Títulos (title) no SEO: otimização, tamanho e dicas

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Fala galera, tudo bem? Fiquei feliz que vocês gostaram do meu último e primeiro post sobre algumas dicas de SEO. Espero que gostem também deste aqui, ele é sobre um dos assuntos mais importantes na otimização, o title. Olha aí.

O título ou <title>, como é mais falado e conhecido no meio da programação, é considerado no SEO um dos fatores “on Page” mais importantes de qualquer website. Ele se encontra dentro da <head> do HTML e sua edição, quando bem feita para um grupo de palavras ou frases-chaves, pode trazer a otimização que faltava para deixar aquela página nas primeiras posições do Google – para uma palavra-chave importante.

SEO e branding no title

Muitos consideram o title como algo complicado, uma vez que tem que ser atrativo para o internauta nas buscas e ainda mais relevante para os exigentes algoritmos dos buscadores. Já eu, considero essa necessidade como a união quase que perfeita entre o branding e SEO. Por exigir um total equilíbrio entre publicidade e otimização a criação de títulos com as principais palavras-chave não pode ser algo forçado, mas pelo contrário, deve soar natural e ser muito convidativo.

Procure sempre usar no title as palavras certas para mostrar a seus visitantes que seu site tem o que eles procuram, mas isso deve ser feito de uma maneira atraente. Apenas usar boas palavras-chave pode ser muito bom para o posicionamento do site, mas não é nada atrativo para o visitante. E por outro lado, frases publicitárias são ótimas para atrair e convencer clientes, mas, acredite, os robôs do Google não ligam muito para elas.

O tamanho do título

Na hora de criar o <title> a maior dúvida é saber qual o tamanho certo para ele e o número de palavras-chave para usar. Alguns SEOs dizem que até 70 palavras é o ideal, mas aprendi trabalhando com otimização de sites que usar apenas 64 caracteres costuma ser mais que suficiente. A explicação principalmente na estética, já que usar o menor número de caracteres evita o problema da imagem a baixo, o que torna a vida do usuário mais fácil e aumenta a relevância da página.


Já quanto ao número de palavras-chave, é sempre indicado usar uma única palavra ou até mesmo 2 no máximo, a não ser que seja imprescindível ser maior. Não existem entretanto provas de que usar mais de uma palavra ou frase no mesmo title pode aumentar a relevância de seu site, na maioria das vezes  isso pode ser considerado Keywords Stuffing. A dica para quem identificou várias palavras-chave, é usa-las em diferentes páginas, assim pode otimizar um maior número de titles e aumentar o CTR através de vários caminhos.

Menos é mais

Como uma das regras da otimização do title para aumentar as visitas, temos que menos é melhor do que mais. Seja sempre focado e objetivo na criação de sua title, passe a mensagem de forma curta e direta. Um bom exemplo de objetividade é o do caso a baixo:

Imagine uma empresa que ofereça curso de  programação Java, além de consultoria e análise de sites. Para a otimização ela poderia muito bem encher o title com todos os serviços que ela oferece.

<title> Cursos de programação Java – Consultoria em sites Java e análise de programação Java | Marca. </title>

O title ficaria enorme e com certeza passaria todas as informações sobre o que a página trata, mas não seria nem um pouco atraente aos olhos do consumidor. Então, a melhor forma de fazer essa otimização seria usar em diferentes páginas todas as palavras relacionadas a seu conteúdo, o que atribuiria qualidade, além de concentrar todos os benefícios do SEO de uma forma sucinta e bem prática.

<title> Curso de Java – aprender Java é fácil | Marca </title> Página 1

<title> Consultoria em Java | Marca </title> Página 2

<title> Análise de Sistemas Java | Marca </title> Página 3

Check list do title


Para resumir de forma simples e fácil para você, vou listar um “checklist” com os 6 principais passos para tornar seus títulos otimizados e ganhar as posições que você precisa.

  • O title deve condizer com o conteúdo – o primeiro passo é verificar se seu title condiz com o conteúdo da página. Isso é muito importante para o Google, caso contrário, ele pode entender como alguma tentativa de manipulação dos algoritmos e punir ou banir sua página no buscador.

    Palavra-chave mais importante à esquerda – Verifique se a sua palavra-chave mais importante está à esquerda, pois as pessoas lêem em “F”. Evite colocar sua marca à esquerda, pois isso não ajuda muito a seu site ter mais cliques. A marca deve estar à esquerda somente na home de sites cuja marca seja mais importante que a palavra-chave otimizada na home.

  • Mantenha um padrão (coerência) – coisas novas nem sempre atraem o consumidor, ainda mais no “perigoso” mundo da internet. Por isso crie padrões de construção para seu title, eles vão deixar os consumidores à vontade, além de cativar sua atenção e dar motivação ao clique do internauta.

Bons padrões para title:

<title> Palavra-chave | Marca </title>

<title> 1ºPalavra-chave + Branding| Marca </title>

<title> Palavra-chave + 2º Palavra-chave + Branding | Marca </title>

  • Títulos sucintos – Nada de frases gigantes ou muitas palavras. Lembre-se que em suas páginas de resultados para qualquer pesquisa, o Google só exibirá 64 caracteres do title e estar dentro deles é a melhor forma de passar às informações necessárias aos visitantes.

  • Títulos únicos – Não use sempre o mesmo title em todas as suas páginas do site. Otimize por categorias ou assuntos, sempre usando palavras-chave condizentes com o conteúdo da página.

  • Testar novos títulos gradativamente – E por último, nunca mude todos os titles de uma única vez. O ideal é fazer o teste em duas ou três páginas e esperar pelo resultado positivo. Assim você evita correr o risco de não conseguir reverter o quadro, caso perca algumas posições.


Esses são os principais passos para otimização dos títulos, não tenha medo de arriscar e busque sempre a melhor forma de atingir a atenção das pessoas. Use e abuse das ferramentas Google Keyword Tool e Google Analytics, para encontrar facilmente as melhores palavras para o seu negócio.

E para ajudar ainda mais na otimização do <title> e no aumento das visitas, você pode conferir nossa vídeo-aula onde o assunto é tratado pelo  Diego Ivo.

E ai curtiu o post? Você usa algum tipo de estratégia diferente para otimização do Title? Deixe seu comentário aqui em baixo e visite nosso Fórum de SEO para tirar qualquer dúvida de SEO.

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