Receber muitos links de um mesmo domínios é bom para SEO?

Por ,
em

Links do mesmod domínio

Nós sabemos que a diversidade de domínios dos quais recebemos links será fundamental para mantermos a autoridade de domínio, parte muito importante dentro de uma estratégia de SEO e que ganha mais força com o Google Penguin. Porque, quanto mais são os domínios que linkam determinado site, mais informações o algoritmo do Google é capaz de saber sobre aquele site.

Costumo dizer que desde que os links sejam naturais ou prospectados, portanto jamais pagos, são links bons uma vez que a página de origem esteja no mesmo contexto semântico da página linkada. Mesmo que seja um link natural, talvez ele pouce ajude se a página de origem for a receite de um bolo e a linkada as informações técnicas de um foguete da NASA.

Os links devem sempre ter um bom contexto, para que o algoritmo do Google seja capaz de comrpeender a relação semântica entre os 2 sites. Fora casos assim complicados, parece-me que quanto mais link, melhor!

Há várias maneiras de um domínio linkar diversas vezes para seu site.

Tipos de link de um mesmo domínio

a) O mesmo link, o que geralmente quando o link está na blogroll ou creditada como autora do site (uma agência, o CMS, etc.).

Obviamente que é melhor que esse link apareça em todas as páginas ao invés de uma apenas, porque mostrará que é um link importante, afinal de contas está em todas as páginas. O peso individual de cada um dos links será menor que o peso de um link no meio de um conteúdo, mas pela soma pode chegar a ser melhor que cinco links individuais.

b) Links diferentes a partir de um mesmo domínio são muito muito melhores, considerando que a quantidade seja a mesma. Um link contextual, em meio a um conteúdo relevante e semanticamente próximo, é muito melhor que um link de crédito.

O Google irá avaliar como cada um dos links aparece e de qual é a sua natureza. Se um link é feito porque ele ajuda o leitor a entender mais sobre um conteúdo, o Google irá entender que o site linkado oferece provavelmente algum tipo de conteúdo de qualidade e relevante; já se por outro lado o link for repetido em todas as páginas, provavelmente será um link que transmite autoridade.

A resposta, portanto, é sim. É bom ter muitos links de um mesmo site, tanto de autoridade quanto de conteúdo.

Muitos links de um mesmo domínio são algo bom para SEO, mas convém sempre analisar o contexto e, assim, escolher o melhor de acordo com a sua estratégia de SEO e, claro, como se conseguem esses links.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento