Pesquisa

O Profissional de SEO e Marketing Digital no Brasil

A Conversion apresenta uma pesquisa inédita realizada em parceria com o Search Masters Brasil. “O Profissional de SEO e Marketing Digital no Brasil” revela um panorama surpreendente sobre estas profissões em crescimento cada vez maior no país.

O estudo foi realizado com base em entrevistas com mais de 600 profissionais cujo trabalho envolve SEO.

Podemos concluir entre outras coisas que é um mercado no qual a vontade de empreender é grande, os profissionais precisam aprender na prática e os salários são muito discrepantes.

Dados
Gerais

Jovens são maioria
no marketing digital

Jovens são maioria no marketing digital
Jovens de 26 a 36 anos são maioria

Jovens de 26 a 33 anos são maioria (39%); de 18 a 25 anos são aprox. um quarto dos profissionais.

48% afirmam trabalhar há menos de 12 meses na área

48% afirmam trabalhar há menos de 12 meses na área; apenas 11% está há mais de 4 anos.

Maioria está há menos
de um ano na área

Maioria está há menos de um ano na área

Perfil empreendedor: 43% afirmam
ser proprietários de empresa

Perfil empreendedor: 43% afirmam ser proprietários de empresa
30% são analistas; 13% gerentes; 10% estagiários e 4% diretores.

30% são analistas; 13% gerentes; 10% estagiários e 4% diretores.

Representação mulheres

Mulheres representam cerca de
20% dos profissionais

Mulheres representam cerca de 20% dos profissionais

Estudo e
Formação

Faculdades não fornecem
conteúdo para quem trabalha
com internet e marketing digital

Nivel de Instrução

Os profissinais atribuíram notas de 0 a 5 para o conteúdo
da instituição de ensino superior que frequentaram.
Resultado é fraco e mostra que faculdades precisam
se adaptar e atualizar sua grade curricular.

91% acham que faculdades não preparam para trabalhar com SEO e marketing na internet

91% acham que faculdades não
preparam para trabalhar com SEO
e marketing na internet

A pesquisa mostrou também que pouco
mais da metade dos profissionais são
graduados, o que indica que a formação
em SEO e Marketing Digital ainda em
grande parte autodidata.

Nivel de Graduação

Maioria dos profissionais de
marketing digital é formada
em Publicidade, Marketing
e Administração

Cursos

Cursos

Salários, Cargos e
Empreendedorismo

Salários de profissionais no setor
chegam a mais de R$ 12 mil

Faixa Salarial

Faixa Salarial
36% dos proprietários afirmam ganhar entre 2.896 e 5.792 reais; 10%, acima de 12 mil reais

36% dos proprietários afirmam ganhar entre 2.896 e 5.792 reais; 10%, acima de 12 mil reais

31% dos analistas afirmam ganhar
entre 2.896 e 5.792 reais

Faixa Salarial

Faixa Salarial dos Analistas

A diferença entre a quantidade de proprietários de empresas e analistas contratados que afirmam ganhar entre R$2.896 e R$5.792 é de apenas 5%.

Nível Hierárquico dos profissionais
que recebem de 1 a 2 salários mínimos

Faixa salarial vs Nível Hierárquico

33% dos proprietários de
empresas afirmam ganhar
de 724 a 1.448 reais; 27% dos
estagiários afirmam o mesmo

Grande número de empresas com baixo faturamento é devido à vasta existência de micro-negócios, muitas vezes informais.

O Profissional
de SEO

11% dos entrevistados
trabalham apenas com SEO;
o restante divide o trabalho
de SEO com outras atividades

Tempo em SEO

Tempo em SEO

Tipo de Site

Tipo de Site

38% atuam em sites
institucionais;
36% em e-commerces

43% investem mais em conteúdo
para ficar melhor posicionados
nos mecanismos de busca

Dados apurados mostram os setores
em que os profissionais mais investem
tempo em seu trabalho de SEO

Área do SEO

Área do SEO
  • Nossa. Ótimo relatório!!!

    Monstra perfeitamente o que SEMPRE achei sobre cursos superiores, desde que entrei em 2004: NENHUM deles está preparado para nosso mercado mundial de mudanças que ocorrem do dia para a noite… O profissional de Mkt Digital, especialmente, tem que FAZER por conta própria sua faculdade, pois precisa fazer um mingau de matérias que de longe se vê em cursos superiores…

    E quando se vê, é feito de forma tãããããããão delongada que, ao fim, a coisa toda já mudou!

    Parabéns pela pesquisa, ótima,ótima, ótima, ótima, ótima, ótima, ótima, ótima…

  • Nani Sousa

    Maravolhoso relatório!!!

