Video SEO – otimização de vídeos no Youtube

Por ,
em

Video SEO
Se você é da área de otimização ou somente gosta de ler a respeito, já deve ter ouvido falar da otimização de vídeo. Essa prática pouco conhecida no Brasil tem apresentado bons frutos no Youtube, principalmente para canais corporativos ou campanhas de produtos e serviços.

Fazer um vídeo ficar em primeiro lugar no Youtube não é muito fácil, mas como em todo o SEO, existem algumas medidas a se tomar para facilitar a indexação de forma mais eficaz nos mecanismos de busca.

O SEO vídeo pode ser dividido em duas partes, a primeira envolve os chamados “fatores controláveis”, já a segunda parte é formada por fatores diretamente ligados aos cálculos dos algoritmos dos buscadores.

Fatores controláveis da otimização de vídeos

Assim como no SEO onpage, a otimização de vídeos implica no uso correto das tags de identificação e descrição. Para exemplificar alguns dos passos a baixo vou usar o vídeo do #OpenSEO que está em primeiro lugar no Youtube para a palavra SEO.

Conversion em primeiro lugar

 

1. Título do vídeo

Título SEO video

Da mesma forma que na otimização de páginas, o title do vídeo deve ser escrito de forma a descrever e resumir de forma contextual todas as informações do arquivo. Ainda é possível e indicado que seja feito o uso de palavras-chave nesse título, mas não em excesso.

Como você pode ver, o título de nosso vídeo é rico de palavras-chave relacionadas ao assunto principal do vídeo, o SEO.

2. Tags

O segundo fator controlável desse tipo de otimização, as tags. Elas são muito úteis para enriquecer a descrição do seu vídeo, além disso, você pode aproveitar essa função para adicionar algumas outras variações das palavras-chaves relacionadas ao assunto do seu canal.

3. Descrição do Vídeo

Descrição otimização video Conversion

 

descrição do vídeo envolve esses mesmos fatores. É raro encontrar um vídeo no Youtube ou em qualquer outro site que possua uma descrição rica em detalhes. Entretanto, esse é um dos principais fatores levados em consideração pelos algoritmos para a classificação do vídeo.

Construa uma descrição que realmente resuma o vídeo que o usuário está prestes a ver. Ela deve funcionar como uma “meta Description” de uma página na web. Faça o uso de suas principais palavras-chave, mas faça com que pareça o mais natural possível. Um ou dois links também são bem vindos em sua descrição, o que pode aumentar a visita a páginas de seu site e criar melhor experiência para o usuário.

4. Transcrição de Vídeos

Quantos vídeos você já viu que possuam a transcrição do áudio disponibilizado? Realmente são poucos os que aproveitam essa oportunidade oferecida pelo Youtube. Mal sabem eles que essas transcrições que podem ser enviadas juntamente com o vídeo no momento de upload, fazem diferença significativa no momento de rastreamento e classificação.

O próprio Youtube faz essa transcrição para você. Talvez tenha alguns problemas nas transcrições em português, mas nada impossível de corrigir. Vale a pena o esforço se você realmente deseja estar em primeiro lugar nos resultados do Youtube.

5. Autoridade do canal

O quinto e último fator totalmente controlável da otimização de vídeo é a autoridade do seu canal. Esse fator diz respeito ao controle de qualidade que se deve ter ao adicionar vídeos ao seu canal. Tente criar uma base de classificação para seus vídeos, somente assim será possível criar uma identidade para seu canal e mostrar aos algoritmos a relevância dos seus vídeos.

Os comentários também mostram as interações do público com seu canal. Portanto sempre responda os comentários de seus vídeos, e realize periodicamente uma limpeza de spam que podem atrapalhar o desenvolvimento de sua otimização.

Segunda etapa da otimização de vídeos

Otimização de vídeos - SEO videoEssa segunda etapa é muito parecida com o que chamamos de segundo ciclo do SEO, é a etapa de otimização offpage. Isso quer dizer que ela envolve fatores como linkbuilding, compartilhamento e integração do conteúdo.

Poucas pessoas e até mesmo agências especializadas sabem que o link building para vídeos é extremamente importante, tanto para a classificação no Youtube, quanto para o posicionamento na SERP do Google. Portanto, de atenção redobrada aos links internos que você pode adicionar à descrição do vídeo, e também aos externos que podem e devem ser adicionados no seu blog ou site corporativo.

Use guest blogs para aumentar a divulgação do vídeo e conseguir aqueles backlinks tão importantes para o SEO. Isso faz com que entremos em outro fator dessa segunda etapa, o fator do compartilhamento.

As redes sociais são, hoje, uma das mais eficazes e rápidas ferramentas de compartilhamento. Milhões de pessoas podem ficar sabendo do seu vídeo em questão de minutos, por isso não deixe de postar seus vídeos no Facebook ou Twitter e sempre enviar com a URL do Youtube. Lembre-se que quanto mais visualizações, maior será sua importância para o Google.

A questão de integração do conteúdo é muito discutida no SEO, no caso dos vídeos não é diferente. O Youtube oferece a ferramenta de criar códigos de embed para você integrar uma janela do vídeo em qualquer site. Isso aumenta ainda mais as chances de viralização do seu vídeo e faz com que o número de compartilhamento cresça significativamente.

Por último, sempre lembre os usuários que assistirem o seu vídeo de clicar no “Gostei ou Não gostei”. Esse clique mostra ao Youtube qual a relevância que os visitantes estão repassando ao seu vídeo e influencia diretamente no posicionamento.

Estratégia de otimização para vídeos

Montar uma estratégia de otimização para seus vídeos é uma tarefa muito importante. Existem dois caminhos que você pode seguir, o primeiro é adicionar e realizar a otimização do vídeo na sua própria página e assim atingir um maior número de trafego. A outra opção é realizar a otimização no Youtube e tirar vantagens do aumento das visualizações e, consequentemente, o posicionamento do seu vídeo.

A estratégia mais recomendada indica que essa otimização seja feita diretamente no canal do Youtube. Assim, você possuirá um maior controle sobre todos os metadados necessários para a otimização, além de estar exposto a um maior risco de viralização.

Depois que seu vídeo atingir uma grande quantidade de views, está na hora de fazer a integração desse arquivo no seu site. Desta forma, as duas plataformas que podem usufruir da relevância que já foi repassada ao vídeo.

Também é importante e muito indicado que até mesmo no seu site exista uma transcrição do vídeo com as principais palavras do arquivo. Se não for possível a transcrição do áudio, é indicado que você escreva um pequeno resumo com todas as informações que representem o contexto do vídeo.

A duração do vídeo também tem valor para o Google. Vídeos muito longos podem diminuir a taxa de pessoas que assistem até o fim. É recomendado até 3 minutos, mas claro que ultrapassar em alguns minutos não fará diferença se a qualidade do vídeo é alta.

Sitemap para vídeo

Sitemap para vídeosAssim com as páginas, os vídeos que estão anexados em site podem não ser identificados corretamente pelos rastreadores do Google. Por isso é importante criar um sitemap para vídeos e garantir que os algoritmos do buscador encontrem todas as informações e caminhos referentes a cada um dos seus vídeos.

Para construir seu sitemap, cada URL deve conter o título, a descrição, a URL da página de reprodução, a URL da miniatura e a localização do arquivo de vídeo bruto (SWF).

É importante que cada um dos comandos que você construir contenha no máximo 50.000 entradas. Caso seu site possua mais de 50 mil vídeos, uma alternativa é fazer o envio de vários sitemaps acompanhados de arquivo de índice de sitemaps.

Os arquivos suportados para leitura pelos algoritmos do Google são vários e envolvem os principais como .wmv, .avi, .flv e também .mpeg.

Para criar com mais facilidade seu sitemap de vídeos existe uma ferramenta para WordPress que realiza essa ação de forma automática. O procedimento é muito simples, basta você instalar o Google XML Sitemap for Videos e solicitar a criação dando prioridade também para os vídeos indexados ao seu site.

O Google Web Master Help lançou uma série de vídeos sobre o assunto que pode ajudar você a tirar o máximo de benefícios do sitemap de vídeos. Assista a baixo e não deixe de comentar.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento