O que é agência de Marketing Digital? Entenda O que Faz, Como Funciona [+ 10 DICAS de Como Escolher a Sua]

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O Marketing Digital não para de crescer e de se popularizar. É por isso que marcas de todos os tamanhos têm adotado essa estratégia em Marketing.

Para isso, muitas empresas contratam uma agência de Marketing Digital.

Mas, o que é uma agência de Marketing Digital e o que, de fato, ela pode fazer por sua marca?

Acompanhe esse artigo. Nos próximos minutos, a Conversion, agência com mais de 8 anos de experiência em Marketing Digital, irá apresentar sua própria visão sobre esse assunto.

Vamos, ainda, esclarecer o que uma agência de Marketing Digital faz e como ela funciona.

Além disso, você saberá de maneira simples, em 10 dicas práticas, o que se deve levar em conta antes de optar por esse tipo de serviço.

Se preferir, utilize o índice abaixo.

Índice de conteúdo

    1. O que é uma agência de Marketing Digital?
    2. O que uma agência de Marketing Digital tem de diferente das agências tradicionais?
    3. O que uma agência de Marketing Digital pode fazer?
    4. Como funciona uma agência de Marketing Digital?
    5. Os principais tipos de agências de Marketing Digital
    6. Vale a pena contratar uma agência de Marketing Digital?
    7. 10 dicas para escolher a sua agência de Marketing Digital
    8. Agência full service ou várias especialidades?

O que é uma agência de Marketing Digital?

O marketing tem se tornado cada vez mais digital. Por isso, falar em agência de Marketing Digital pode parecer algo redundante. Mas, acredite, não é.

Agência de Marketing Digital é diferente de agência de marketing “tradicional”. Por isso, vamos explicar o conceito e as diferenças entre esses dois termos.

Uma agência de Marketing Digital põe em prática projetos de clientes que querem aplicar estratégias e técnicas de comunicação para divulgação de marcas e aumento de vendas na internet.

Se você precisa entender mais sobre essa metodologia, acesse nossa página e confira tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital.

O que uma agência de Marketing Digital tem de diferente de uma agência tradicional?

Antes de falarmos sobre o funcionamento e as atribuições de uma agência de marketing digital, vale esclarecer a diferença entre agências tradicionais e digitais. Acompanhe:

Agências tradicionais/criativas

As “agências tradicionais”, também, são conhecidas como “agências criativas”. Esse termo se refere a uma empresa que oferece os métodos tradicionais de marketing e publicidade.

Uma das características mais marcantes das agências criativas é que elas tendem a valorizar o aspecto visual de uma determinada campanha.

Para uma agência criativa, é apresentado uma estratégia de comunicação que combina técnicas de publicidade impressa, televisão, rádio e de outros canais.

Agências de Marketing Digital

Mesmo que também focada no visual, uma agência de Marketing Digital tende a desenvolver estratégias para um lado mais técnico.

Uma agência de Marketing Digital tem como objetivo desenvolver suas estratégias a partir de dados precisos, mensurando resultados de forma praticamente instantânea.

Atenção: não existe um melhor tipo de agência. Cada uma delas possui suas atribuições e especialidades, que devem ser adotadas conforme os objetivos de cada marca.

Como funciona uma agência de Marketing Digital?

Uma agência de Marketing Digital funciona por meio de atendimento, planejamento e desenvolvimento de ações com base em estratégias predefinidas.

Ela atua em diferentes frentes, como: SEO, SEM, Marketing de Conteúdo, Social Media e E-mail Marketing.

É importante entender, no entanto, que existem duas categorias de agências de Marketing Digital:

  • agências de nicho, que prestam um serviço especializado;
  • agências full service, que prestam diversos serviços.

O que uma agência de Marketing Digital pode fazer?

De modo geral, entre as diversas atribuições, podemos destacar que uma agência de Marketing Digital pode:

Melhorar o seu negócio: avaliando as necessidades da marca e desenvolvendo uma estratégia que aumente os resultados, por meio de uma gestão de estratégias de Marketing Digital;

Definir objetivos e metas mensuráveis: em Marketing Digital, as estratégias são direcionadas e desenvolvidas a partir de dados;

Desenvolver a audiência: identificar oportunidades aliadas aos objetivos da marca e, também, ao comprador em potencial, desenvolvendo a audiência, por meio de Marketing de Conteúdo;

Aumentar a visibilidade do site: por meio de Mídias de Performance, otimização de sites para posicionamento orgânico (SEO);

Criar relacionamento entre marca e pessoas: a partir de uma estratégia de comunicação em frentes como E-mail Marketing, CRM 2.0 e Social Media.

Os principais tipos de agências de Marketing Digital

Em agência de nicho, cada empresa costuma ter suas especialidades e diferenciais.

Entenda, a seguir, os principais tipos de agências de Marketing Digital e suas especialidades.

Agências de Performance

Com foco em entregar resultados, retorno e lucratividade, as agências de performance se valem de dados e métricas para definir e ajustar estratégias, além de propor novas ações.

Em 2018, a Conversion ganhou o Prêmio ABComm de Melhor Agência de Performance.

