Usabilidade

UsabilidadeUsabilidade é a arte de criar uma experiência incrível e extremamente simples de navegação em um website, sempre com foco num fácil acesso ao conteúdo desejado assim como no aumento da taxa de conversão. O fato é que bons sites convertem mais do que sites ruins e, como “bom” e “ruim” nesse contexto são valores subjetivos, precisamos de uma ciência que ateste a real qualidade de um site.

Quem manda na usabilidade é a maior quantidade de usuários, ou a proporção deles que é formada de clientes que mais consomem no website.

Usabilidade e CRO

A usabilidade está diretamente relacionada à taxa de conversão de um website, porque quanto mais fácil e empolgante a experiência de compra, mais vendas haverá nesse website. Facilidade de navegar em um website é sinônimo de usabildiade, e usabilidade é pré-requisito para uma pessoa comprar em um site.

Entretanto, nem a usabilidade nem o CRO são feitos de regras absolutas e tudo, absolutamente tudo, deve ser testado levando em conta os resultados.

Mas fique tranqüilo, pois foram inventados os experimentos de CRO, que permitem a melhoria científica de seu website, sempre com foco no aumento das receitas. Com usabilidade aplicada ao CRO, é possível aumentar a receita de uma loja virtual sem ter de aumentar o investimento em mídia.

Portanto, a relação custo x benefício do CRO é extremamente positiva.

Pense em cada dispositivo

Usabilidade SmartphoneHoje há uma profusão de dispositivos que os clientes usam para conectar-se ao seu website: são desktops, notebooks, netbooks, smartphones e tablets. Será que a experiência de navegação em seu site é igualmente satisfatória em cada um desses dispositivos? Será que você não está perdendo vendas porque as pessoas não conseguem comprar?

Como o cliente quer comprar em seu website e conhecer seus serviços, esteja ele com o notebook ou com o smartphone, é preciso que seu site seja o mais simples de usar tanto numa plataforma quanto na outra. Além disso, como estatisticamente os públicos de smartphone e de notebook representam grupos distintos pode ser indispensável criar conceitos e experiência de navegação exclusivos para cada um deles.

Nestes pontos, a usabilidade e o CRO (Conversion Rate Optmization) são indissociáveis. Por isso, o CRO também deve ser desenvolvido levando em conta a usabilidade para cada dispositivo, que vai gerar impacto na taxa de conversão.

Dicas de usabilidade

Se você quer melhorar a usabilidade de seu site e converter mais, veja dicas simples de usabilidade que separamos para você e que podem aumentar (e muito) as conversões e experiência de uso de seu site.

  • Seja claro em seus textos e imagens;
  • Deixe o link sempre visível, com um sublinhado e cor que o diferencie do restante do texto;
  • O site deve carregar o mais rápido possível, pois cada segundo de demora pode significar milhões de reais de prejuízo em um ano;
  • Reduza os tamanhos de suas imagens;
  • Use “call to actions”, que são botões que deixam clara a ação que a pessoa deve realizar (ex.: “Compre agora”, “Solicite orçamento”, “Fale Conosco”.)
  • Destaque as informações mais importantes em seu site (ex.: coloque em ênfase a vantagem de seu produto);
  • Quanto menos etapas, melhor: reduza o tempo que a pessoa leva para chegar a uma conversão;
  • Em formulários de contato, não solicite dados que não sejam estritamente necessários.
  • Evite sites carregados e imagens muito “artísticas” e “estilosas”: o simples sempre prevalecer.
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