    • Del Lima

      Muito Bom !! Sempre acompanho a Conversion, na verdade foi minha grande inspiração para entrar na area. Seria sensacional ter uma uma formação para SEO pela Conversion.

  • Luana Brito

    Excelente! As Faculdades precisam se adequar as tendências de mercado e a realidade. No mundo de hoje, não é possível ter somente o conhecimento acadêmico. É preciso provocar, motivar os alunos a prática e orientá-los de modo a chegarem ao mercado com uma visão mais ampla.

  • Quem sabe a Conversion não se torna pioneira na área de educação em SEO no Brasil?
    Seria sensacional ;)

    • Paulo Moraes

      Concordo com você Jéssica!

    • Diego Ivo

      Jéssica,

      Adorei e anotei a dica :)

    • Odelar Oliveira

      Concordo também, Jéssica e Paulo!

    • Fernando Silva

      Sensacional é pouco… Eu seria o primeiro a me registrar, sem dúvida nenhuma. SEOuvesse vaga, é claro heheheh

  • Mostra a realidade que presencio todos os dias na UCB/RJ. Conteúdo bom, entretanto fora de foco.

  • Rogério Fortes

    Muito bom!
    Adorei o conteúdo e também o design da página.

  • Paulo Moraes

    Ótimo levantamento!!

  • Irlen Menezes

    Excelente pesquisa, dados preciosos!
    A tendencia é de cada vez mais os profissionais de SEO e Marketing Digital ganharem espaço e valorização no mercado.

  • Eder Queiroz

    Foda, parabéns galera da Conversion.

  • Parabéns Conversion e Diego. Ficou muito bom o material.
    Como sou praticamente uma “EU-GÊNCIA” atuo de maneira diferente e não consegui me encaixar muito bem no resultado, apesar de perceber que ele faz todo sentido pelo que tenho acompanhado.
    Fiquei espantado com os ganhos dos proprietários (muito abaixo do que eu imaginava).
    Não é possível que uma área onde precisamos entender de vários setores da economia e além disso, gerar mais riqueza para nossos clientes e, por conseguinte, para o País possa remunerar tão pouco os profissionais.
    Porque isso está ocorrendo? Sobrinhos? Desvalorização dos clientes em relação as mídias digitais?
    Acho que isso dá uma nova pesquisa…..

  • Novamente a Conversion está de parabéns!
    Conheço muitos profissionais de SEO e a pesquisa representa fielmente o cenário que vejo.
    Fico feliz em ver pesquisas assim!

  • Odelar Oliveira

    Excelente material, informações de relevância e disseminação do conhecimento! Parabéns Diego Ivo e todo time da Conversion, que sempre surpreende positivamente!

  • Djavan

    Me lembro de ter contribuido com respostas para esta pesquisa, vejo que minha realidade se repete em muito mais itens do que imaginei.

    Parabéns Conversion, ótima pesquisa !

  • Elaine Theodoro

    Sou proprietária e não sou dependente do Adws, porque intuitivamente, desde que comecei em 2002 fiz meu site com conteúdo, voltado a informar meu cliente. Seria muito interessante sim que a Conversion entrasse nessa. Particularmente admiro a ética e propriedade com que o Diego fala deste assunto. Amo SEO e para mim sinônimo de SEO é “Tratar o cliente com transparência e dar a ele um ambiente agradável.” Diego – O mercado implora por uma formação ética e relevante. Não perca tempo!

  • Thiago Borges

    Grande Diegão, mandaram muito, parabéns. Excelente iniciativa para o mercado!

  • Aqui eu ensino tambêm várias técnicas de marketing digital, http://www.balcaodainternet.com.br

  • Parabéns Diego Ivo e equipe, muito bacana compartilhar estas informações com a comunidade.
    Aproveito aqui para agradecer também pelo projeto OpenSeo.

  • Alex Teixeira

    O fato maior é a dificuldade de achar um orientador sobre o assunto na faculdade, pois meu trabalho é sobre SEO.

  • Tiago Spike Rosa

    Ótimo artigo. Parabéns!

  • Excelentes informações, @disqus_M32HuvnAIt:disqus

  • Guest

    Excelentes informações, @disqus_M32HuvnAIt:disqus .

  • Alguém sabe me dizer qual é a taxa de crescimento do Marketing Digital no Brasil? Quanto é a participação desse setor na economia? Procurei nos dados do governo federal mas não consegui achar essa informação.

