SEO On Page: o que é essencial em otimização

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SEO On PageAmigos da Conversion,

Vamos chegando ao final de ano e, após o sucesso estrondoso do Curso de SEO alguns meses atrás, gostaria de revisar com vocês alguns pontos essenciais do SEO On Page em um artigo que procura de forma clara expor os aspectos mais importantes e recomendar a leitura de posts no Blog da Conversion que continuam relevantes.

Como vocês sabem, dividimos o trabalho de otimização entre SEO Off Page e On Page, que abordarei neste artigo. Embora já tenha mencionado no Webinar que a fronteira entre ambos está cada vez menos perceptível, para fins didáticos vale muito a pena considerar esses aspectos.

O SEO On Page refere-se a tudo o que está dentro do seu site, ou seja, sobre o que você tem controle. Qualquer vírgula no seu site pode ser analisada do ponto de vista de SEO, mas fiquemos em alguns elementos que eu considero essenciais em SEO.

1. Conteúdo de SEO

O conteúdo é, se pudermos chamá-lo assim, o “elemento” mais importante de seu site. Todos sabem disso, porém poucos sabem escrever um conteúdo de qualidade. O bom conteúdo é aquele que faz marketing por si só, ou seja, um texto ou um vídeo ou uma imagem que todo mundo deseja compartilhar e que traz muita informação. É claro que memes bobos poderiam ser considerados bons conteúdos por alguns, mas seu alcance é restrito às redes socais e blogs de nicho.

Ao escrever conteúdo, pense em chegar ao seu leitor; modificar a sua maneira de pensar e trazer uma informação verdadeira e de qualidade.

Recomendo a leitura dos seguintes artigos:

– Marketing de Conteúdo, por Tullio Bassi

– Manual de Redação de SEO, por Rafael Medeiros

– Link Building e bom conteúdo, por Gustavo Mariano

 

2. Title

O title continua sendo, individualmente, o mais importante dos elementos para o algoritmo do Google. Veja algumas dicas para ter um title otimizado:

1. Foque o title em uma única palavra-chave ou frase;

2. Não tenha titles com mais de 70 caracteres;

3. Não faça keyword stuffing no title;

Pronto, com essas 3 simples dicas você vai conseguir tirar o máximo de proveito desse elemento.

3. URL Amigável

Não que a URL amigável seja um grande fator de rankeamento, ela é antes de tudo um fator de organização e usabilidade de um site, que por sua vez pode interferir direta ou indiretamente no posicionamento de seu sites.

Recomendo simplesmente a leitura do artigo abaixo, que explora todas as possibilidades de uma URL amigável, levando em conta inclusive o impacto em social media que ela pode ter.

– URLs Amigáveis, artigo escrito por mim.

 

4. Arquitetura da Informação

Se há uma aula no curso focada só em arquitetura da informação, não será em um mísero parágrafo que irei esgotar o assunto – aliás, não falo nada e deixo esse parágrafo como um lembrete da importância que tem. Eu considero a arquitetura da informação, junto com o conteúdo, a parte mais importante do SEO On Page.

– Leia este artigo de Arquitetura da Informação, por Rafael Medeiros

– Arquitetura da Informação e SEO, quinta a aula do Curso de SEO

 

5. Usabilidade

A usabilidade é tão importante porque um site que não converte é um site sem função. Afinal de contas, todas as suas estratégias de SEO tem uma meta de marketing, seja tornar a marca mais conhecida ou aumentar o faturamento. A maneira de acompanhar o sucesso de uma estratégia de SEO é estabelecer metas de conversão.

A usabilidade é o passo anterior da conversão. Mais do que isso, a usabilidade torna a experiência de navegação no site algo incrível; se for incrível, seus visitantes retornarão e irão comprar mais vezes seu produto e se lembrarão mais de sua marca.

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