Conversões

Há muitas métricas importantes em um website, mas sem dúvida nenhuma a mais importante delas é a taxa de conversão.

Essa métrica indica os resultados efetivos gerados por uma estratégia de marketing digital, como SEO ou Google AdWords, permitindo reforçar as ações que trouxeram melhor ROI. Focar em conversões é dar uma direção correta às suas estratégias e sua maneira de enxergar a performance.

Se você utilizar qualquer outra métrica primordial que não seja a conversão, sua estratégia de marketing estará fadada a gerar muitos números, que à primeira vista podem até parecer muito bons, mas não irá gerar retorno sobre o investimento (ROI). Ou perderá dinheiro.

Aumentando sua taxa de conversão

Obviamente, o caminho entre o clique e a conversão em uma venda ou um lead (formulário de contato enviado) é grande.

É fundamental, portanto, acompanhar todos os os passos, com funis de meta, análise de navegação na página, análise de estatísticas de heatmap, realizar testes A/B para que seu site tenha o número máximo de conversões.

O primeiro passo para aumentar sua taxa de conversão é tornar o site mais simples e fácil de ser utilizado. Tenha em mente que menos é mais. Quanto mais links estiverem disponíveis, mais o visitante irá se perder; por outro lado, nenhuma informação necessária, importante, deverá ser omitida.

O segredo de gerar conversões qualificadas está em equilibrar o mínimo com o indispensável.

Dicas para ter mais conversões

Dicas simples podem aumentar impressionantemente a sua taxa de conversão, como usar botões com cores em destaque para chamar a atenção de um determinada ação, por exemplo, entrar em contato. Essa cor deve estar em coerência com seu site, portanto não existe a melhor cor.

O formulário de contato precisa, também, de acompanhamento para se entender em que ponto a pessoa deixa de preenchê-lo, o que cria dificuldades para quem o está preenchendo, qual a facilidade de chegar até ele, para quê é esse formulário, etc.

Conversões no e-commerce

No caso de uma loja virtual, o maior drama de um gerente de e-commerce são os carrinhos de compra que têm produtos adicionados mas não geram tanta venda. É preciso , pois, entender o que leva as pessoas a adicionarem produtos ao carrinho mas não realizar a compra.

Muitas vezes isso acontece por falta de usabilidade, falta de uma navegação intuitiva ou mesmo um frete muito alto. Ou então, uma exagerada burocracia no preenchimento de dados. A pessoa quer comprar e pronto, não informar o nome da mãe, da vizinha e do cachorro. Ser objetivo aumenta a taxa de conversões!

Foque no usuário

De toda maneira, para aumentar as conversões em um site é preciso compreender o visitante, suas expectativas e, mais ainda, saber identificar os clientes realmente qualificados. Pois muitas vezes vale a pena reduzir as conversões e aumentar a qualidade; por isso, o que funciona para um determinado site não necessariamente funciona para outro.

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