TikTok: como as empresas anunciam (e como os influenciadores faturam)

Conversion

Por ,
em

O TikTok já se consolidou como uma das maiores redes sociais na atualidade, e é líder absoluto no ramo dos vídeos curtos.

Com mais de 1,5 bilhões de downloads e 1 bilhão de usuários ativos por mês, o app é um verdadeiro fenômeno.

O patrocínio se tornou realidade dentro da plataforma, que conta com engajamento único e uma base de usuários fiéis, abrindo caminho para diversas práticas de marketing digital.

Seja por meio de parcerias com influenciadores, ou utilizando as ferramentas de Ads do próprio app, existem diversas formas para um negócio investir sua verba de marketing dentro do TikTok.

Devido ao seu público diversificado, e ao mesmo tempo segmentado, a plataforma pode ser a pedida ideal para diversos tipos de empresa, desde as marcas e agências até as gravadoras e estúdios de música.

Aqui você entenderá como as empresas investem na plataforma, quais os recursos de anúncio do próprio aplicativo e como os influenciadores ganham dinheiro com o TikTok.

Índice de Conteúdo

  1. Conteúdo Patrocinado no TikTok
  2. A criatividade dos influenciadores para fazer dinheiro dentro do TikTok

Conteúdo patrocinado no TikTok: como as empresas investem dinheiro no app

Desde Abril de 2019, o próprio TikTok oferece sua ferramenta própria de Ads, que conta com diversas soluções à disposição das marcas para que estas atinjam seus objetivos de marketing. São elas:

Topview

Alternativa que consiste na exibição de anúncios de vídeo linkáveis com tela cheia e até 60 segundos de duração, possibilitando a construção de narrativas envolventes e com altas chances de retenção.

Os anúncios são exibidos automaticamente no feed principal do app de forma nativa, captando a audiência de seus públicos no espaço mais valioso dentro do TikTok.

Brand Takeoker

A opção consiste na exibição de um anúncio em tela cheia, estático ou dinâmico, toda vez que um usuário abrir pela primeira vez o app, durante o período de um dia.

Com dois formatos disponíveis, JPG de 3 segundos ou vídeos de até 5 segundos, é a alternativa ideal para negócios que desejam exposição e alcance mais altos.

In-Feed Ads

Talvez a opção mais parecida com o conteúdo gerado pelos usuários, consiste na inclusão de um anúncio de vídeo de até 60 segundos, no feed “Para você”.

A grande vantagem dessa alternativa reside na maior capacidade de interação que os TikTokers tem com o ad, já que eles podem curtir, comentar, compartilhar e usar a mesma música ou efeito do conteúdo.

Branded #Challenges

Outra forma eficaz de anúncio dentro do TikTok, consiste na elaboração de desafios, incentivando o usuário comum a produzir o conteúdo com a sua própria criatividade e expressão.

Devido a sua ampla capacidade de engajamento e divulgação, são altas as chances de viralização, que podem ser aumentadas com o impulsionamento por meio de parcerias com influenciadores e anúncios no feed.

Branded Effects

Essa alternativa disponibiliza efeitos, lentes e filtros personalizados pelas marcas para os usuários, que interagem e disseminam amplamente, gerando um alto engajamento.

Ela pode ser combinada com os #Challenges para aumentar ainda mais a consciência de marca decorrente do desafio.

A criatividade dos influenciadores para fazer dinheiro dentro do TikTok

Diante da falta de uma plataforma de monetização que media as parcerias comerciais, cabe aos influenciadores a realização do contato e da negociação com as empresas interessadas.

Nesses casos, as marcas, agências e gravadoras entram em contato com os TikTokers que julgam relevantes para divulgar seus produtos, serviços e artistas.

Depois que a parceria é firmada, e o conteúdo produzido, os vídeos são postados pelos influenciadores com a tag de anúncio pago, como é de praxe na maior parte das redes sociais.

Os videos tem de ser feitos de forma natural e sem perder a essência dos próprios criadores do conteúdo. Isso se deve ao fato dos fãs rejeitarem anúncios encenados e muito propagandísticos.

A precificação depende de diversos fatores, como a quantidade de seguidores, as métricas de engajamento do perfil, a quantidade de vídeos a serem produzidos, e até as taxas de viralização e alcance do conteúdo.

Além dos vídeos, os influenciadores utilizam de outras formas para gerar sua receita, diversificando ainda mais as possibilidades de fazer dinheiro no TikTok. São elas:

As lives e os presentes

Nas lives, que fazem muito sucesso dentro da plataforma, se encontra uma das maiores representações da interação voraz que os usuários têm com o aplicativo e seus influenciadores.

Durante elas, os criadores de conteúdo podem receber regalos de seus fãs, que trocam dinheiro real por moedas virtuais que são convertidas em emojis e diamantes a serem presenteados nas lives.

A arrecadação levantada é dividida: metade para o influenciador em questão, que pode resgatar em dólares o valor recebido, e outra metade que fica com o TikTok e o serviço de distribuição do usuário, seja a App Store ou a Google Play.

Os valores recebidos pelos criadores variam muito de acordo com uma série de fatores: sua popularidade, o engajamento e a lealdade de seus fãs, e também a qualidade do conteúdo transmitido.

Merchandise pessoal

Talvez o modo que menos depende da plataforma em si, a criação de uma marca pessoal e a venda de produtos é uma excelente alternativa para os criadores de conteúdo do TikTok.

Com uma boa base de fãs aliada a uma identidade visual e um planejamento de e-commerce bem estruturados, a marca de um TikToker pode ir longe e proporcionar uma boa renda extra a seu dono.

O fãs não ligam muito para a qualidade e para os detalhes do produto, mas sim pela sensação de pertencimento e reconhecimento que a compra de algo feito pelos seus influenciadores favoritos proporciona.

Links de afiliados

Recurso relativamente novo dentro do TikTok, o marketing de afiliados é uma boa escolha para e-commerces que desejam atrair tráfego a partir de links na aplicação, tanto nos posts quanto da bio de influenciadores.

Para isso, a empresa deve entrar em contato com os TikTokers e negociar a inclusão dos links, sempre pensando no público-alvo a ser atingido e na compatibilidade da marca com o usuário que fará a divulgação.

Normalmente, nessa modalidade de patrocínio, os usuários que divulgam os links ganham como forma de pagamento uma porcentagem das vendas que foram originárias de seus perfis.

Eventos promocionais

Outra forma que os influenciadores utilizam para faturar seu dinheiro, consiste na contração dos mesmos por parte das empresas para a participação em eventos, conferências e festivais.

A tarefa do TikToker em questão pode variar muito. Desde uma simples interação com os fãs até a apresentação em palcos, seja para cantar, dançar ou apenas estar presente.

Assim como as atividades, os preços variam de acordo. É uma boa alternativa para influenciadores que possuem uma boa base de fãs e para empresas que podem se beneficiar dessa fama.

E você, entendeu as formas de patrocinar conteúdo no TikTok? Se interessou pelo app?

Conte pra gente o que achou, e não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais conteúdo de qualidade.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento