Testes A/B

O Teste A / B é uma das mais famosas e úteis técnicas para Marketing de Conversões. Neste artigo você vai entender como você pode aumentar as conversões em seu site de forma efetiva baseando a escolha de uma versão do site não de modo subjetivo, mas sim apoiado em dados e de forma realista.

Não adivinhe, mensure

Em diversas empresas a escolha de uma Landing Page, o um layout das páginas de produtos e o formato de e-mail marketing se baseiam em experiências anterios, critérios pessoais ou apenas uma opção pessoal, sendo que em muitos casos as pessoas tentam adivinhar qual vai ser o comportamento do cliente.

Todavia, quando se trata da obtenção de cadastros ou vendas na internet não se deve adivinhar, mas sim mensurar a opção que mais gera conversões e adotá-las.

Essa é a diferença do Marketing feito com boa vontade (porém possivelmente ineficaz) e o Marketing de Conversões.

O Marketing de Conversões se baseia em testes e experimentos que podem ter seus resultados mensurados e desenvolvem uma base de dados para tomar uma decisão correta sobre qual layout ou alteração causa um aumento nas vendas.

É exatamente isso que o Teste A / B permite você fazer em diferentes plataformas.

Exemplificando o Teste A/B no seu site

Vamos supor que você tem uma empresa de serviços e o seu site já recebe 1.000 visitas por mês, porém só 5 pessoas fazem o cadastro no seu site. Isso quer dizer que inicialmente o seu problema maior não é o numero de visitantes, mas sim que as pessoas que acessam o seu site não querem ou não conseguem realizar o cadastro.

É necessário fazer uma análise do site e criar duas novas versões da página de cadastro, com o design mais intuitivo, fácil de navegar para uma vez que a pessoa entre nesta página ela não saia sem concluir o cadastro.

O teste A / B é o teste criado com essas duas versões, através dele as pessoas que acessam o site são aleatoriamente direcionadas para a versão A ou a versão B da página de cadastro. Após medir os resultados do teste A / B por alguns dias é possível identificar qual das duas versões gera mais cadastros.

Os testes A / B podem ser aplicados inúmeras vezes com inúmeras alterações como imagens, títulos, textos, botões, etc. Assim é sempre possível otimizar o desempenho do seu site porque ele sempre pode gerar mais resultados do que atualmente.

Outras aplicações de Teste A / B

Teste A/B em e-mails

O Teste A / B em e-mail marketing também é uma forma de tornar os e-mails eficientes, alterando os assuntos dos e-mails, o layout, entre outros pontos, para aumentar a taxa de abertura de e-mail e a taxa de cliques no e-mails abertos.

Avaliando versões em dispositivos móveis

O teste A / B também pode ser aplicado para avaliar qual versão do site para dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet) gera mais conversões, segmentando por tipo de dispositivo móvel, sistema operacional e outros filtros é possível identificar o layout mais adequado para empresas que trabalham com mobile commerce.

Conclusão

O Teste A / B elimina a adivinhação na tomada de decisões e fornece os dados objetivos para que você invista recursos no que mais vai trazer retorno com o público que a sua empresa deseja alcançar.

Conte com um parceiro com ampla experiência em Testes A / B, Conversion – primeira agência de Marketing de Conversões no Brasil, e se prepare aumentar as conversões do seu site.

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