Metodologia de CRO

Uma Consultoria de Converstion Rate Optimization (CRO) exige agilidade e rápido planejamento, por isso utilizamos a metodologia proposta por Eric Ries em seu livro The Lean Startup, que prevê ciclos extremamente rápidos (no máximo semanais) de experimentos e aprendizados.

Essa metodologia prevê apenas 3 passos muito simples de entender e que precisam, por outro lado, de um time dedicado para conseguir levá-los à risca e dentro do cronograma: implementar > medir > aprender. Veja abaixo como funciona cada uma das etapas.

1. Implementar

O passo 1 é o mais simples e consiste basicamente em implementar no site as alterações previstas pela equipe de CRO. As implementações devem ser sempre mensuráveis e por isso trabalhamos com Testes A/B, que permitem uma mensuração científica dos testes implementados.

Cada implementação é um experimento, que testaremos cientificamente uma hipótese em busca de uma resposta que a princípio ou não sabemos ou intuímos. Por isso, quando falamos em CRO estamos falando em testar, testar e testar.

2. Medir

A mensuração é muito importante em um trabalho de CRO, porque estamos falando de um estudo científico. Os números devem falar por si mesmos e, em cada experimento, devem ser acompanhadas métricas como:

  • Taxa de conversão;
  • Taxa de rejeição;
  • Número de formulários preenchidos;
  • Ticket médio e número de pedidos, no caso de e-commerce.

De acordo com os resultados da mensuração, um experimento será considerado positivo ou não. No caso de ser positivo, deverá ser mantido no site e novamente validado com todos os usuários, caso tenha sido testado com um grupo específico.

3. Aprender

É fundamental manter uma base de conhecimento das estratégias de CRO, para que os novos experimentos levem em conta os anteriores. Por isso, a cada ciclo iremos definir um aprendizado – esta é a parte subjetiva da estratégia de CRO.

É também da etapa de Aprendizado que iremos partir para o reinício do Ciclo, com uma nova implementação. Em um estágio maduro de uma consultoria de CRO as implementações partem todas da experiência adquirida, acumulada e transformada em cultura da otimização de conversão.

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