Você não consegue fazer Link Building White Hat?

Por ,
em

Link Building White HatAlguns iniciantes em SEO ficam perplexos ao descobrir que faço link building, de fato, como explico nos artigos que escrevo ou conforme ensino nas vídeo-aulas do curso de SEO. Em última análise, está praticamente tudo dito, mas o que faz diferença em uma tática é a criatividade que podemos empenhar para conseguir mais e melhores links. A teoria é sempre a mesma para o site de meu cliente e para os seus concorrentes, por isso procuro pensar em uma forma criativa de conseguir links e a cada dia garanto que podemos nos surpreender.

Após aprender link building na teoria, é preciso levar o conhecimento à prática, de uma forma realmente prática e não teórica. As pessoas não conseguem, muitas vezes, fazer link building pois ficam excessivamente na teoria e esquecem que as pessoas linkam porque gostam de algo. Simples assim: as pessoas linkam porque gostam, não porque você está fazendo link building.

É uma dura verdade para muitos, eu sei, pois ao me perguntarem sobre como fazer link building esperam como resposta um segredo ainda oculto. O fato de não haver nem atalhos nem segredos e sim muito trabalho, muita atenção, deixa-os desolados…

Quer dizer, digo a eles, há um atalho, que é fazer Black Hat – mas esse também é um atalho para sites serem punidos.

As 3 únicas técnicas de link building

Como vocês sabem, todas as técnicas de Link Building em SEO se resumem basicamente a estas três:

Link Bait: trata-se da criação de um ativo linkável, ou seja, um conteúdo em suas diversas formas (texto, música, vídeo, produto, infográfico, etc.)  que será linkado pelo que ele causa de interesse, pela necessidade que outro site tem de se referenciar a você espontaneamente, em forma de link.

Prospecção de Links: trata-se de você entrar em contato com proprietários de sites, blogueiros e editores de sites, oferecendo algum conteúdo de qualidade em que você pode trabalhar um link para seu site ou sugerir algum link para o seu site (por exemplo, no site de seu fornecedor ou num guia de empresas de seu segmento). A prospecção torna-se muito mais eficiente quando a pessoa que prospecta é bem relacionada.

Link Building Híbrido: por fim, trata-se de um híbrido de link bait e prospecção que ocorrem ao mesmo tempo; seu conceito é muito simples e consiste não só em ter um link bait, mas em prospectar e contatar editores de sites que poderiam se sentir mais instigados a linkar sua página, principalmente por desconhecer que poderia oferecer um link de qualidade aos seus leitores.

Em todos os casos percebe-se que é preciso ter um site de qualidade com conteúdo de qualidade. Sem conteúdo de qualidade, sem criar interesse, não há a menor chance com SEO.

Dito isso, fica a pergunta: por que SEOs se sentem tentados a comprar links? Por que SEOs iniciantes acham que há muito mais além disso? Seria preguiça, falta de imaginação ou desconhecimento da Internet?

No próximo artigo, vou compartilhar dicas realmente simples que você pode usar em suas estratégias de link building, mais especificamente para sites comerciais, que é a maior dificuldade da maioria.

Até lá!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento