SEO e seus Elementos HTML mais importantes

Por ,
em

HTML é uma linguagem de marcação, e não de programação como muitos pensam, e serve para orientar os browsers sobre como renderizar e mostrar para o seu usuário uma página. Visto que o HTML é uma informação pública de uma página, é através dela que o Google, assim como os browsers, lê as suas informações e procura interpretá-las tal como um usuário.

 O algoritmo do Google

Recomendo que você tenha ao menos algum conhecimento de HTML, mesmo básico, do contrário se sentirá um pouco perdido ao fazer SEO. Como assistimos na aula 2 do Curso , um código HTML é feito de elementos e esses elementos têm funções específicas, seja dar o título à página, ao conteúdo, ser subtítulo, exibir uma imagem, um vídeo, uma lista, etc.

Como sabemos, o algoritmo do Google é um software de computador que basicamente lê códigos-fonte de páginas e mais páginas, procurando interpretá-los tal como um usuário normal o faria. Por isso, considero tão importante o conhecimento do HTML, menos para desenvolver os códigos-fonte do que para saber solucionar problemas relacionados a SEO, que são comuns.

Se houver um problema em seu ranking no Google e ele concernir ao seu código-fonte, como você poderá solucionar se não conhece o HTML?

Elementos HTML

Confira abaixo a lista de elementos HTML fundamentais para a Otimização de Sites:

– Título da página <title>
Meta Description (não impacta em SEO diretamente)
– Recomendar algum artigo XHTML/CSS
– H1, H2, H3, etc.
– Parágrafo <p>
– Listagens em <ul> e <li>
Alt e nome das imagens
– Vídeos no Youtube, Vimeo ou Flash
– Links internos
– Links externos
Breadcrumbs
– Informação em forma de palavra-chave
– Blocos de conteúdo (header, menu, conteúdo, footer)

HTML e Palavras-chave

Ao se pensar em SEO, deve-se ter em mente que o Google localizará palavras-chave em contextos relevantes. O algoritmo do Google é feito para buscar palavras-chave, seja de forma direta (com seu termo literal) ou em forma de um campo semântico, ou seja, com palavras-chave com sentido próximo e termos que tenham conexão entre si.

É importante que o código-fonte da página seja o máximo enxuto, para que o tempo de carregamento seja o menor. Além disso, cada elemento HTML tem um uso semântico e correto, portanto é imprescindível que se use corretamente o código HTML a fim de tornar o seu site melhor “interpretado” pelo Google.

Bem, o post de hoje é um aperitivo da terceira aula de nosso Curso de SEO,  cujo lançamento é hoje às 19h. Não perca!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento