Tenha um perfil seguro no Facebook

Por ,
em

Que as redes sociais estão cada vez mais presentes, isso não é novidade para ninguém mais. Talvez, entretanto, muitas pessoas não entendam a repercussão que um status no Facebook ou um tuíte podem ter.

Há diversos casos de funcionários que perderam seus cargos por conta de polêmicas e, diariamente, milhares de pessoas expõem-se de maneira inapropriada.

É preciso entender que, ao contrário do que parece à primeira vista, tudo o que vier a ser dito em redes sociais pode de alguma forma ou de outra ser lido por todo o mundo; além disso, daqui a 10, 20 ou 100 anos o Facebook continuará a armazenar sua mensagem postada hoje.

Por isso, separamos as dicas mais relevantes para você montar corretamente seu perfil e aproveitar o que de melhor as redes sociais podem oferecer!

Estou sendo apropriado?

A regra primordial é, antes de todas as postagens, fazer-se a pergunta: “isso que eu vou dizer poderia ser lido por todo o mundo, desde a vizinha até o meu chefe? Essa foto é apropriada para eu aparecer para o mundo e não só aos meus amigos?”

Evite informações muito pessoais

De maneira nenhuma publique informações e ideias íntimas (como sentimentos só seus) ou pessoais (como endereço, escola dos filhos, rotina), porque pode ser perigoso para sua segurança assim como vergonhoso para sua pessoa.

Não se exponha, não exponha o outro

O que parece muito óbvio para uns, não é para outros tantos. Exatamente por uma certa falta de bom senso, pais não cansam de expor bebês em milhares de vídeos que circulam na web; filhos reclamam dos pais de maneira aberta, expondo a intimidade da família; adolescentes expõem os amigos de classe em fotos constrangedoras, o que chega a render até processo judicial. Seja responsável, não exponha a si próprio e muito menos ao outro.

Configure as opções de privacidade

Nem sempre é possível seguir à risca todas as dicas acima, por isso é muito importante configurar corretamente suas opções de privacidade e deixar seu perfil no Facebook acessível somente por alguns critérios.

Acesse Conta > Configurações de privacidade, marque a opção  “Somente amigos” e clique em “Salvar”. Assim, suas publicações só estarão acessíveis pessoas que você adicionar. Se achar muito restrito, modifique de acordo com os seus próprios critérios.

Conclusão

As redes sociais proporcionam coisas maravilhosas, mas seu uso pode ser prejudicial caso feito de maneira errada, tanto para uma empresa quanto para uma pessoa. Seguindo as dicas acima, e lembrando-se sempre de ser apropriado à cada situação, você tem tudo para aproveitar o que o Facebook e outras redes sociais têm de melhor, expressando e mostrando-se.

Aproveite e curta a Conversion no FB.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento