10 mandamentos do
E-commerce
de Sucesso

10 mandamentos do E-commerce de Sucesso
1

Ser o melhor em seu
segmento e posicionar
sua marca:

Para se destacar em um mercado competitivo, escolha um nicho de mercado onde possa ser a maior autoridade. Construa sua marca para ela ser lembrada pelo seu cliente como a melhor em alguma coisa.

Ser o melhor em seu segmento e posicionar sua marca
2

Não brigar por preço,
mas ter boa reputação:

Sabemos que preço é muito importante para gerar vendas. Porém, se a briga estiver exclusivamente no preço as suas margens de lucro cairão e a operação não será rentável no longo prazo. Em vez de brigar somente por preço, brigue pelo seu cliente: ofereça bom atendimento, entregue no prazo e surpreenda!

Não brigar por preço, mas ter boa reputação
3

Servir ao seu cliente
com todo o zelo:

Seu cliente adorará ser tratado com exclusividade. Tratar o consumidor com todo o zelo é oferecer boa oferta de produtos e bom preço, mas também ser inovador, ajudá-lo em sua experiência de compra. Uma boa dica pode ser oferecer um atendimento especializado que o ajude na decisão de compra. Outra dica é manter um blog com avaliações de produto, com foco principalmente em mostrar ao cliente qual a melhor compra para cada perfil de consumidor.

Servir ao seu cliente com todo o zelo
4

Não lucrar na primeira
venda, mas no longo prazo:

É muito interessante a estratégia de reduzir as suas margens em produtos de entrada. Ou seja, o primeiro produto que seu consumidor irá comprar em seu e-commerce, e focar na rentabilidade em estratégias de recompra.

Por exemplo, se um livro best-seller custa R$50, você pode vender por R$35,00, e desenvolver uma estratégia para novas compras com maior margem de lucro.

Não lucrar na primeira venda, mas no longo prazo
5

Investir em SEO e fazer
da busca orgânica a
principal fonte de receita:

SEO é o principal canal de vendas para E-commerce, sendo responsável por cerca de 35% das vendas de lojas virtuais, segundo levantamento da Conversion.

Para explorar todo o potencial de SEO de seu e-commerce aprenda mais sobre SEO aqui.

Investir em SEO e fazer da busca orgânica a principal fonte de receita
6

Fidelizar sua carteira
de clientes:

Para gerar recompras, é fundamental o trabalho de relacionamento da marca. A melhor maneira de fazer isso é através das redes sociais e do e-mail marketing. Envie ofertas exclusivas para seu consumidor, mas também envie conteúdo relevante para eles. Eduque seu consumidor, ajude seu consumidor e ele com certeza irá comprar mais vezes em sua loja virtual.

Fidelizar sua carteira de clientes
7

Construir estratégias
de comunicação:

Comunicar-se é falar a língua do seu consumidor. O fato de você escrever um blog e enviar e-mails não quer dizer que você está se comunicando com eles. Ouça o seu cliente, pergunte no que pode ajudar, entenda quais são as suas dificuldades.

Para ouvir, um chat online pode ser uma excelente ferramenta. Reúna as dúvidas, e reinvente sua comunicação!

Construir estratégias de comunicação:
8

Ter clientes fiéis que
farão compras e recompras:

Sabendo se comunicar com o seu cliente, você entenderá quais são as suas necessidades e poderá enviar ofertas e conteúdos que façam sentido. Para isso é preciso mensurar o “customer lifecycle” e desenvolver estratégias para aumentar o tempo de vida de seu cliente. Enquanto eles forem fiéis, continuarão comprando de sua loja - preferencialmente, com uma boa regularidade.

Você sabe o que faz sua loja perder a próxima venda? Trabalhe para corrigir isso o quanto antes!

Ter clientes fiéis que farão compras e recompras
9

Entregar dentro do prazo
e com embalagens bonitas:

É melhor prometer um prazo maior e surpreender seu cliente do que frustrá-lo e fazê-lo esperar inutilmente. Outra maneira de gerar uma experiência WOW para seu cliente é entregar uma embalagem muito bonita e inesquecível. Há lojas que chegam a colocar um perfume especial na embalagem para fidelizar o cliente, por exemplo.

Entregar dentro do prazo e com embalagens bonitas
10

Amar o cliente como a si mesmo:

O grande mandamento é: amar o seu cliente como a si mesmo. Não o amará mais do que sua própria operação de e-commerce, não o amará menos.

Porque, assim como satisfazer ao máximo possível o seu cliente, também é preciso ter uma operação lucrativa e divertida!

  • Alexandre

    “Avaliar à satisfação do cliente constantemente no pós venda”

  • Decio Forni

    Sugiro também usarem fontes escuras acima, o cliente agradece rs….

  • Cynthia Sarmento

    Adorei as dicas e ilustrações! Principalmente a parte que fala sobre embalagens especiais. Realmente é um diferencial que eu, particularmente amo. Meus clientes certamente também devem né!?
    A Kitlife.com.br agradece :)

  • Boina

    É muito importante definir as palavras chave para cada página e implementar isso dentro de algum mecanismo que a sua plataforma de e-commerce ofereça. Fiz isso na loja http://www.veradonna.com.br.

  • Vandilson Lima

    Ótimas dicas.

    Na http://www.blitzart.com.br já implantamos essas dicas. Obrigado.

  • PaulinhoFonseca

    Dicas interessantes e práticas. Pergunto: Qual seria a melhor página para se ter um blog? http://www.proz.com/profile/1488575

  • kelvin

    Dicas muito boas. Vou implementar varias delas em nosso site http://www.blunethost.com.br/ a fm de ter uma melhor comunicação com nossos clientes.

  • muito legal ! vou utilizar na minha http://www.sperfumesimportados.com.br

  • Vitor

    Parabéns! Vou usar as dicas na minha loja http://www.laradesivos.com.br

  • vilson

    bom,,muito bom, dicas preciosas, parabens

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