Link Building e bom conteúdo: 10 dicas

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SEO: Link Building com bom conteudoPara um planejamento de SEO, o Link Building é uma tarefa árdua, porém imprescindível. Um dos critérios de maior peso que buscadores como o Google e Bing consideram na hora de posicionar o seu site nas pesquisas orgânicas é o número de vezes que alguma URL de seu domínio foi linkada, além da maneira como foi citada e da autoridade de quem citou. Portanto, esse link ainda por cima não pode ser feito em qualquer lugar: os robôs que fazem as buscas avaliam fatores como tráfego, idade, PageRank e conteúdo dos próprios websites que citaram sua página. Para seu site ser linkado, o conteúdo que você divulga tem enorme importância.

Escrever um conteúdo de relevância e que agregue uma boa imagem para a sua marca, tanto em um site quanto em um blog ou outras mídias sociais, é algo muito trabalhoso. Não podemos simplesmente sair pregando sobre os diferenciais e qualidades de nossos produtos. Na era digital em que estamos inseridos, o grande desafio é conseguir produzir um conteúdo atrativo e que possa levar os consumidores a interagirem com a empresa, não apenas através das compras, mas com o compartilhamento de informações e com uma propagação espontânea através de links em sites, fóruns e blogs.

Como produzir conteúdo para gerar Link Building espontâneo

O Link Building em si faz parte das estratégias de SEO, e é o estabelecimento de links externos que direcionam o usuário para o seu site. Ou seja, o seu conteúdo é publicado e creditado a seu nome em outras páginas da web. Muitas pessoas acabam comprando links em sites conceituados (pagando para postar) ou participando de link farms (publicações em diversas páginas com o mesmo texto âncora), o que é passível de punição e até mesmo banimento dos buscadores.

O método mais interessante para sua empresa alcançar boas posições é conseguindo o Link Building espontâneo. Isto é, incentivar os usuários a compartilharem a sua página por causa do bom conteúdo, e não por relações comerciais. Não há nada melhor do que gerar um buzz na internet sem gastos exorbitantes com publicidade, e isso é possível.

No post de hoje, daremos dicas de como produzir esses conteúdos para atrair interessados em compartilhar seu texto. A chance de atingir pessoas mais influentes, que espalharão o seu nome para centenas de clientes potenciais, é muito maior quando adequamos as nossas mensagens nesses modelos a seguir. Sem mais delongas, vamos a eles:

1. Tenha e atualize um Blog: Ter um Blog é essencial para divulgar conteúdos periodicamente, o que muitas vezes é inviável em um website comum. Além disso, eles geram grande relevância no nome de sua empresa para os buscadores e são importantes fontes de relacionamento e consulta de conteúdo entre usuários. Mas não pode ser qualquer blog, deve ser um blog com excelente conteúdo, ou seja, textos profundos sobre a sua área, o que além de atrair bons links irá tornar sua empresa autoridade no assunto.

2. Faça listas: As pessoas adoram ler listas, pois dão ao conteúdo um ar de argumento de autoridade, além de mostrar que a sua empresa entende tanto do assunto que é capaz de filtrá-lo e classificá-lo. Ao fazer listas, pessoas poderão fazer a sua versão e com isso você ganhará links, além de fazer um grande buzz nas mídias sociais.

3. Faça também guias definitivos: A sensação de “tudo que você precisa está aqui” dá uma grande segurança, e faz com que as pessoas não pensem em procurar informações em outros lugares. Os guias definitivos são, sem dúvida, uma das melhores maneiras de angariar links de sites com alto PageRank, porque esse é um artigo que fala tudo e atrai a atenção de sites com boa reputação. A Wikipédia consegue muitos links porque cada artigo seu é, no fundo, uma definição definitiva (até aquele momento).

4. Crie Top 10: Top 10 mitos, ou Top 10 dicas, ou Top 10 especialistas. Esse tipo de conteúdo é muito compartilhado em redes sociais, pois promovem um aprendizado rápido sobre algum assunto.

5. Escreva resenhas: Resenhas sobre notícias, atualidades sobre o seu ramo de atuação e sobre outras coisas que tiverem relação com a marca são sempre bem recebidas. Muitas pessoas gostam de ler, comentar e compartilhar análises críticas.

6. Não use muita linguagem técnica: As pessoas precisam, acima de tudo, entender o que você quer passar para elas. Portanto, tente encontrar um equilíbrio entre a linguagem coloquial e a técnica: você poderá atingir um público muito maior.

7. Revise o português: Para se mostrar autoridade no assunto e ganhar credibilidade, é muito importante que a sua linguagem esteja adequada. Para isso, procure escrever com um português correto e evite ao máximo cometer erros gramaticais ou de ortografia (use um corretor ortográfico!)

8. Mostre quem você é: É muito comum achar vários sites com a mesma informação apresentada da mesma maneira. Ao criar conteúdo busque fazer algo único, que as pessoas não encontrarão em outros sites. A abordagem que você fala de um tema, o nível de profundidade, a objetividade da linguagem, entre outros fatores podem diferenciar o seu conteúdo dos outros sites no mesmo segmento.
9. Divulgue seu Blog: Não basta apenas tê-lo, os usuários precisam acompanhá-lo. Para isso, divulgue seu Blog nas redes sociais periodicamente, envie E-mail Marketing informando sobre novo conteúdo e mantenha-o facilmente encontrável. As pessoas adoram blogs!

10. Estude seu consumidor: Analise a resposta de seu consumidor ao conteúdo que você está publicando, pois só assim você será capaz de perceber o que realmente ele quer encontrar ao procurar a sua empresa. Faça testes e descubra qual é a melhor mecânica para realizar o Link Building de sua marca.

Conclusão

Não se esqueça: ao pensar em SEO, uma das primeiras coisas que tem de vir a sua cabeça é o Link Building. Se dedique ao seu consumidor, pois com certeza colherá ótimos frutos depois em forma de conversões e fidelizações.
Mais do que simplesmente gerar conteúdo no seu site, é necessário gerar um conteúdo relevante para o seu público, um conteúdo que estimule seu público a compartilhar com outras pessoas. Ao realizar isso você agrega valor a marca, conquistando um maior share of heart dos internautas e se tornando referência no mercado de seu segmento.

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