Prospecção de clientes 2.0

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Prospecção de clientes sempre foi uma tarefa difícil, porque era preciso sair de porta em porta vendendo um produto ou adquirir uma lista de contatos, geralmente muito poluída, isto é, cheia de “lixo”; com a internet, as coisas mudaram e em vez de sair à procura de clientes é possível até mesmo que eles encontrem a sua empresa.

Confira algumas abaixo duas dicas para sua empresa prospectar mais clientes com o Google, organizar-se melhor e ter um bom desempenho em reuniões.

Prospecção ativa: encontre potenciais clientes

Encontrar potenciais clientes através do Google é possível e, na verdade, bastante fácil. O primeiro passo é definir quais empresas você quer como cliente – faça uma pergunta: quais empresas são potenciais clientes de minha empresa? Um bom começo é saber exatamente quais clientes sua empresa já atende e quais os melhores mercados para ela prospectar.

Tendo essa resposta formalizada de maneira clara, o passo seguinte é encontrar no Google essas empresas. Isso é fácil, não é mesmo? Faça pesquisas com palavras-chave relevantes para encontrar essas empresas. Uma boa dica é usar combinações que envolvam o segmento da empresa, o bairro e a cidade. Procure ser específico.

Navegue pelo site e armazene numa planillha de Excel todas as empresas que encontrar e com os dados que são relevantes para seu negócio (Nome, Telefone, E-mail, Website, Cidade, etc.), desde que pareçam ter algum potencial. Após fazer o levantamento, vem o passo seguinte que é entrar em contato com essas empresas e agendar uma reunião para apresentar seus produtos e serviços.

Links Patrocinados: os clientes encontram sua empresa

Com os Links Patrocinados é possível evitar o esforço de sair à procura de clientes e automatizar o processo de prospecção de clientes. A grande vantagem de anunciar no Google é que seu anúncio aparecerá exatemente para potenciais clientes que estão interessados no seu produto e por isso pesquisam por ele no Google.

Os contatos chegarão para você em forma de lead, ou seja, conterão todas as informações que você precisa para ligar e agendar uma reunião. O mais relevante é que, ao invés de convencer esse cliente a comprar seu produto, precisará apenas convencer de que a sua empresa é a melhor fornecedora – uma vez que quem pesquisa no Google por um prestador de serviço demonstra intenção de compra.

5 Dicas para vender mais

Independente de a prospecção ser feita de porta em porta, buscando clientes no Google ou esperando que eles encontrem a sua empresa, seguem algumas dicas fundamentais para você vender mais.

  1. Tenha objetivos: quantas reuniões você fará no mês? Quantas vendas irá concretizar? De quantos contatos precisa para isso? O que você conversará com o cliente naquela reunião?
  2. Conheça muito bem o produto e a empresa que você representa. Uma venda se dá também nos detalhes.
  3. Escute o seu cliente e ofereça soluções adequadas às suas necessidades, demonstrando por que pode ajudá-lo.
  4. Compreenda a linguagem que seu cliente usa para se expressar e explique sua solução de uma maneira didática, mas sem parecer que o está tratando como uma criança.
  5. Após uma visita a um cliente com potencial de venda, estipule uma data de fechamento e agende os próximos passos de acordo com seu pipeline de vendas.
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