Google Website Optimizer

O Google Website Optimizer é uma das ferramentas mais populares para Marketing de Conversões. O  É uma excelente ferramenta para aumentar a taxa de conversão dos seus sites, mensurando com precisão o desempenho de cada alteração que você faz no site.

Como você já aprendeu na página Marketing de Conversões, não basta gerar tráfego para o site através de Links Patrocinados e SEO, mas o objetivo central é que quando uma pessoa visita o seu site ela gere uma conversão (compra em um e-commerce, preenchimento de um formulário, etc).

Para isso é necessário elaborar páginas no site que sejam intuitivas, fáceis de navegar e que estimulem o visitante a converter. E a pergunta que fica é: como saber qual design e conteúdo irão gerar mais conversões? É para responder essa pergunta que você utiliza o Google Analytics Website Optimization.

Testes A/B

Com o Google Website Optimization é possível criar experimentos nos quais você especifica, por exemplo, a página de formulário com três versões (Página X, Página Y e Página Z) e adiciona um código do Google Website Optimization em cada uma das versões. Quando um usuário clica para acessar a página de formulário ele é encaminhado aleatoriamente para uma das três versões e após algum tempo rodando esse experimento é produzido um relatório mostrando qual das três versões geram mais conversões. Existe também a possibilidade de determinar o percentual do tráfego do site que vai utilizar o experimento.

Esse tipo de experimento pode ser de dois modos Teste A/B e Teste Multivariável. O Teste A/B compara duas páginas inteiras e mostra qual das duas versões gera mais conversões.
O Teste Multivariável permite manter a mesma página alterando somente alguns elementos dela como a imagem, o botão call-to-action (por exemplo, botão “Comprar” ou “Enviar formulário”), o título, o texto, etc. Vamos supor que você quer testar qual cor e formato de botão comprar estimula mais as pessoas a clicarem, então você escolhe uma determinada página de produto que tem um número bom de vendas e realiza o experimento nela instalando o código do Google Website Optimization que aleatoriamente troca o botão de compra e após algum tempo você consegue identificar qual dos botões gera mais conversões na página.

Ferramentas como Google Website Optimization são fundamentais para a melhoria de Landing Pages e algumas delas, como a ferramenta do Google, também monitoram a navegação do usuário no site após a Landing Page, registrando assim a profundidade da navegação e o que causa aumento do tempo de navegação no seu site.

Essa ferramenta tem integração com o Google Analytics e o Google AdWords, o que produz relatórios mais completos e o cruzamento de dados relevantes para o trabalho de Otimização da Taxa de Conversão (CRO). Otimizar a taxa de conversão significa fazer com que das pessoas que visitam o site, aumente o número de pessoas que comprem produtos e realizem cadastros.

Uma efeito direto disso é a diminuição do o CPA (Custo Por Aquisição), isto é, ocorre uma diminuição no custo de marketing para cada venda concluída e aumenta o ROI (retorno sobre investimento) do site.

Resumindo todos esses pontos, o Google Website Optimization é uma excelente ferramenta para determinar quais modificações melhoram a experiência de navegação do usuários e consequentemente a satisfação dos usuários, motivando-os a consumir seus produtos, serviços, voltar no seu site e compartilhar o seu site entre amigos e na internet.

A Conversion é uma empresa com expertise no Google Website Optimization e outras ferramentas para Otimização da Taxa de Conversão, já contribuindo no aumento do faturamento de clientes em diversos setores.

 

PS. O Google Website Optimizer como um serviço independente foi descontinuado pois ele foi integrado no Google Analytics com o nome de Experiências. Todos os recursos você pode continuar utilizando através do Google Analytics Experiências.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento