2017 vai ser o ano do voice search?

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Um estudo lançado na metade do último ano pela Alameda Internet Marketing pediu para 39 experts em SEO exporem suas apostas para o mercado em 2017. E, não como uma aposta recente, a busca através de comando de voz ficou no TOP 3.

O aumento da atenção voltada à busca por voz começou com o aprimoramento do reconhecimento de voz por parte dos buscadores. A precisão de reconhecimento já alcança 92% hoje em dia, levando esse tipo de pesquisa a representar 20% do total de buscas feitas no Google.

Quem faz buscas por comando de voz?

Segundo outra análise lançada pelo Stone Temple, com 31 fatos acerca do crescimento dos comandos de voz em celulares, não apenas as pesquisas por voz aumentaram, mas também as exigências dos usuários em suas páginas de resultado. 60% das pessoas que optaram pelo comando de voz esperam receber mais respostas diretas do que os resultados de busca que os levam a entrar em outros sites.

Isso acontece porque, de acordo com a mesma análise, os momentos em que os usuários mais fazem esse tipo de busca são quando estão sozinhos, dirigindo e procurando por restaurantes ou outros serviços próximo ao local onde estão naquele momento. O principal motivo pelo qual o comando de voz foi escolhido é a rapidez.

O comportamento desses usuários deixa claro o recado de que a procura por praticidade só tende a aumentar mais e mais. Outro dado interessante revelado pelo estudo é que o aspecto de entrega de resultados mais esperado por esses usuários é chegar ao que eles buscam sem precisar entrar em um site terceiro ou mesmo abrir um aplicativo. Mas será que os varejistas virtuais brasileiros estão preparados para isso?

Como otimizar o meu site para essas buscas?

Os sites mais privilegiados – digamos assim – pelas buscas por comando de voz são os sites de negócios locais. Dentro do comportamento desenhado acima, grande parte das buscas são por estabelecimentos cujo serviço é desejado pelo usuário naquele momento especificamente – como, por exemplo, “pizzarias abertas na Mooca”.

O primeiro passo é ter um cadastro atualizado e completo no Google Business, deixando claras e visíveis absolutamente todas as informações sobre o seu negócio que possam vir a ser questionadas pelo cliente.

Outro aspecto imprescindível para essa otimização é um sitemap bem estruturado para os mecanismos de busca, além de bons rich snippets, microdata e schema. Em outras palavra, faça o Google saber com a maior exatidão do que seu site trata.

Lembre-se também de que a linguagem falada é diferente da linguagem escrita, então produza conteúdo voltado a esse tipo de comunicação – sempre focando em qualidade, é claro. As páginas de Perguntas Frequentes também são grandes aliadas, porque dão a você a oportunidade de “conversar” com seu cliente de maneira mais natural, explorando uma grande variedade de assuntos de diferentes maneiras.

Conclusão

Ainda que exista uma certa timidez em torno do ato de falar com seu celular (quase 70% dos usuários que declararam utilizar o comando de voz para fazer buscas só o fazem quando estão sozinhos), essa é uma prática que vem ganhando espaço e, não somente isso, mas também estrutura. Os aprimoramentos de detecção e precisão do entendimento de voz beiram a perfeição.

Prepare o seu site para atender a essa demanda o quanto antes, esteja sempre onde o seu cliente o procura e boas vendas!

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