SERP Crowding x 7 resultados por página no Google

Por ,
em

Nova SERP do GoogleSe você é um usuário típico do Google, aqueles que fazem ao menos uma pesquisa por dia no maior buscador da internet, já deve ter percebido que as SERP de resultados estão sofrendo algumas variações atípicas ultimamente.

Em junho aconteceu o que podemos chamar de marco 0 dessas novas variações. O que houve foi o que os gringos chamam de “SERP Crowding”, ou seja, um aumento na variação das posições e dos resultados. A grosso modo, o Google passou a exibir mais e novos resultados em posições diferentes com uma frequência que não era prevista pelo SEO.

O gráfico abaixo representa a variação de resultados e posições que acontecia normalmente nas páginas do Google. Observe que a maior variação antes registrada aconteceu no dia 28 de maio e foi de apenas 2.9 novos resultados para a primeira página – não estamos nos referindo especificamente às primeiras posições.

Variação de novos resultados no Top10 do Google

Gráfico 1

Créditos: http://www.seomoz.org/blog/the-bigfoot-update-aka-dr-pete-goes-crazy

Foi exatamente no dia 4 de junho que aconteceu o grande estouro das variações. O motivo para o aumento dos resultados ainda não é totalmente conhecido, mas sabemos que ele influencia diretamente na qualidade das informações mostradas.

Talvez o que o Google esteja buscando é uma forma de mostrar mais resultados para uma única busca de maneira prática e lógica. Imagine a situação como um grande resumo, são tantas boas informações que o julgamento e seleção se tornam ineficientes algumas vezes, então por que não dar chances iguais a todos?

Essa interessante mudança não foi a única nos critérios de avaliação do Google. Logo depois que esse aumento na variedade de resultados diminuiu mais de 5%, uma outra atualização dos algoritmos quase passou despercebida. Até que muitas pessoas ligadas a área de otimização começaram a comentar sobre algo que mais se parecia com um erro do buscador, do que com algo realmente programado pelos algoritmos.

A diminuição no número de resultados exibidos na primeira página aumentou significativamente para pesquisas por marcas e termos que não possuam aglomeração de significados. O gráfico abaixo mostra a mudança drástica que teve início no dia 8 de agosto desse ano.

SERP com menos de 10 resultados

Gráfico 2

Créditos: http://www.seomoz.org/blog/serp-crowding-shrinkage-its-not-your-imagination

Talvez você não saiba, mas sempre existiram páginas com menos de 10 resultados, mas a quantidade não era tão notória como é atualmente. Quase 20% das buscas mostram menos de 10 resultados na primeira página. Algo parecido está acontecendo com as páginas que mostram apenas 7 resultados, uma variação que acontecia em 0.1% das buscas e que agora bate a marca de 18,3% do total.

SERP com exatamente 7 resultados

Gráfico 3

Créditos: http://www.seomoz.org/blog/serp-crowding-shrinkage-its-not-your-imagination

O que estamos tentando entender é a ligação lógica que deve existir entre o crescimento das variações de resultados, com o aumento no número de páginas de apenas 7 resultados. O que parece acontecer é um efeito colateral do “SERP Crowding” que influenciou diretamente na relevância de palavras que remetam a marcas ou termos bastante específicos, como é o caso da palavra “Nike” ou “casas Bahia”.

Essas novas atualizações dos algoritmos está deixando muitos especialistas de cabelo em pé, a razão é o pequeno espaço de atuação disponível para o SEO. Superar essas novas avaliações do Google não é algo possível em poucos cliques, ainda é preciso muito estudo do comportamento e das atuais ações do buscador.

A dica para se prevenir e se manter bem posicionado é sempre estar antenado com os resultados para suas melhores palavras e procurar por variações lógicas que possam ocorrer no posicionamento ou na quantidade de resultados. Se alguma palavra sua que ocupava a 8ª posição for parar na segunda página, ainda não é motivo de desespero. Talvez todas essas mudanças sejam apenas alguns testes que são bem comuns para o bom funcionamento do Google.

Você notou alguma outra estranha variação? Não deixe de nos contar aqui nos comentários e deixar sua dúvida no nosso fórum de SEO.

Um grande abraço

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento