logo

Atualização do Google irá priorizar sites responsivos

20/10/2014
2 min de leitura

Sites responsivos

Uso de celulares para acesso a lojas virtuais aumentou em 200% no Brasil em um ano

Com o crescente número do uso de celulares para acessar a Internet, o Google tem se demonstrado preocupado com sites em seus resultados de busca que não apresentam boa experiência para esses dispositivos. Segundo um porta-voz do gigante das buscas, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente em seu celular ou tablet. Por isso, anunciou que deverá atualizar o seu algoritmo para diferenciar em seus resultados páginas com melhor experiência em dispositivos móveis dos que aqueles que funcionam bem apenas em computadores. A atualização ainda não tem data para ser publicada.

Segundo levantamento da Conversion, no ano de 2014 houve um aumento de 200% no número de pessoas que usam o celular ou tablet para acessar lojas virtuais. Cerca de 20% de todos os acessos são feitos por celulares e tablets, mas esse número cai pela metade quando o assunto é a venda concretizada por esses mesmos dispositivos. “O hábito do consumidor mudou, ele usa muito mais a Internet pelo celular, mas a maioria dos sites não está preparada para gerar uma boa experiência”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion.

A atualização do algoritmo será feita em um de seus critérios de rankeamento que avalia como as páginas são exibidas na tela do usuário, o PageLayout. Segundo Raphael Simoni, analista de SEO (search engine optimization) da Conversion, antes o algoritmo do Google só fazia essa avaliação simulando a tela de um desktop. “Esse algoritmo, chamado de Page Layout, em poucos meses deverá priorizar sites com boa experiência em celular e por isso é preciso que as empresas atualizem seus sites”, explica Simoni.

Para que os sites fiquem mais bem posicionados, é preciso que eles sejam desenvolvidos com os princípios conhecidos como “Mobile First”, ou seja, pensados primeiramente na experiência do usuário a partir do celular e depois no desktop. Sites desenvolvidos a partir desse princípio, também conhecidos como “responsivos”, costumam se adaptar a qualquer dispositivo e agora poderão ficar melhor posicionados nos resultados do Google.

Escrito por

Conversion

Curadoria de Conteúdo

Com um time de especialistas em Marketing Digital, está no DNA da Conversion compartilhar conhecimento com o mercado. Marcando quase dez anos de experiência como agência de performance & SEO, a Conversion reúne uma equipe de profissionais que trazem atualizações sobre o que há de mais novo – e relevante – no mundo do Marketing Digital.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

Albert Einstein