Testes A/B

Testes A/B são uma técnica muito poderosa para melhorar a taxa de conversão de um site e aumentar, assim, as vendas. Possuem um conceito muito simples: comparar duas versões de uma mesma página para uma amostragem equivalente de visitantes de um website.

Os Testes A/B surgiram provavelmente com os catálogos de produtos enviados por correio. Os produtores desses catálogos resolveram testar pequenas variações de um mesmo catálogo para saber quais deles representariam um número maior de vendas. Para averiguar o sucesso de cada um deles, avaliavam a receita gerada para cada um dos grupos.

O poder de testar duas versões

A intuição termina quando começam os testes científicos.

Os Testes A/B funcionam quando testamos duas versões muito semelhantes de uma mesma página e com um quantidade equivalente de usuários. Por exemplo: vamos dividir as visitas de um página que recebe 2 mil visitas por semana em 2 grupos de mil cada um; para o primeiro, vamos exibir o botão de “Adicionar ao carrinho” na cor vermelha, enquanto para o segundo grupo vamos exibir um botão semelhante na cor verde. A mensuração dos resultados irá dizer qual das cores é mais efetiva.

Os Testes A/B devem ser aplicados ininterrupta e sistematicamente em website, através de uma metodologia (link), à procura das versões que mais produzirão lucros. Quanto mais testes aplicar, mais conhecimentos se possuem e maior é o poder de otimização das conversões.

Por que sempre testar

Realizar Testes A/B uma única ou poucas vezes pode se traduzir em resultados positivos, mas nada comparado a fazê-los sistematicamente. Grandes sites dos EUA, como por exemplo eBay, Amazon e Dell, têm departamento de CRO (Conversion Rate Optimization) há mais de uma década e conseguem assim ter uma taxa de conversão maior do que a média dos sites.

Cada Teste A/B que se realiza pode significar em um pequeno aumento na taxa de conversão de um website, mas quando aplicados semanalmente ao longo de um ano irão resultar em um aumento muito significativo nas receitas de um site.

As companhias que mais inovam e melhor conseguem gerir a inovação estão constantemente testando e, pela quantidade exaustiva, aceitam testar praticamente todas as hipóteses, das mais óbvias até as mais estapafúrdias. E, para nossa surpresa, muitos testes que pareciam inaceitáveis tornam-se extremamente eficientes.

Um teste de cada vez

Mas se é importante testar, é indispensável que se realize apenas um Teste A/B por vez, para não trabalhar com uma amostragem viciada que invalidaria em partes os futuros testes.

Ao realizar um único teste, você terá o controle das variáveis e saber o que impactou no aumento das conversões, o que foi neutro e até o que foi negativo – é pré-requisito estar disposto a errar em alguns experimentos, para acertar em outros e assim aumentar as vendas.

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