SEO vivo ou morto?

No capítulo de hoje, vamos investigar a grande polêmica do marketing no mundo: o SEO morreu? Está vivo? Afinal de contas, o que aconteceu?

Para entender isso, vamos analisar as provas do crime, seguir as pistas deixadas
e usar a inteligência para desvendar esse incrível mistério!

SEO: vivo ou morto?

O mundo dos buscadores e do SEO começou com algo que fazia sentido...

Se havia um texto linkando para a outra página, queria dizer que a página linkada era relevante para aquela palavra numa pesquisa. Veja como funcionava a ideia inicial do Google.

Um artigo, quando linkava outro, fazia isso em forma de texto para indicar o teor da outra página. Esse texto chama-se “âncora”. E isso ajudava o leitor. Vamos supor que a âncora fosse “carros desejados”:

A página linkada recebia um “voto” e aumentava o seu PageRank. Como consequência disso, ficava mais bem posicionada nos buscadores para a palavra “carros desejados”… e até para outras palavras existentes naquela página!

Com o passar do tempo, acabou virando uma briga por links com âncora fora de contexto

Criou-se um mercado negro de compra e venda de links...

Os resultados
de busca
ficaram artificiais

Resultados ruins

O Google tentou corrigir essas falhas
com duas atualizações de seu algoritmo.

Algoritmos Panda e Penguin do Google

O Google Panda e o Google Penguin foram implementados, respectivamente, em 2011 e 2012. Enquanto o primeiro buscava eliminar links artificiais, o segundo eliminava páginas focadas mais em palavras-chave do que em conteúdo. Conseguiu melhorar, mas ainda havia graves problemas...

Beija-flor

Mas, para alegria
dos apaixonados por Internet,
veio o update Google Hummingbird.

Hummingbird significa beija-flor, em inglês.
Hummingbird foi a mais drástica atualização do algoritmo do Google em quase 4 anos e promete mudar para sempre o SEO. Para melhor.

O recado do Google...
você sabia que o beija-flor, proporcionalmente, é o mais inteligente dos animais?

Beija-flores possuem um cérebro muito pequeno, mas proporcionalmente é o cérebro mais eficiente dentre todos os animais. Sua pequena massa cerebral é mais eficiente até que a dos humanos. O Google quer dizer, com isso, que chegamos a um tempo em que ninguém mais o engana. Que não há mais macetes.

Robo do Google

O robô do Google ficou inteligente.
E vai ficar ainda mais.

Assim, muitos sites perderam
significativo tráfego de busca orgânica.

Gráfico de queda nos acessos

O SEO morreu ou
morreram as técnicas de manipulação?

Distintivo de polícia
Diego Ivo

Diego Ivo, CEO da Conversion, explica o que aconteceu:

Podem ficar tranquilos: SEO não morreu. Como sempre, o SEO se transforma e “otimiza-se” a si mesmo. É da sua natureza mudar, buscar melhores formas.

A natureza da Internet é de coisas extremamente efêmeras e mutáveis. Por isso, nada mais natural que as técnicas de SEO também mudarem com o tempo. Eu diria, aliás, que elas vão se aperfeiçoando, como um bom vinho. Sempre disse que o mais importante era conhecer a lógica do “SEO”, para entender as mudanças e sempre ser competitivo nos resultados orgânicos. Se você fizer isso, enquanto houver resultados orgânicos, você poderá continuar a fazer SEO.

Como fazer SEO?

Há tempos eu falo de uma pergunta fundamental que você deve fazer “Meu site merece a primeira posição? Meu site merece a primeira página?” Sem responder positivamente, e com toda a sinceridade a essas duas perguntas, nem tente enveredar no mundo do SEO, pois o Google Hummingbird está aí.

Muitas das técnicas de SEO não perderam sua eficácia. Aliás, todas as técnicas consagradas continuam valendo, mas o mais importante é usar a técnica sem se prender a ela. SEO não é ferramenta, é estratégia.

Tenho oito conselhos que espero que possam ajudá-lo:

1) Palavras-chave, sim. Muitos disseram que palavras-chave não funcionam mais. Funcionam sim. Você deve continuar escolhendo palavras-chave e as escolha tanto pelo volume quanto pela sua relevância. Não se esqueça de que palavras-chave são intenções de busca.

2) Qualidade técnica do site. Uau! Isto aqui é um verdadeiro mundo. Cuide para que seu site tenha um bom código-fonte, seja suficientemente leve, seja cross-browser e seja legível em celular. Ah, a velocidade de carregamento é coisa fundamental.

3) Arquitetura da Informação. Sites bem organizados já deram um grande passo na briga pelas primeiras posições. Sites mais simples talvez não precisem de tanta arquitetura da informação, mas em sites maiores, dar uma atenção a isso faz toda a diferença.

4) Como conseguir links. Repito aquela pergunta: seu site merece as primeiras posições? As pessoas linkam porque confiam naquele site, porque acham o seu conteúdo interessante. Conseguir link é como “vender” uma ideia: tenha uma boa network, agregue valor ao site fazendo um link para você.

5) Tenha um objetivo de longo prazo. Sempre haverá coisas que você poderá fazer hoje. Mas o mais importante no mundo dos negócios é sempre o amanhã. É pensar no futuro que gera o pensamento estratégico, e isso é o que mais faltam nos SEOs. Comece a fazer ações hoje que sejam como investimento no futuro. Tenha um lugar aonde quer chegar.

6) Reputação. Eu disse que reputação é a coisa mais importante para conseguir links. Pois eu vou mais longe: a reputação é o maior patrimônio de uma pessoa ou uma empresa. Os links, os resultados e o sucesso vêm com reputação. E isso leva tempo.

7) Seja paciente, mas arrojado. Ter paciência é uma grande virtude e ajuda a fazer um bom planejamento. Mas, na dinâmica da Internet, não adianta se prender ao script. É preciso estar atento às oportunidades, medir os riscos de mudar e ser ousado. Mas nunca se esqueça daquele lugar aonde quer chegar.

8) Seja o melhor em alguma coisa. Uma das melhores frases que já ouvi foi “nunca conheci alguém que não fosse melhor do que eu em alguma coisa”. Portanto, todo mundo pode se esforçar para desenvolver ao máximo seu potencial e ser reconhecido por isso. Se as coisas não dão certo, não culpe o mundo, não diga que o SEO morreu. Assuma as responsabilidades, compreenda os fatos e parta para cima!

  • Thiago Gomes

    Vou iniciar a discussão dizendo: Parabéns pela simplicidade em sua explicação. Esta página reflete e resume o que sempre defendemos depois da inserção do beija-flor no Google, em nossos cursos e treinamentos de Google Marketing. Já estou recomendando este artigo para os alunos. Obrigado!

  • João Paulo

    Excelente Post! SEO não morreu!

  • Webisaac

    Diego, excelente postagem! O SEO não morreu, está mais vivo que nunca.

  • Elidy Fly

    Diego, brilhante! Seu texto é muito bom de ler! Você é um mestre.

  • Maciel Eustaquio

    Diego parabéns pelo post. Gosto de pensar que o SEO sempre irá se transformar em algo melhor, mais organizado e mais próximo da real intensão do usuário.

    Só uma observação: no ponto em que você cita o Panda e o Penguin não seria o contrário? O Panda para pegar páginas focadas em palavras chaves e de baixa qualidade em conteúdo e o Penguin para blackhat de links.

    No mais, parabéns novamente e espero participar de um Webinar contigo logo logo!

    Grande abraço.

  • Petescadas Petrampa

    Olá, de uma forma clara e concisa, com excelente grafismo, mostra a evolução e os caminhos, muito bom

  • Andrea Henn

    A forma gráfica como foi apresentado esse artigo ficou fantástica.
    Um conteúdo escrito de forma leve e de fácil compreensão ajuda muito. Parabéns, Diego!

  • Ricardo Fernandes

    Quando você diz “palavras-chave” é referente ao conteúdo interno de texto relevante à busca efetuada ou as Metas Keywords?

  • Natanael

    Parabéns Diego, sou principiante no assunto mas deu para entender a mensagem.

  • Rafa7786

    Bom artigo. Estou de acordo com as dicas. ABRAÇO.

  • Marlon / Evonline

    Parabéns Diego, excelente apresentação!

  • Graciela Barbieri

    Muito bom artigo Diego! Sem enrolação e direto ao ponto, o que facilita o entendimento de qualquer pessoa, tando as que já tem conhecimento na área quanto para quem está iniciando agora. Suas dicas são incríveis e realmente fazem a diferença. Obrigado!

  • Marcelo Lagrotta

    Parabéns Diego! Disse tudo com categoria e ainda investiu no seu SEO!

  • tania

    parabéns pela qualidade de texto e de informação. O visual ficou muito bonito também.

  • Olá, Diego!

    Uno-me ao coro para elogiar a clareza do artigo! Fantástico. É uma ótima forma para que as pessoas parem de pensar que foram “prejudicadas” pelo Google porque perderam visitas após as atualizações do mecanismo.

    Suas dicas de SEO também são ótimas e fogem dos truques e mandingas que alguns ainda insistem em pregar.

    Parabéns!!! Faço questão de compartilhar!

  • Gostei da forma como foi explicado, o google continua usando de suas habilidades para crescer, e nos blogueiros devemos seguir o mesmo caminho se espelhando a ele.

  • Leonardo Suelen

    Como eu disse uma vez para o amigo @Saulo Alves, o SEO não morreu, apenas está se renovando. Sempre vão existir buscas e uma forma de rankeamento.

  • Marcio Hiroshi Okabe

    Excelente forma de resumir o SEO e muito didática. Parabéns, Diego!

  • Francesco Ruffo

    Surpreendente seu post parabéns Diego! Agora estou mais tranquilo sabendo que as técnicas de SEO que uso em meus sites não foram extintas. Obrigado pelos conselhos abraços.

  • Raquel

    Gostei muito! Parabéns!

  • Sidney De Paula Martins

    Eu tinha dois sites super bem posicionados, antes do Beija-flor, mas a dois anos atrás eu criei mais dois sites com palavras chaves diferentes, hoje esses dois sites é que sustentam meu escritório, pois os dois primeros perderam a posição, o que eu quero dizer com isso é que tem que ter paciência para aguardar a maturação do serviço da rede.

  • bideyks

    Nunca havia lido um artigo tão cheio de conteúdo e sem enrolação.
    Explicação nota 10!

  • Luís Felipe

    Faltou especificar do que se trata o Hummingbird. Ficou bastante “no ar”…

  • Tiago Martins

    Valeu! Fiquei surpreendido com o seu artigo, muito bem feito, muito bem estruturado. Gostei principalmente quando você fala sobre conseguir links e essa página é um excelente exemplo, pois é tão boa que se tornou viral no Brasil e Portugal. Votos de sucesso.

  • Alex Kühn

    Excelente artigo!

  • Excelente texto Diego! Acho que até uma criança de 10 anos perceberia com isto o que é SEO e que mudanças aconteceram ;)

  • muriloandrade_13

    Conteúdo diferenciado. Parabéns pelo artigo Diego.
    Ficou tão claro que até uma pessoa que entende SEO conseguiu enxergar com mais lucidez.

    Abraço

  • Meus parabéns!!! Pelo conteúdo e principalmente pela forma do gráfico, ficou muito top essa união, escrevi um artigo alguns meses atrás falando desse assunto, SEO não morreu, apenas as técnicas do “mal”.

    http://palavrasquevendem.com/seo-otimizacao/seo-nao-morreu/

    Abraço!!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento