SEO é o principal canal de vendas no e-commerce, aponta estudo

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Compras em e-commerce no mundo, por canal de marketing

Mesmo com o advento de diversas redes sociais e o avanço do uso de aplicativos em smartphones, os mecanismos de busca continuam respondendo por mais de 40% das vendas de e-commerce no mundo, segundo estudo divulgado pela Custora.

A pesquisa aponta o tráfego de busca orgânica/SEO como o principal responsável pelas vendas, com 26% da receita gerada nos e-commerces avaliados. Esse número aponta uma participação 70% maior que o segundo e o terceiro colocados , o e-mail marketing (16%), e o SEM (15%), também conhecido como links patrocinados, respectivamente.

Em segundo lugar vem o e-mail marketing, com participação em 16% das vendas. Juntos, e-mail marketing e mecanismos de busca, respondem por 57% das vendas no e-commerce.

“A busca orgânica não é só o canal com maior participação no e-commerce, como a estratégia que traz o melhor ROI no varejo”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion.

Ivo coloca ainda que é importante que as lojas virtuais diversifiquem seu portfólio de estratégia de marketing, sem esquecer, contudo, dos mecanismos de busca. “Sem dúvida os canais mais importantes ainda são buscadores, que ajudam a captar novos clientes, e o e-mail marketing, que gera recompras na carteira de clientes”, completa.

Ainda para o CEO da Conversion, embora as redes sociais não sejam representativas nesse estudo, elas não são tráfego de conversão, mas sim de reputação. “Deve-se investir em redes sociais, buscando posicionamento da marca e relacionamento com o consumidor”, conclui Diego Ivo.

O tráfego direto, responsável por 25% das vendas, não deve ser considerado um canal de marketing, uma vez que é formado por pessoas que previamente conhecem o site e digitam seu endereço para acessá-lo.

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