Agências de SEO

Especialistas em posicionamento orgânico, as agências de SEO utilizam um conjunto de técnicas e estratégias para que sites fiquem melhores posicionados nos resultados orgânicos dos mecânicos de buscas.

SEO é uma das estratégias mais importantes de Marketing Digital e, também, uma das mais complexas. Para entender mais sobre esse assunto, acesse nossa página sobre SEO.

Agências Digitais

Focadas em comunicação digital, as agências digitais são uma fusão entre uma agência de comunicação tradicional e uma agência de Marketing Digital.

Elas desenvolvem estratégias de comunicação em mídias digitais, escolhendo o canal de comunicação adequado para as estratégias de cada marca.

Agências de Social Media

Especializadas em redes sociais, uma agência de Social Media realiza campanhas de divulgação de marcas e de conceitos por meio de mídias sociais como Facebook e Instagram, por exemplo.

Em Social Media, são desenvolvidas estratégias que tragam maior visibilidade para marcas e audiência, além de analisar o direcionamento ideal para ações e campanhas.

Agências de Inbound Marketing

Uma das frentes mais completas, porém, mais específicas. Quando focadas em Inbound Marketing, as agências desenvolvem estratégias para atrair clientes e leads para as marcas.

As agências de Inbound Marketing devem construir a confiança dos leads ou dos potenciais clientes em relação à marca, aprimorando a experiência entre marca e consumidor.

Para compreender mais sobre Inbound Marketing, bem como seu funcionamento e benefícios, acesse esse artigo.

Vale a pena contratar uma agência de Marketing Digital?

A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende da realidade da marca e de quais são os objetivos do negócio.

Caso a sua empresa já tenha uma área de marketing, é recomendável entender se a equipe interna tem os conhecimentos necessários e pode dar conta da estratégia de Marketing Digital, ou se é necessário terceirizar essa atividade.

Antes de definir se contratar uma agência de Marketing Digital vale a pena, é importante considerar a realidade da marca, onde ela está hoje e o quanto ela pode se desenvolver.

Para isso, sugerimos que você converse com profissionais especializados que ajudarão a identificar as oportunidades em Marketing Digital.

10 dicas para escolher a sua agência de Marketing Digital

Encontrar a agência de Marketing Digital que melhor se encaixa aos objetivos do seu negócio não é nada simples.

Por isso, antes de escolher a melhor agência para a sua empresa, sugerimos que você siga essas dicas:

  1. Defina os serviços necessários, a partir das metas da sua empresa. Assim, é possível saber quais são as áreas que devem ser terceirizadas e, portanto, que tipo de serviço a agência deve desenvolver. Por exemplo, uma das metas da empresa pode ser diminuir os custos com Google Ads para um site. Uma das ações necessárias pode ser melhorar o posicionamento orgânico.
  1. Pesquise sobre o histórico da agência: verifique como essa agência começou e o quanto ela se atualiza. Em Marketing Digital, as coisas tendem a mudar com certa frequência, por isso, é importante contar com uma agência que esteja atenta às mudanças.
  1. Considere a credibilidade e o reconhecimento do mercado: vale a pena conferir como a agência aparece na mídia e, também, quais são as certificações e reconhecimento dela em relação ao mercado.
  1. Faça uma análise dos cases de sucesso e identifique se existem resultados relacionados àquilo que a agência oferece, e se isso atende o que você precisa.
  1. Confira o portfólio de clientes atendidos. Assim, é possível saber se a agência possui experiência com o seu ramo de atuação.
  1. Converse com clientes atendidos, se possível, e entenda como a agência funciona na prática.
  1. Observe os canais de comunicação, como blog e redes sociais, por exemplo, verifique se os conteúdos produzidos são relevantes e de boa qualidade.
  1. Converse com a equipe de comercial da casa que podem te ajudar a apresentar melhor o negócio e identificar soluções para a sua marca.
  1. Visite a agência e veja de perto como ela funciona. É possível entender mais sobre a organização e, também, sobre a estrutura oferecida.
  1. Leve em conta o investimento e o quanto ele renderá para a sua empresa. É essencial considerar o valor cobrado e os resultados que a agência pode oferecer.

Agência full service ou várias especialidades?

Uma agência full service gerencia todos os aspectos do Marketing Digital. Enquanto uma agência de nicho se concentra em uma única área.

Muitas empresas acabam contratando agências de nicho para aproveitar a especialização de cada uma.

Isso pode ser algo bom ou ruim para as estratégias de Marketing Digital. Tudo dependerá da gestão para que todas as frentes funcionem em sintonia.

Afinal, as estratégias de Marketing Digital tendem a caminhar em conjunto, em que uma complementando a outra.

A empresa precisa, portanto, ter um gerente que irá garantir a comunicação entre as agências e, também, que todos os objetivos estejam sempre bem alinhados.

Nesse sentido, o full service acaba se tornando uma estratégia abrangente em que todas as frentes estão caminhando no mesmo sentido.

Quer saber mais sobre Marketing Digital?

Acompanhe o blog da Conversion. Semanalmente, você encontrará dicas e informações sobre Marketing Digital.

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