 35 na segunda linha. Apesar da limitação podemos aproveitar da melhor forma possível sempre buscando ao máximo ter no titulo do anúncio a palavra-chave pesquisada, na primeira linha uma breve descrição, e na segunda um diferencial “frete grátis, em até 12x” pode ser um exemplo para termos um melhor CTR (porcentagem de cliques sobre o numero de impressões)

Rede de Display ou Rede de Pesquisa?

Qual sua intenção, vender ou divulgar sua marca? Se for vender, a melhor forma para isso é, a princípio, anunciar só na Rede de Pesquisa, pois assim seu anúncio aparece somente para quem já está realmente interessado no seu produto, já a Rede de Display é melhor para a divulgação da marca

Se quiser divulgar a sua marca, considere que por exemplo seu site seja de uma loja de informática, pode criar anúncios e segmentar para aparecer apenas em blogs e sites de informática.

A melhor forma de trabalhar é conciliando Rede de Pesquisa com Rede de Display, pois com Pesquisa você vende mais, e no Display você divulga mais. É importante sempre levar em conta a verba disponível. Se for iniciante ou tiver uma verba pequena, desative a Rede de Display.

Acompanhando os Resultados

Do que adianta ter todo o trabalho de criar a conta, estruturar as campanhas, definir as palavras-chave se não saber se estão gerando resultado?

Para isso devemos sempre utilizar o acompanhamento de conversões na guia “Ferramentas e Relatórios”, pois com esse serviço ativo pode-se acompanhar quais campanhas, grupos de anúncio e até palavras-chave que geram mais retorno (ROI) e assim sempre otimizar a campanhas para ter o maior retorno possível sobre o investimento.

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