SEOQuake: PageRank, páginas indexadas, backlinks e mais

Por ,
em

SEO QuakeO SEOQuake traz praticamente todas as informações sobre SEO que você precisa ao navegar pelos sites e páginas.

Ao acessar qualquer página da web (isso mesmo, SEO tem de ser um trabalho internalizado em sua navegação), é imprescindível que você se atenha ao PageRank e também ao título da página, e quantos links aquele domínio já recebeu.

Com o SEO Quake, você terá acesso a informações como: PageRank, páginas indexadas no Google e no Bing, Rank do Alexa, Quantidade de Links internos e externos (via Ahrefs ou Open Site Explorer, que devem ser instalados à parte), Densidade de palavras-chave e outras informações secundárias mas não menos importantes.

SEO Quake e Firefox

Embora esteja disponível também para o Google Chrome, sem dúvida o SEO Quake funciona muito melhor no Firefox, pois este browser permite a criação de barras de ferramentas. Veja como ele trás as informações facilmente:

SEO Quake - Barra de Ferramentas SEO

Para um bom trabalho de SEO, é indispensável o uso constante da ferramenta para ir obtendo informações e ir reconhecendo os padrões de um site para outro. Compare dados, saiba o número máximo de informações. O uso do SEO Quake deve ser orgânico, ou seja, se quer aprender SEO você deve usar constantemente o SEO Quake no Firefox!

Para ficar claro:

L = Links que a página recebe;

LD = Links totais apontando para aquele domínio.

Sources de backlink

Desde que o Yahoo! Site Explorer, que trazia ferramentas de backlink foi abortado, os SEOs ficaram um pouco carentes de ferramentas que trouxessem melhores dados de backlink (representados na ferramenta por L e LD) e o SEO Quake passou a trazer dados do SEM Rush, que é uma ferramenta boa para PPC mas não para SEO.

Por sorte, é possível configurar o SEO Quake para mostrar links de outras fontes de dados:

Open Site Explorer – O Open Site Explorer é a ferramenta de análise de backlinks da SEOMoz. Baixe Parâmetros do Open Site Explorer para SEO Quake.

Ahrefs – Ahrefs é uma nova e promissora ferramenta de análise de backlinks. Ela não é de todo gratuita (há uma versão free). Veja como configurar o Ahrefs no SEO Quake.

 Outras ferramentas para SEO

Há outras informações relevantes para o seu trabalho de SEO, que você pode consultar. Eu as considero secundárias, mas vez e outra podem muito bem ser úteis.

  • Rank do Alexa
  • Idade do Domínio (segundo Way Back Machine, do Webarchive)
  • Número de tweets
  • Número de curtimentos no Facebook
  • Whois do domínio
  • Contagem e relatório de links internos
  • Contagem e relatório de links externos
  • Densidade de palavras-chave
  • Diagnóstico SEO do site

Conclusão

Eu recomendo o uso constante do SEO Quake e considero fundamental para quem está trabalhando com SEO há menos de quatro anos. Confesso que hoje não uso constantemente essa ferramenta, mas mesmo assim continuo achando-a fundamental e nunca o Firefox está sem uma versão instalada!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento