Consultoria SEO: entenda como ela funciona e se está no momento de contratar uma

Diego Ivo
Diego Ivo

Consultoria de Search Engine Optimization (SEO) é responsável por ajudar empresas a aumentarem seu tráfego de busca orgânica e sua autoridade nos mecanismos de busca, como o Google.

O funcionamento de uma consultoria de SEO é um dos temas que mais geram dúvidas em marketing digital, especialmente em gestores que vêm a necessidade de potencializar seu canal orgânico e sua transformação digital, mas não sabem exatamente por onde começar.

De fato, é fundamental ter um esforço bem direcionado para a busca orgânica, porque ela está cada vez mais importante, possui maior confiança do consumidor e responde por mais de 1/3 do tráfego de sites brasileiros.

Além disso, uma boa consultoria de SEO ainda é capaz de evitar punições pelo Google, já que esse tipo de penalidade se tornou mais frequente conforme o algoritmo se atualiza.

Quer saber como funciona uma consultoria de SEO? Então leia este artigo feito especialmente para você.

O que é uma Consultoria em SEO?

A Consultoria em SEO é o termo pelo qual, geralmente, o mercado se refere à prestação de serviços de otimização de sites para mecanismos de busca (SEO).

Apesar de o termo consultoria se referir a uma atividade meramente consultiva, isto é, sem “mão na massa”, muitos prestadores de serviços irão tanto auditar, quanto planejar e executar.

Uma dor muito grande do mercado é a ausência de execução das estratégias propostas, afinal de contas não é toda empresa que detém todas as competências necessárias para executar plenamente uma boa estratégia de SEO – mas nem todos os casos são assim, como você verá ao longo deste conteúdo.

Como é feita uma consultoria de SEO?

O escopo de uma consultoria irá variar de acordo diversos fatores e especificidades da empresa, que vão desde o momento da conta, até orçamento e prioridades de negócio.

Aqui na Conversion, nossos serviços de SEO incluem toda a auditoria, planejamento e execução, contemplando as seguintes frentes, que acreditamos ser as ideais para uma consultoria completa:

  • Análise de Mercado e Concorrentes
  • Análise e Auditoria Técnica
  • Análise de Performance
  • Planejamento Estratégico
  • Implementação de Melhorias Técnicas
  • Criação de Conteúdo
  • Link Building e Data-Driven PR
  • Gestão de Performance & Business Intelligence
  • User Experience

Além disso, não necessariamente todas as etapas serão realizadas simultaneamente; acreditamos que se obtêm mais resultados priorizando as ações que serão mais eficientes.

Agora que já entendeu o que ela faz, entenda se realmente você precisa de uma consultoria.

Sua empresa realmente precisa de uma consultoria de SEO?

Pelas nossas experiências, nem todas as empresas que acreditam precisar de uma consultoria de SEO, de fato, precisam.

Apesar de o SEO gerar um tráfego não-pago extremamente qualificado, ele é resultado de uma série de ações focadas na experiência do usuário e nos mecanismos de busca.

Essas ações envolvem investimentos signifcativos, e por isso o SEO pode ser limitante para micro e pequenas empresas, especialmente se terceirizado.

(Se este for o seu caso, recomendamos que você mesmo comece seu SEO; inclusive, disponibilizamos este curso gratuito de SEO.)

Por outro lado, médias e grandes empresas obtêm muitos resultados positivos com SEO, tanto com relação ao tráfego orgânico quanto à própria autoridade da marca.

Entenda o papel da busca orgânica no seu funil de vendas

Para contratar uma consultoria de SEO, é importante que as empresas saibam exatamente qual o papel do tráfego orgânico em sua estratégia ou realizem um benchmark para identificar como os seus concorrentes têm agido.

Este ponto é muito importante porque o funil de vendas digitais está cada vez mais complexo e é importante conhecer o papel de cada mídia dentro de cada etapa.

Em alguns casos, a busca orgânica será a mídia de conversão; em outros, irá gerar awareness e consideração. Por isso, é importante ter um planejamento com funil de vendas.

É com este planejamento macro do marketing digital que cada um dos canais, inclusive o orgânico, irá entregar sua melhor performance.

Como escolher a sua consultoria de SEO?

A partir do momento em que você, como gestor de marketing, já entendeu que o tráfego orgânico é fundamental para seu negócio, chegou o momento de escolher uma consultoria de SEO.

Mas como fazer isso?

Aqui, vale a citação de Kotler, o pai do marketing moderno:

“As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas.” (Philip Kotler, guru do marketing)

Pensando nisso, você pode considerar três aspectos principais:

3 pontos principais para avaliar em uma consultoria de SEO

1. Experiência, Estrutura e Cases da Agência: se você busca os melhores profissionais de SEO, precisa mapear as maiores agências de SEO, verificar as marcas que ela atende, o seu tamanho (agências maiores costumam ser validadas por outros clientes) e, claro, seus cases de sucesso.

2. Execução: pelo nosso entendimento, a execução é determinante para o sucesso de SEO, assim como a estratégia; acreditamos que a melhor execução vai contar com profissionais especializados em cada uma das frentes: planejamento, outros em parte técnica, outros em conteúdo e outros em link building.

2. Custo x Benefício: diante de todas as frentes que envolvem o SEO, você precisará avaliar o custo x benefício. Naturalmente, uma agência que ofereça toda a estrutura necessária para a execução, também poderá ter um custo mais alto, assim como maior valor agregado.

Qual o escopo ideal de um Projeto de SEO?

O escopo para SEO, assim como o investimento de um projeto de SEO, são dúvidas extremamente comuns.

Porém, não há um custo específico e padronizado para serviços de SEO, isso porque os esforços de SEO irão variar de mercado para mercado, de estratégia para estratégia, de budget para budget.

Nesse sentido, o melhor caminho é partir de um budget, entender o escopo que pode ser entregue dentro deste limite, e o quanto ele é suficiente para atingir os seus objetivos.

Para você ter uma ideia, os custos de um projeto irão variar, basicamente, conforme as seguintes variáveis:

  • Quantidade de conteúdos produzidos
  • Esforços de Link Building
  • Horas técnicas de profissionais envolvidos

Conclusão

Como você pôde ver, no mercado não há um padrão de escopo de consultoria de SEO, mas de modo geral são contempladas as seguintes competências:

  • Análise de Mercado e Concorrentes
  • Análise e Auditoria Técnica
  • Análise de Performance
  • Planejamento Estratégico
  • Implementação de Melhorias Técnicas
  • Criação de Conteúdo
  • Link Building
  • Gestão de Performance & Business Intelligence

Para escolher o melhor parceiro e melhor escopo para o seu negócio, avalie o parceiro que será responsável pela entrega, seu budget e, das competências acima, quais irão mais agregar para o seu negócio.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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