Importância dos Experimentos em um Site

Experimentos de site permitem aumentar as vendas simplesmente por ter uma versão melhor da página. Quanto mais experimentar, maiores poderão ser as vendas.

ExperimentosAs empresas que procuram estar à frente dos concorrentes sabem que é preciso arriscar, testar possibilidades e, claro, ter uma base científica para mensurar o impacto de cada uma dessas ações.

Quem não começa uma coisa nova fica preso às ideias e preconceitos do passado, e o mesmo vale para uma empresa. Quando pensamos em um website, a coisa não é diferente: precisamos testar diversas versões de uma mesma página para saber qual a versão que irá vender mais. Páginas muito semelhantes podem ter diferença de até 300% na taxa de conversão.

É nesse contexto que surgem os experimentos de site, sob o nome de Otimização de Conversão (CRO), realizando testes e de modo a gerar impactos positivos, mas sempre dispostos a verificar que alguns dos experimentos não vão dar certo.

Experimento com metodologia científica

Realizar experimentos no site não é coisa de nenhum cientista maluco que está disposto a pôr tudo a perder. Muito pelo contrário, eles são feitos exatemente por gestores de marketing que dão valor ao ROI.

No contexto do marketing de conversões os experimentos são justamente para aumentar as vendas de um site ou empresa, sem aumentar o número de visitas. Este caminho não apenas é possível como está também ao seu alcance.

Considerando uma mesma quantidade de pessoas que chega à página, basta aumentar a taxa de conversão (proporção de pessoas que compram) para aumentar as receitas. É possível aplicar as técnicas de CRO, também, para aumentar o ticket médio de um pedido, no caso de e-commerce.

Aumentando a receita em 30%

Empresas como Amazon, eBay e Dell há mais de uma década investem em CRO, o que podemos dizer que foi um dos responsáveis pelo seu crescimento, pois valorizou ao máximo cada visita que chegou ao site.

Para analisar como o CRO é poderoso, basta pensar no caso de um e-commerce que fatura R$1mi mensalmente e tem uma taxa de conversão de 1%. Otimizando a conversão para que ela chegue a “módicos” 1,3%, teríamos um aumento na receita na ordem de R$300 mil por mês.

Por incrível que pareça, a taxa de conversão média do e-commerce brasileiro é inferior a 1%, enquanto um número aceitável e possível de se alcançar é de 2%. O e-commerce brasileiro precisa aumentar a sua taxa de conversão para continuar a crescer.

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