Em que horário mudam as posições de palavras nas SERP?

Por ,
em

Relógio Google

Quando desenvolvemos uma estratégia de SEO, temos de estar atento aos pequenos sinais. Dentre eles, quando e por que mudam as posições nos buscadores.

Se mudaram para acima, temos de entender por quê e reforçar. Se caíram, igualmente temos de entender para recuprerar as posições.

Boa parte das palavras-chave têm suas posições mudadas diariamente, 5 a mais ou a menos. Digo isso de uma maneira aproximada.

O horário dessas mudanças

O Google não tem hora certa para mudar as posições de suas palavras-chave na SERP. Pode mudar uma, duas ou trinta vezes por dia os resultados.

Aliás, o Google tem investido cada vez mais em páginas dinâmicas que mudam de acordo com o que está acontecendo no momento, principalmente com acontecimentos que exigem notícias e nunca biografias, análises ou qualquer outra coisa. O Google sabe que em muitos casos, a pessoa quer a informação e pronto, como aliás vimos no caso do Knowledge Graph.

Quem sabe um dos recursos do Knowledge Graph não seria mostrar os resultados de determinado jogo, e mudasse instantaneamente quando um time marcasse um gol.

Portanto, podem mudar a qualquer momento. Mas há outras que mudam menos… e estas geralmente são as palavras-chave que você pretende otimizar.

A dança das keywords

Entretanto, há buscas mais estáveis e que não apresentam instabilidade como as de notícias ou acontecimentos recentes. A propósito, estas são a grande maioria das buscas, que geralmente têm uma única posição durante todo o dia. Em dias de maior oscilação, não costuma mudar a posição mais do que 3 vezes e geralmente são estáveis ou mudam uma só vez.

Como os servidores do Google recebem mais consultas durante o dia e ficam ociosos à noite, até mesmo por uma questão econômica as mudanças de cache têm de ocorrer durante a madrugada ou em horários de recursos disponíveis no servidor.

Eu costumo ver mais mudanças por volta das 23 horas ou depois das 2h da manhã.

E você?

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento