Rich Snippets para vídeos

Por ,
em

RichSnippe​ts para vídeosNo post de hoje, vou explicar para que serve os Rich Snippets para vídeos e sua influência crescente em SEO. Também vou ensinar como utilizar os Rich Snippets nos vídeos do seu site.

A finalidade dos Rich Snippets

Bem, como sabemos os Rich Snippets servem para identificar conteúdos na web para a perfeita organização do conhecimento mundial nos mecanismos de busca como o Google, Bing, entre outros. E como os vídeos tem ganhado um tremendo espaço na web, eles não poderiam ficar de fora.

Diariamente centenas de vídeos são publicados em vlogs e em redes sociais de diversos tipos e produzem uma grande variedade de informações que podem e devem ser organizadas por categorias de informação.

Atualmente os Rich Snippets de vídeos fornecem informações básicas que influenciam nas pesquisas na web que recuperam esses dados.
Essas informações são utilizadas para uma melhor categorização que identifica os vídeos por categoria, conteúdo, quantidade de views, likes, e compartilhamento.
Tudo isso graças à combinação de diversos algoritmos do Google, que retém a maioria dos site de informação e o maior site de compartilhamento de vídeos, chamado YouTube.

Qual é a estrutura de Rich Snippets para vídeos?

O site schema.org, possui a maior referencia para criação de Rich Snippets do mundo e sempre vale dar uma conferida em suas informações para saber como desenvolvê-las.

Os códigos referente à correta organização de Rich Snippets para vídeos são:

– itemprop=”video” itemscope itemtype=”http://schema.org/VideoObject” – referente ao trecho que engloba o conteúdo a ser identificado;

– itemprop=”name” – referente ao título do vídeo;

– itemprop=”duration” content=”00:00:00″ – referente ao tempo de duração do vídeo.

Vale a pena lembrar que os dados de duração do vídeo devem ser escritos segundo a norma ISO 8601, que funciona organizando os valores de data e hora dos dados mais consideráveis para os menos consideráveis. Cada dado, como por exemplo ano, mês e hora, contemplam um número fixo de dígitos que podem ser precedidos de (0) zero. Por exemplo, o valor “5:15 a.m” será escrito “05:15″;

– itemprop=”thumbnail” – referente a identificação de uma imagem relacionada com vídeo;

– itemprop=description”- referente a uma breve descrição do vídeo;

E como usar esses de Rich Snippets para vídeos

Vamos usar o exemplo dos vídeos do curso #OpenSEO da Conversion para montar o código:

Aula 1 - Introdução e Filosofia do SEO

Nesta primeira aula do Curso vocês conhecerão Diego Ivo, professor responsável pelas aulas, e entenderão como está dividido o programa deste Curso de SEO, o que se deve esperar aprender e o quanto vai aprender.

Além disso, há uma primeira aula onde se ensina o funcionamento de um algoritmo de busca e propõe-se refletir o Google, não repetir técnicas.

 
Note que as tags <object> e </object> e o conteúdo entre elas são gerados pelo Youtube, ao inserir vídeos em seu site ou blog use o sistema de compartilhamento clicando em compartilhar > incorporar, gerando o código.
Logo abaixo selecione “Usar código de incorporação antigo” para obter o código “</object>”.
Este método é exigido pelo RichSnippets de vídeos e se enquadra nos padrões da W3C.
 
Vale lembrar que os valores identificados com a tag “meta” não são mostrados para o público, somente para os mecanismos de busca, ou seja, se existe algum Rich Snippets que você não quer que apareça para o público, use <meta…

SEO para vídeos

SEO para vídeos é cada vez mais importante, pois cada dia o Google vem aprimorando seu mecanismo de busca para melhorar os resultados e integrar vídeos na SERP, desse modo é possível otmizar os seus vídeos tanto para SERP do Google quanto para a SERP do YouTube.

Até o próximo post.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento