Aumento da Taxa de Conversão

Muitas vezes, o que seu site precisa não é de mais visitas, mas sim aumentar a taxa de conversão e gerar mais vendas. Isto é Conversion Rate Optimization (CRO).

Para quem desconhece, taxa de conversão é a proporção de pessoas que realizaram uma compra ou entraram em contato em relação ao número total de visitas. Ou seja, com a taxa de conversão de 1% em um e-commerce, de cada 100 visitantes 1 realizou uma compra; se a taxa de conversão fosse de 2%, de cada 100 visitantes 2 realizariam uma compra.

Com o avanço do marketing online, chegamos ao ponto antes inimaginável de escassez do tráfego qualificado. Isto pode ocorrer quando o tráfego possível de links patrocinados chegou ao seu limite ou estamos nas primeiras posições para praticamente todas as palavras-chave, ou ainda o investimento em novo tráfego não vai significar ROI.

O aumento da taxa de conversão é, claro, sempre muito bem-vindo mas faz muito mais sentido quando estamos trabalhando com sites estabelecidos ou, ao contrário, startups que estejam no momento de alavancagem e precisam descobrir seu motor de crescimento.

Aumento proporcional à receita

Consideremos um site de e-commerce que tenha um faturamento mensal de 1 milhão de reais e uma taxa de conversão de 1%. A taxa de conversão é uma métrica diretamente relacionada à geração de receita, de modo que se ela aumentar ou reduzir irá impactar diretamente nas receitas dessa loja virtual.

Considerando esse faturamento de R$1mi e taxa de conversão de 1%, o aumento simples da taxa de conversão em 0,15% significaria em um aumento da receita também em 15%, ou seja, em R$150.000,00/mês. Com a Otimização de Conversão, conseguimos aumentar as receitas da empresa sem gastar mais um centavo em mídia.

O CRO poderia estar focado, ainda, em aumento do ticket médio, para aumentar o valor médio de todos os pedidos de um e-commerce, o que novamente geraria resultados positivos no faturamento mensal do e-commerce.

Metodologia científica

A Conversion Rate Optimzation consiste em aplicação de uma metodologia para melhorar a taxa de conversão de um website, através de experimentos. Sabemos que são diversos os motivos que levam uma pessoa a solicitar um orçamento ou a comprar em um e-commerce, e que eles variam de site para site, portanto o CRO surge para descobrir através de uma metodologia científica o que irá gerar mais conversões.

Com CRO você pode aumentar sua receita sem gastar mais em mídia.

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