Rel = author – como inserir foto de autor nas buscas do Google

Por ,
em

rel=authorVocê já deve ter percebido que às vezes quando procuramos por algumas informações ou palavras específicas no Google, os resultados que são oferecidos na SERP vêm acompanhados por uma foto e algumas outras informações sobre o autor daquele conteúdo. Essa uma das implementações de Rich Snippet que agrega mais informações nas páginas de resultado (SERP) do Google, essa especificamente chama-se rel=author.

O que é Rel = author e o seu impacto em SEO?

Rel=author é uma forma de indexar os autores de texto através de diferentes sites. Como o conteúdo passou a ser um elemento fundamental em qualquer site cada vez mais, os buscadores passaram a ter a necessidade identificar não só os sites como bom conteúdo, mas também os autores desse bom conteúdo, afinal de contas os bons autores costumam escrever em mais de um site. Com o rel = author o Google descobre quem são os melhores autores para cada assunto. Pode ser que você não entre na Academia Brasileira de Letras, mas você pode ser reconhecido pelo Google e as pessoas na internet como um especialista em determinados assuntos.

Um bom exemplo é quando procuramos pela palavra “Conversion”. Um dos resultados apresentados é o de nossa empresa. Você pode ver junto com o Title e a Meta Description exibidos na SERP, está a foto do Diego Ivo, CEO e um dos principais autores do Blog da Conversion.
rel=author SERP
Porém, para que serve isso se não mostrar minha foto nos resultados do Google? Pode ate parecer bobagem, mas o Google nunca faz nada sem ter bons motivos para ser feito. No caso do rel=author não é diferente.

Alguns estudos mostraram que a credibilidade de uma página estava veiculada diretamente com o autor. De forma mais simples, o buscador passou a associar que bons autores eram reconhecidos pelos seus textos e recebiam mais cliques e , consequentemente, eram procurados com maior frequência. Tanto que no dia 27 de setembro de 2012, o próprio buscador passou a informar que atributo possuía sim peso nos resultados exibidos.

As vantagens tanto para SEO do site, quanto para a reputação do próprio autor e seu AuthorRank são muito grandes pois ao criar conteúdo de qualidade no seu site, o seu site se torna relevante para o  Google e os autores dos textos também são indexados como autores relevantes para o assunto que eles escreveram.

Se você gostou e quer ter sua foto ao lado de seus posts, vou mostrar aqui como é simples e rápido como inserir rel=author no seu site.

Como inserir rel=author no seu site

Podemos dividir o processo de integração em duas partes. A primeira é destinada a vinculação do perfil Google Plus com o site e a segunda etapa é feita no código do site ID do seu perfil.

Antes de tudo é preciso saber que uma conta no Google é necessária. Se não possui uma, basta acessar a página do buscador e clicar em “Fazer Login”. Assim que entrar, você terá a opção de criar sua conta ao clicar no botão  “Inscreva-se já”.

Vinculando sua conta Google Plus com os textos

A primeira parte do processo é mais simples e não exige nenhum tipo de programação HTML. Nessa etapa é necessário apenas que você adicione em sua página Google+ um link reciproco do site que será atualizado com o novo código rel=author.

Acesse o perfil de sua conta e clique no botão “Editar Perfil”, ele fica na parte superior da página, bem próximo a sua foto principal do Google+.

Perfil Google Plus

Ao acessar a nova página que será aberta, você poderá editar várias partes do seu perfil, o que estamos procurando fica bem no final da página. Ao fazer a rolagem você vai encontrar uma seção com o nome “Colaborador de:”. Basta clicar que uma janela de edição se abrirá da seguinte forma:

rel=author Colaborador

Agora clique em “Adicionar link personalizado” e o box abrirá campos onde você deve adicionar a URL do site onde o código rel=author foi integrado e o nome do site que você deseja adicionar à URL.

Inserindo o autor no código do site

A segunda parte consistem em editar o código do site onde os textos são publicados. É necessário adicionar o  parâmetro   <code>?rel=author</code>. Caso contrário, o algoritmo do Google não identificará a associação entre conteúdo e autor. O código que deve ser inserido é:

<a href=”[profile_url]?rel=”author”>Google</a> 

Substitua o “profile_url” pelo link do seu perfil no Google+. Por exemplo:

<a href=”https://plus.google.com/109412257237874861202? rel=”author”>Google</a>

Essa foi o último passo dessa etapa. Se você seguiu corretamente todas as etapas, o rel=author foi adicionado e a integração do seu site à sua conta do Google foi realizada com sucesso.

Mas como nem tudo pode ser feito só na base do “teoricamente”, existe uma maneira para se verificar todas as marcações de autores que o Google pode extrair de uma página. A ferramenta de teste de dados estruturados consegue encontrar e exibir todas as informações externas integradas a uma URL. Entre essas informações também está a de autores.

rel=author Verificação

 

Para quem trabalha com Word Press, a boa notícia é que um único plugin simplifica ainda mais a tarefa de adicionar autores a posts de um site. O nome da extensão é free rel=”author” e ela funciona de uma forma bem prática. A ferramenta adiciona caixas de autoria com informações sobre o autor em todos os posts.

Gostou e quer saber mais sobre esse útil atributo? Este vídeo no Youtube mostra Matt Cutts contando um pouco mais sobre as vantagens e funções do rel=author. O vídeo está em inglês, mas o entendimento é bem tranquilo. Vale a pena ver.

 

 

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento