Tipos de busca na internet: entendendo as modificações do Google

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Busca GoogleAlguns artigos recentes no blog da Conversion já falaram sobre as mudanças na SERP do Google (a página de resultados de busca), como 7 resultados na SERP e outras alterações. As SERPs diferenciadas estão relacionadas com as diferentes intenções de pesquisa que o Google buscar identificar nos usuários e em resposta fornecer uma SERP com resultados mais relevantes para eles. Vale a pena refletir sobre os tipos de busca para entender as modificações na SERP do Google.

Os tipos de consulta nos mecanismos de busca

No começo dos mecanismos de busca, o cientista Andrei Broder, que trabalhava então no AltaVista e atualmente é cientista do Google, escreveu artigo A Taxonomy of web search (Uma taxonomia da busca na web) que se tornou referência para as pessoas que trabalham com buscas. Broder fez uma divisão em três tipos de consulta: Buscas informacionais – consultas feitas para termos amplos como “China”, “Sistema digestivo”. O objetivo é obter informações sobre um determinado assunto Buscas navegacionais – consultas para descobrir um site ou página específica, por exemplo, o site “YouTube” ou jornal “Estado de São Paulo”. Buscas transacionais– consultas para realizar uma ação específica na internet, por exemplo, uma compra de um notebook, ouvir uma música ou fazer o download de um arquivo PDF. 10 anos se passaram da publicação desse artigo e muito trabalho foi realizado para identificar fatores externos à internet que permitiriam exibir resultados mais relevantes para cada usuário ao invés de um resultado padrão para todas as consultas por uma palavra-chave.

Uma nova classificação da busca na web

Nos últimos anos o Google passou a exibir outras informações na SERP, provavelmente baseado em um novo tipo de classificação mais refinado. Agrupar no mesmo tipo de consulta ações tão diferentes como fazer a compra de um notebook ou ouvir uma música pode dificultar o fornecimento dos melhores resultados para um usuário em poucos segundos. Segue uma hipótese sobre esses novos tipos: Buscas institucionais – seriam as buscas por empresas ou eventos, por exemplo Rock in Rio. Essa SERP exibe sete resultados de sites, mais informações como página no Google Plus, notícias (no meio ou final da SERP), imagens, vídeos. Até o momento que escrevo este post nunca percebi anúncios Adwords nessas páginas, provavelmente porque o Google interpreta como uma busca somente informacional. É possível que isso mude, pelo menos para eventos, porque poderia ser aproveitado para exibir anúncio para ingressos para Rock in Rio, passagem de avião, hotel. Vamos aguardar para ver.

Buscas por Notícias – uma grande quantidade das últimas atualizações do Google, está relacionada com a identificação de um assunto que se tornou notícia e o Google passa a exibir no topo opções de sites de notícias.

Serp Noticias

Buscas por Imagens – a partir do comportamento das pessoas que buscam por uma palavra e depois buscam por imagens para o mesmo termo, o Google tenta evitar um clique desnecessário e passa a exibir imagens na SERP para aquela palavra-chave.

Busca Imagens

Buscas locais – para buscas por empresas locais ou serviços oferecidos localmente como padaria o Google exibe informações geográficas, antecipando a necessidade do usuário que gostaria de ver em um mapa e descobrir a distância de onde ele está.

Buscas Locais

 Buscas por informações específicas– outras SERPs específicas foram lançadas como a de horário de vôos, temperatura em cidades etc.

Busca Temperatura de São Paulo

Serp Voos 65

No Brasil a SERP de resultados de jogos ainda não está ativa, mas nos Estados Unidos é possível saber o placar dos últimos jogos da NBA.

Serp Resultados de Jogos

Buscas por informações com muitas consultas – o Knowledge Graph, ainda aparece pouco no Brasil, mas nos EUA já aparece para consultas por celebridades, locais, pinturas e outros resultados. O objetivo é fornecer as informações básicas que o usuário iria ler na Wikipedia ou em outro site sobre aquilo que desejam conhecer um pouco. Mais uma vez a pessoa tem sua necessidade satisfeita diretamente na SERP e o Google mantém o usuário em seu site. O Knowledge Graph geralmente aparece para palavras-chave que não tem anunciantes. O exemplo abaixo da Madonna é impressionante, além de informações pessoais como nascimento, nome completo, fortuna, filhos, também estão presentes principais músicas, datas e locais dos próximos shows.

Knowledge Graph

 Busca por músicas e vídeos– como já disseram o YouTube se tornou o maior “canal de televisão” do mundo. Isso é uma consequência da crescente busca por vídeos e imagens na internet. Para esse tipo de busca o Google já exibe os próprios vídeos em miniatura no topo, além de links para os sites.

Serp Vídeo Musica

Busca por produtos–  as buscas com intenção de compra de produtos tem integração com o Google Shopping e exibem imagens de produtos com valores, lojas e condições de pagamento. Isso facilita o processo de compra.

Serp Produtos

Buscas por conectividade – quando você digita links:www.meusite.com.br e aparece alguns sites que possuem link para o seu site. Não aparecem todos os links, apenas alguns.

Há ainda outros tipos de busca na web realizadas fora dos mecanismos de busca:

Buscas empresariais –  busca feitas na web como Amazon CloudSearch e Google Apps para achar informações de documentos, planilhas, apresentações que estão nas nuvens. Buscas acadêmicas – consultas por artigos científicos e trabalhos acadêmicos Buscas sociais – buscas em redes sociais para encontrar pessoas, empresas, jogos, conteúdo, o que está sendo falado em tempo real.

Qual a relação dos tipos de busca com o SEO do meu site?

Se a maioria do tráfego orgânico que o seu site recebe é de busca pelo nome da sua empresa, isso não é um bom sinal. Isso quer dizer que você só é encontrado por pessoas que conhecem o seu site e quando buscam por você. Ou seja, se a pessoa busca um produto ou serviço você não aparece. Então você pode ser perguntar, mas como vou concorrer com o Submarino, MagazineLuiza, etc? É exatamente aí que os diferentes tipos de busca e consequentemente, os diferentes tipo de SERP podem ser o caminho para aumentar o seu tráfego. Para os produtos e serviços que você comercializa, qual o tipo de SERP que aparece? Concentre as estratégias de SEO de acordo com o que o Google exibe: Otimização de imagens – pode colocar as imagens do seu site na frente das grandes empresas do mercado. Otimizar as posições no Google Shopping – para aparecer resultados da sua loja na SERP. Otimizar vídeos – crie um canal no YouTube, compartilhe vídeos SERP domination – essa estratégia consiste em posicionar páginas “positivas” quando alguém digita o nome da sua empresa, não aparecendo sites como ReclameAqui. Preste atenção nas mudanças na SERP das suas palavras-chave e pense em formas de aproveitar essas oportunidades. Boa diversão e aumento de tráfego para você.

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