  • Luiz Jacques

    Com certeza essa é um ótimo infográfico, gostei muito das observações feitas sobre as faculdades e universidades aqui do Brasil que não tem uma forte grade curricular no quesito Marketing Digital e SEO. Sou formado em Administração e há tempos procuro um curso de pós graduação (especialização) que atenda minhas expectativas na área do marketing digital, e confesso não encontro. Se alguém aqui conhecer um bom curso de especialização (latus senso), de preferência a distância, nessa área peço que me indique por gentileza.

    • Luiz, FGV São Paulo tem um MBA ótimo em Marketing Digital, ESPM também. Não creio que você vá encontrar uma especialização top que não seja presencial. Abraço!

  • Fantástico pessoal! Deu pra ter uma noção de como estou com a +Código 1 TI. Estamos indo muito bem por sinal! :D

    Confesso que assisti os vídeos do Diego Ivo mais de uma vez!

  • @matofino

    Nota 10! Parabéns pela reportagem no Jornal Nacional.

  • Acho muito importante a consideração que as universidades ainda não preparam muito para SEO e Internet Marketing… mas devemos lembrar que tudo isso é MARKETING, e como tal, se o profissional não tiver a base teórica de, por exemplo, psicologia do consumo, não basta saber utilizar uma ferramenta se não souber como utilizá-la!

  • Muito legal essa pesquisa, gostei do exelnte trabalho da equipe, parabens.

  • Deuler Neto

    Ótimo artigo!!

  • Anne Ferraz

    Excelentes gráficos!

    Em nosso e-commerce de Coroa de Flores sou a administradora, gerente, engenheira… hahah

    Acredito que o mercado SEO está sendo valorizado, porém este crescimento está meio “retardado”. Muitos simplesmente atropelam engenheiros da busca ou não dão valor ao trabalho sofrido que é posicionar algo em relação a engines de busca.

    Em um e-commerce como o nosso de Coroa de Flores, você precisa trabalhar muito antes de começar a vender, não só e-commerces na área de flores, mas em todos os ramos…

    Conversion sempre mandando bem, vamos lá seguindo a dica da Jéssica, tornem-se pioneiros boys!

  • Trabalho muito com SEO aqui em Brasília, tenho um projeto de Marketing pessoal aqui que envolve Jornal Online, Classificados e Redes Sociais, mas parece que mesmo com os resultados que eu consigo parece que ninguém me vê. Por isso, acho que essa pesquisa por mais bacana que pareça não é uma realidade para mim. Mandei inúmeros currículos para agências mostrando o meu projeto e ninguém responde sequer se o meu email chegou! :(

  • Dafna Obadia

    Ótimo infográfico, realmente revela o perfil do profissional do Marketing Digital no Brasil. Precisamos de um curso superior, organizando as áreas e formando profissionais qualificados, facilitaria para todos nós, que temos de nos atolar de cursos, eventos, hangouts por todo canto e, muitas vezes, ficamos bem pedidos.

  • Matheus Cezar

    Sou criador de conteúdo e realizo demais serviços em SEO. Procuro manter sempre uma rotina relacionada ao SEO, nunca ficando na mesmice. Possuo um site relacionado a Simulado Detran, simulados de todos os estados. É um site novo com poucos acessos, porém estamos trabalhando sobre um gráfico um pouco diferente do apresentado, principalmente na “área do SEO”. Estamos trabalhando muito mais no On-Page e no atendimento, criando menos conteúdo e otimizando mais o site.

    Achei excelente a integração do Gráfico + HTML + CSS. Ficou incrível!

    Estou vendo do celular e ficou muito bom. Parabéns e ótima semana a todos

    Att,
    Matheus via Simulado Detran Brasil

  • Emerson

    ótima pesquisa.
    Eu comecei a estudar sobre SEO há um pouco mais de um ano por causa de alguns sites que coloquei na Internet como simulado DETRAN que hoje é um dos meus principais projetos.

    A conversion é um site que vem em ajduando muito nessa etapa de aprendizado, com ótimos conteúdos oferecidos a seus usuários.

  • Frederico Terrini

    Muito bom este material, e gostaria de ter mais informações sobre capacitação em Marketing Digital e SEO.

  • Follow.Social

    Parabéns Conversion.

    Conheça o Follow. Nova ferramenta de marketing digital no Instagram.

    Aumente o número de seguidores reais (brasileiros interessados no seu negócio).

    Quer conhecer? Acesse https://follow.social

  • Glauco Gutemberg

    Excelente matéria. Também estudo SEO, contudo a pouco tempo, desenvolvo projetos como o site http://www.detran-ipva.com entre outros sites.

  • Robson Lopes

    Quero ingressar no marketing digital devo ter curso superior em marketing ou somente com um curso de especialista eu consigo ingressar nessa área? Sou de TI

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento